O fim do X da Rodoviária

 

 

 

Jornal Metro – Porto Alegre – 03/10/2012



Categorias:COPA 2014, Meios de Transporte / Trânsito

Tags:, , ,

95 respostas

  1. Dá para contar nos dedos quantas passarelas e quantos túneis para pedestres existem em Porto Alegre!
    Passarelas: a da Rodoviária, a do Parcão, a da PUC, a da Estação Aeroporto/Trensurb, a da estação Anchieta e as duas da Freeway – uma próxima ao DC Shopping e a outra próxima ao Makro;
    Túneis: os das estações Mercado e Rodoviária da Trensurb, o do viaduto Mendes Ribeiro (Protásio Alves x Carlos Gomes x Tarso Dutra), o do Terminal Triângulo e o do Museu Iberê Camargo.
    Tem lugares em POA que precisam mesmo, mas é que são obras caras mesmo, por isso os governantes preferem encher de sinaleiras para os pedestres, que dificilmente são respeitadas. Sempre tem um ou mais carros querendo aproveitar o amarelo e passam correndo já no vermelho, além de ônibus e lotações que param em cima das faixas (vide exemplo da sinaleira da Av. Borges de Medeiros em frente ao IPE e Corpo de Bombeiros).

    Curtir

  2. Tem um pequeno senão que todos estão deixando passar batido, o uso de túneis para pedestres.
    .
    Em todo o mundo, e especial em países com maior violência, o uso de túneis após determinada hora é algo totalmente evitado. Tanto pelo aspecto psicológico como pelo aspecto real dessas estruturas serem passíveis abrigar meliantes, pedintes e outros da mesma fauna.
    .
    Sinceramente, e peço que todos guardem o que escreverei, feito o túnel, seis meses após determinada a obra, a noite todos vão fazer tudo para evitar passar por este túnel. Uma coisa é um túnel na saída de um TrensUrb, onde a quantidade de pessoas que passa na parada de um trem é grande e inibe qualquer ação contra o pedestre, entretanto na zona da rodoviária, onde já não é uma beleza em termos de “amigos do alheio” que orbitam esperando um desavisado, será extremamente difícil manter a segurança neste túnel. O uso de passarelas no Brasil se vulgarizou no lugar de túneis (mesmo sendo em muitos casos mais caras) exatamente por este motivo.
    .
    Não adianta colocar câmeras de segurança, pois até vir um policial para atender o caso o meliante já estará longe.
    .
    Outro ponto que também estão esquecendo são as tais de paradas dos BRTs, nestas paradas há a necessidade de colocar alguém para vender passes ou bilhetes, salvo que se criem casamatas com vidro blindado e mais alguns itens de segurança, esses vendedores ficarão a mercê de assaltos e outras variáveis. Se em ônibus em movimento há assaltos imaginem em paradas?
    .
    Considerações deste tipo não são levadas em conta em projetos apressados e mal planejados como estes últimos que a Prefeitura tem nos oferecido.

    Curtir

    • Disse tudo, Rogério. Quem defende túneis para pedestres certamente nunca passou por um dos tantos que existem sob o eixão, em Brasília. Mesmo que não haja bandidos escondidos, aqueles lugares sempre fedem a urina e mofo. É muito frequente ver pessoas evitando os túneis e preferindo se arriscar, atravessando a rua por cima.

      Curtir

    • Eu já falei tudo isso acima, ler mais os comentários antes.

      Curtir

  3. Falando em automóveis. Quando começará a inspeção veicular?

    Curtir

  4. Típica solução “pedestre e ônibus que se fodam” da nossa prefeitura. Vai ser bem legal tu chegar na rodoviária com malas e ter que subir uma passarela ou atravessar um túnel para pegar ônibus. E isso tudo para que fulaninho possa ir pra academia em sua X5 sem ter que esperar pobretão embarcar no coletivo.

    Curtir

    • Certamente, os Monzas e as F1000 caindo aos pedaços que vejo diariamente são de colecionadores cheios da grana que andam pelo centro.

      E claro, um viaduto vai tirar todos os onibus, mas a parada atual é bem simples para os onibus, que precisam se meter na frente de todo mundo pra conseguir pegar a av Maua.

      E as paradas que existem la, perfeitas, lindas… não incentivam as pessoas a caminhar que é saudavel e bla bla bla? Qual o problema de andar alguns metros? Faço isso todos os dias depois de pegar um onibus lotado e não reclamo.

      Deixar de investir nisso tambem não vai DESTRANCAR as vias onde os ONIBUS tambem passam.

      Curtir

      • Exato. O comentário de alguns é muito limitado. Só leram a parte q diz “viaduto novo”. Não viram que vão resolver o também o problema da parada de ônibus péssima que tem na rodoviária. O sujeito aí em cima é contra túnel e passarela. De certo ele quer uma sinaleirazinha ali na saída do túnel. Ou quem sabe os pedestres que atravessem correndo no meio dos carros, como já acontece hoje. Que mentalidade!

        Curtir

  5. Perfeito.
    Vai ser muito melhor, eu que passo todo santo dia ali, sei bem como é.

    Curtir

  6. Para solucionar o problema do “X”, um sanduíche de mortadela.

    Eu prefiriria uma pizza, mas fazer o que…

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: