Uma imagem: Pegada Africana – Praça da Alfândega

A Pegada Africana, Praça da Alfãndega, Porto Alegre

  • Título: PEGADA AFRICANA
  • Local: Praça da Alfândega – antigo Largo das Quitandeiras
  • Arte: Vinicius Vieira
  • Materiais: aço e pedras
  • Dimensões: 2 x 3m

A obra integra o Museu de Percurso do Negro em Porto Alegre, uma demanda do Centro de Referência Afrobrasileiro – CRAB, realizada com recursos do Programa Monumenta / IPHAN e da SMC, com apoio da UNESCO. O projeto busca visibilizar a comunidade negra, com a construção de obras de arte no espaço público da cidade.

Com méritos de nova inclusão, a manifestação visível da “Pegada Africana” afirma a Praça da Alfândega como um dos lugares de existência do Museu de Percurso do Negro. Na praça, antigo Largo das Quitandeiras, raízes históricas adquirem nova visibilidade na forma de continente africano, concebida a partir de uma linha formada por sinuosos movimentos de matriz orgânica. Vinicius Vieira apresenta um desenho contemporâneo, modelado em aço, que envolve e ressignifica as pedras portuguesas do local, simbolizando a concretização de políticas públicas que resultaram da luta histórica por reconhecimento das culturas étnicas.

Miriam Chagas, Doutora em Antropologia

Integrante do grupo de jovens escultores gaúchos, Vinicius Vieira desenvolve em sua área profissional a pesquisa do percurso do negro na formação de Porto Alegre. Dentro desta perspectiva, com possibilidades que sua formação lhe permitem, surgiu a Pegada Africana da Praça da Alfândega. O resultado é a simbiose de arte e meio ambiente. Cheio de sutilezas, utilizando um filete de aço e pedras, ele conseguiu o equilíbrio adequado para deixar sua primeira marca na paisagem urbana da cidade onde nasceu.

Décio Presser, autor do Dicionário de Artes Plásticas do RS (UFRGS – 2000)

Pegada Africana – Praça da Alfândega Foto: Zezé Carneiro

 



Categorias:Arte, Parques da Cidade

Tags:, , ,

32 respostas

  1. parabens !!!

    Curtir

  2. pegada africana de Vinicius Vieira . . .
    Lindo o Museu de Percurso do Negro em Porto Alegre.

    Curtir

  3. incrivel a arte afrobrasileira !!!

    Curtir

  4. Pessoal !

    Tem mais imagens e textos dos artistas e pesquisadores na rede

    Vale a pena conferir o blog do museu de percurso…

    http://museudepercursodonegroemportoalegre.blogspot.com.br/

    Outros marcos e obras de arte estarão sendo construídos no centro histórico nos próximos meses…

    Curtir

  5. Bacanas os depoimentos !!!

    Bastante qualificado esse fórum de discussão !!!

    Parabéns aos organizadores…

    Curtir

  6. Vitalizando a Simbologia Negra nos Espaços Públicos

    Na história da humanidade, verifica-se que símbolos e signos são importantes para a formação e fortalecimento das culturas de cada lugar, tendo inclusive voz própria. Se mostra importante e urgente a vitalização da simbologia artística negra na nossa cidade, assim como outros grupos étnicos já conquistaram, através de manifestações e construção de obras públicas em memória àqueles povos que colaboraram na formação da capital dos gaúchos. Atualmente no mundo contemporâneo, essa construção se dá, via de regra, por meio de expressões diversas, como poesias, performances, apresentações teatrais, danças, manifestações religiosas e, principalmente, com a representação simbólica de caráter etnico e heróico nas artes visuais. Reconhecendo a importância da pesquisa histórico-antropológica e da documentação proveniente da concretização de políticas públicas implementadas pelos órgãos governamentais e, além disