A orla NÃO é um espaço para megaempreendimentos. É um espaço público.

.

Declaração de Adão Villaverde ,  do Partido dos Trabalhadores.

.

.

.

.

Fonte desta citação: DEBATE PROMOVIDO PELA RBS ONTEM A NOITE (04/10/2012), DEVIDAMENTE GRAVADO PELA EMISSORA.

.

.



Categorias:Outros assuntos

134 respostas

  1. Eh por essas e outras que nunca mais votei no pt para a prefeitura de Poa ,pessoas e partidos com esses pensamentos que tornam a nossa cidade cada vez mais atrazada.

    Curtir

  2. É muito simplista colocar sempre a culpa no PT.

    Passou Britto, Olivio nem viu o projeto (o mais honesto ate aqui pois todos os outros sempre souberam que nunca iam conseguir fazer na sua gestão), depois o Rigotto (que nem alterou a logomarca do powerpoint do tempo do Britto), depois a famosa Ieda (mais promessa). Pelo menos agora o Tarso nao ta prometendo. Pois quem atualmente promete a 8 anos é a famosa dupla Fogaça/Fortunati. Mais uma vez to vendo que vai ser mais uma mentira pre eleição. Pois se em 8 anos nao fizeram, em 4 anos, com essa crise na Europa, não vai ter $ pra fazer (ja que a prefeitura obvio que não tem dinheiro – privatiza até o calçamento do mercado publico).

    Que tal parar de culpar sempre o mesmo partido, e pressionar quem ta prometendo um projeto que tem varios furos. Que tal conhecer o projeto antes de falar mal de quem nao ta participando disto ?

    Falando em projeto, como vai ficar o famoso muro ? O projeto vencedor da ultima licitacao nao era para retirar esse muro e deixar ele movel ? Pq agora nas imagens de propaganda ta aparecendo o tal de muro ? Alguém já teve acesso a tal projeto ? Quando a empresa vencedora espanhola começa ? Qual o prazo ?

    Curtir

    • De onde tu tirou isso de derrubarem o muro Leandro ? Algum sonho que tu teve ? O muro vai ganhar esta cortina d’água que mostra nas imagens postadas muitas vezes aqui no Blog e em toda a imprensa.

      Não creio que 500 milhões de reais seja tanto assim pra que o grupo espanhol desista da obra por crise na Europa. O projeto do porto do Rio passa de 5 bilhões de reais e ta indo…

      Em termos de prazo é o seguinte: até 2014 não ficará pronto. O que prometem é que as áreas de armazéns e talvez o shopping esteja pronto para a Copa, mas as torres ainda estarão em construção. Mas vão começar as obras todas juntas.

      Curtir

      • A alguns anos atras, a prefeitura (ou o estado) fez concurso para escolher qual o projeto. Uma das empresas que participou foi de um amigo. Pelo que eu me lembre a proposta vencedora foi a sem muro (vai ficar no chão e quando der cheia vai vir trator e levantar a laje).

        Sugiro que entre em contato com a prefeitura pra conseguir pelo menos o projeto.

        Não sei como vao fazer agora, se vai ser tudo por conta dessa empresa espanhola (nao duvido nada desse governo). Mas pelo menos deve existir um projeto já aprovado.

        Torco pra aquela local nao ser somente mais uma extensão de algum shopping. Mas não consigo ver como o pessoal vai lucrar (ou conseguir algum dinheiro de volta) se nao for shopping. No governo do Britto que eu me lembre a OSPA iria ficar ali. Que nao vai mais. Mais uma marina publica (que obviamente sem dinheiro publico nao rola).

        Tomara que os espanhois tenham dinheiro. Que os $500 milhoes sejam trocos pra eles. Mas se tivessem não teriam tanto problema de dizer quando vao comecar.

        Curtir

        • Leandro, o Blog já publicou exaustivamente matérias sobre este projeto.
          E não é “esta empresa espanhola”.
          Tu estás bem desinformado me parece.

          Foi feita licitação e um consórcio formado por 5 empresas foi habilitado e venceu a licitação, embora somente ela tenha apresentado projeto.
          Mas isto está na lei das licitações. Se há somente um concorrente, e este é habilitado, não ha problema algum.
          Este consórcio se chama Porto Cais Mauá Brasil S.A. e é formado por 4 empresas espanholas e uma brasileira, o grupo BERTIN.
          É necessário haver uma empresa brasileira pela atual legislação do país.

          O projeto foi desenvolvido pelo escritório b720, do arquiteto espanhol Fermin Vasquez, e é coordenado tecnicamente pelo Arquiteto brasileiro Jaime Lerner

          As imagens do projeto podem ser conferidas aqui neste link e são oficiais.

          https://portoimagem.wordpress.com/imagens-do-projeto-de-revitalizacao-do-cais-maua/

          O Blog já conversou pessoalmente com a pessoa responsável por parte da prefeitura, o Edemar Tutikian.
          Nesta foto aqui (http://2.bp.blogspot.com/-sC-2_v7QXEI/Thdt2ULzViI/AAAAAAAAAg0/qk91OVITZmM/s320/tutikian-porto-imagem-quero-cais.jpg) aparece eu, mais o Daniel Serafim e o Filipe Wels, nós 3 do Blog e mais o professor Jorge Piqué, com a Maria Cristina Niles (ambos do Quero Cais) com o Edemar Tutikian, na SECOPA.
          O Blog está totalmente bem informado sobre este projeto.
          Não há dúvidas publicadas aqui.

          Sugiro que faça uma busca nas matérias do Blog, por categoria ou tags, aqui ao lado direito, que você vai ver dezenas de matérias sobre o projeto.

          Pode acessar a página oficial do Movimento Quero Cais, iniciado no Facebook e do qual sou um dos administradores, juntamente com o Professor Jorge Piqué:

          http://www.querocais.blogspot.com.br/
          Em especial acesse este link no Blog: http://www.querocais.blogspot.com.br/2011/07/movimento-quero-cais-juntamente-com-o.html

          Qualquer dúvida, mande e-mail para blog@portoimagem.com, que terei prazer em te esclarecer.

          Curtir

  3. Qual a base partidária da maioria das pessoas que lutaram contra o projeto do Pontal? De que partido eram a maioria das pessoas que fizeram as maiores críticas ao projeto do Cais da Mauá (sem falar do projeto do Britto para a área, que foi extinto no governo Olívio)? Quem eram os deputados que encabeçaram a luta contra a venda do terreno da FASE para usar os recursos para resolver os problemas dessa intituição? Qual partido votou unanimemente contra as alterações legais que possibilitaram a contrução da Arena do Grêmio, sem falar de onde partiram as maiores críticas ao projeto depois dele iniciado?

    Vamos parar de bancas os inocentes… oum melhor, eles acham que somos ingênuos?

    Quem não sabia que essa é a ideologia do PT e dos partidos que orbitam tal organização?

    Curtir

    • O que estou dizendo é que, apesar de não concordar, eu aceito essa visão de mundo; o que não aceito é a dissimulação, a desfaçatez e a mentira.

      Curtir

    • Julião.
      .
      Por favor, outro dia que estiver mais calmo, venha com o assunto do Cais Mauá durante o governo Brito, eu posso dar mais detalhes de toda a confusão que ocorreu, que foi mais técnica do que qualquer outra coisa (inclusive com brigas entre engenheiros e arquitetos) e mais outras confusões.
      .
      Naquele tempo, nem o PT nem qualquer partido de oposição ao governo Brito se interessou pelo assunto, e posso dizer que tenho a minha responsabilidade por não sair nada durante o governo Brito (eu e mais uma série de engenheiros da área de Hidráulica e Hidrologia).
      .
      O mais interessante de tudo foi o desfecho final do caso.
      .
      É uma história longa, que envolve IAB-RS, Universidade, e um monte de pessoas, o pessoal do PT nem estava aí.

      Curtir

    • Essa ideologia entende que o patrimônio público não pode ser vendido de forma alguma, mesmo que o resultado dessa venda seja melhor para sociedade, mesmo que esse bem esteja improdutivo e com a sua alienação ou concessão a iniciativa privada poderá fazer ele criar riqueza para toda a sociedade. Eu entendo o contrário, mas não é essa a questão, o problema é que tentam esconder essa posição através de conversa fiada, palavreado sem sentido e justificativas desconexas.

      Se o candidato disse mesmo isso, PARABÉNS por finalmente jogarem limpo, pois assim todo mundo pode separar o joio do trigo, mesmo cada grupo achando que está ficando com o trigo.

      Curtir

      • Tem alguns pontos que ta na constituição (como acesso ao rio). Outros partem da legislação municipal (altura dos prédios por exemplo). Outros do patrimônio histórico.

        Muitos destes não cabe o executivo (prefeito) alterar pq não é a sua atribuição. Ainda mais falando em legislação federal.

        E nem falar que empresa nenhuma pode comprar isso. Até podem conseguir comprar alguns vereadores ou prefeito, mas mesmo assim dificil comprar a maior parte da população.

        Então a parte ideológica de se privatizar ou não, não cabe aqui esta discução pelo simples motivo que não se pode legalmente.

        O que se pode é fazer alguma ajuda. Pq concordo que assim como está ta ruim. Mas eu ainda duvido que no Brasil tenha alguma empresa capaz de lucrar com isso. É melhor construir qualquer shopping (ate mesmo pq é bem mais barato) do que fazer todo este complexo do projeto do cais (pq obviamente a empresa vai ter que lucrar muito no hotel a ser construido para bancar tudo).

        Já vejo os proximos 4 anos os mesmo falarem que foi o PT que é ideologicamente contrario o culpado.

        Curtir

  4. Não vi todo o debate, o que os outros candidatos falaram sobre a orla (infraestrutura e turismo, em geral, também)?

    Curtir

  5. Engraçado que novamente as pessoas tem que associar megaempreendimento com privatização. O Cais Mauá, por exemplo, é um megaempreendimento que vai ser totalmente para a população usar. Na beira da água, em uma parte da orla que hoje NINGUÉM frequenta (salvo em ocasiões como Feira do Livro, onde uma fração mínima do porto é usada). Do jeito que falam parece que construir algo na orla é sinônimo de obrigar as pessoas a passar um crachá da empreiteira pra acessá-la. Pelamordedeus!

    Curtir

    • Quando vão fazer isso ? Alguem sabe qual o prazo dado ? Pq até agora passou mais de 10 anos que só falam que é o PT que não quer.

      Falando nisso, será que a atual empresa espanhola vai conseguir $ pra bancar com toda essa crise na Espanha ?

      Curtir

  6. Falando na orla, será que sai alguma coisa nos proximos 4 anos ?

    Me lembro do Rigotto prometendo fazer o projeto (com o mesmo powerpoint do antigo governo), depois veio a Yeda. Agora depois de 8 anos de Fogaca/Fortunati, mais promessa.

    Mas será que algum dia teremos a orla para todos os portoalegrenses usarem ? Mesmo com arranha ceu na orla, será que nao vai ficar so na politicagem esse projeto ?

    Qual a promessa eleitoral do atual candidato a releição sobre isso ?

    Curtir

    • Leandro
      .
      Para falar a verdade, e espero não ser censurado, esta campanha está uma bosta!
      .
      Ninguém se preparou para a disputa, é tudo improvisação, ou até quem se preparou, não mostrou a que vem. O melhor para cidade era ocorrer 50% de votos nulos, aí nenhum dos candidatos poderiam se recandidatar e se começava do ZERO, com novos candidatos.

      Curtir

  7. O comentario que acabei de fazer foi em resposta ao Jefferson.

    Curtir

  8. Esse blog ja malhou e criticou o Fortunatti MILHOES de vezes.

    Leia todas nossas materias e veras que o Fortunatti eh criticado cruelmente aqui.

    Curtir

    • Neste ponto tens razão, o Fortunatti levou pau por todo lado, foi quase uma unanimidade. Se tem CC comentando, se escondeu tão bem que ninguém notou!

      Curtir

    • Não discordei dessa afirmação, só apontei que não se descontextualizou uma frase do Fortunatti e se declarou peremptoriamente nos comentários que nunca mais iria votar no partido dele. Ou seja, há uma aparente tomada de posição.

      Curtir

      • Se me posicionar é me declarar contra alguém (ou um grupo de pessoas) que faz mal pra Porto Alegre, sim, estou me posicionando contrariamente a este grupo. Mas não estou me posicionando a favor de outro.

        Curtir

      • A frase tem sentido completo, em qualquer contexto que ela estivesse inserida, quem deseja a revitalização do Cais nao concordaria.

        Curtir

  9. Me surpreendeu a falta de preparo do PT nessas eleicoes. Por mais que as ideias deles sejam fracas, os petistas sempre apareciam com candidatos fortes e propagandas bem feitas. O Villaverde, ao contrario, e’ completamente despreparado: nao tem oratoria, nao sabe expor suas ideias, parece nervoso nos debates, nao sabe o que dizer. O vice e’ pior ainda. Eu vi o debate dos vices na Tvcom, o do PT e’ um tal de Coronel Bonete, um sujeito que ninguem ia querer pra ser sindico de um predio, quanto mais vice-prefeito. O PT ja’ nao tem mais liderancas que tinha outrora; as que ainda sobrevivem sao as mesmas de anos atras: Pont, Olivio e Tarso. Fora isso, tem quem? Maria do Rosario, amante de bandidos?

    Curtir

    • Ricardo.
      .
      Concordo contigo na análise, o desempenho está nos 7% devido ao próprio candidato, se colocassem um outro, como os que citasse, o PT podia até perder, mas estaria com uns 25%.
      .
      Agora por que o Villaverde? Não sei! Talvez tendências suicidas!
      .

      Curtir

      • Porque tem a Manuela no meio, dessa vez.

        da pra perceber o quao flopada é a vontade do pt na campanha dele. Tipo: “ja que quiseste tanto, vai tu desta vez…” Sabendo das poucas chances.

        Curtir

  10. Gilberto,

    concordo com tua colocação quanto a diferença de apartidário e apolítico, porem não vi em nenhum momento o blog pinçar uma frase do Fortunatti (ou outros candidatos) e colocar somente ela como post. Isso indica sim uma tomada de posição, queiras ou não. Note bem, eu escrevi indica, não que seja, afinal tu mesmo desmentiu tal fato. Entretanto, lembro que a mulher de César não deve somente ser honesta, ela deve PARECER honesta. O julgamento do mensalão está demonstrando que essa máxima esta bem atual.

    Eu entendo que não foi o fato de ser desse ou daquele partido que ocasionou o post, porem a posição adotada por ele (com qual, devo dizer, concordo). Contudo, isso proporcionou ataques virulentos contra todo o partido, com generalizações perigosas, como apontou o Rogerio Maestri, o que nunca é saudável numa discussão dessas, e de outros temas relevantes, cuja posição adotada pelo blog, na maioria dos casos, concordo e divulgo.

    Abraço.

    Curtir

    • Gilberto

      E tem mais, está aparecendo declarações de candidatos sem que se saiba a origem dessas declarações.

      Estou estranhando que acima está escrito Adão disse isto…. sem origem, sem dizer aonde ele disse, após vem outra, Adão não vai fazer isto…..

      Isto tudo me parece uma tática de lançar boatos, sem contexto, sem origem, sem temporalidade, ou seja um péssimo nível de jornalismo que destoa em 100% desses anos que orbito este blog.
      .
      Temos que nos cuidar para não ser usados por outros, lança-se os boatos, vasculariza-se a informação e depois se descobrir que tudo não passava de um boato, o mal já está feito.

      Curtir

      • Se tu tivesse visto o debate de ontem na RBS, saberia que a fonte dessa frase e’ a boca do Villaverde.

        Curtir

        • Eu não assisto a RBS, a Record, a TVS, ….. Poderias ter colocado uma parte do discurso e não uma frase solta. Fora do contexto esta frase para mim não diz nada.
          .
          Primeiro, qual foi a pergunta?
          Segundo, qual foi a resposta integral?
          Terceiro, qual foi a origem da discussão?
          .
          Dependendo deste contexto, pessoas que estão falando contra, falariam a favor, e vice-versa. Se tu pinçares uma frase de qualquer discurso, pode-se interpretar o inverso do que se quis dizer!

          Curtir

        • O Villaverde de fato falou isso.

          Curtir

        • Sr. Rogério, se o senhor não lê, não vê e não ouve nada, não venha aqui colocar dúvidas nas informações de outros leitores. O senhor não sabe de nada mesmo. Assim como seu cacique lá em cima. Parece ser a prática do seu partido.

          Curtir

        • Caro Sr. Frank
          .
          Leio e escrevo, muito mais que o senhor pensa. Leio e inclusive confio em muitas informações de pessoas que são habituais deste Blog. E acho que talvez a meu conhecimento de assuntos variados seja bem superior ao seu devido a esta intervenção provocativa de quem não sabe o que rebater.
          .
          Agora o senhor que é totalmente desinformado e faz ilações que não tem procedência nenhuma. Qual é o meu partido? Quem é o Cacique lá em cima? Quando eu era pequeno, quando minha avó se referia de alguém que mandava lá de cima, em 100% dos casos ela não se referia a nenhum político.
          .

          Curtir

        • Caro Sr. Maestri
          Como o senhor mesmo diz, o seu conhecimento é bem superior ao meu.
          Então, suponho que o senhor seja um tanto inteligente.
          Sendo assim, sabe muito bem do que estou falando.
          Se fazer de sonso não agrega conhecimento.

          Curtir

    • a frase do Adão faria alguma diferença com um post com alguma frase do Fortunatti? Apartidarismo e igualdade não é o nome do Adão aparecer o mesmo numero de vezes que o do Fortunatti.
      Quanto aos ataques por causa da fala mostra como o partido e o Candidatos estão fora da realidade, fora de sintonia com o que os cidadões desejam para a sua cidade. Alias, não estou vendo comentarios tão virulentos como quando Lula falou em *eliminar* a oposição.

      Curtir

%d blogueiros gostam disto: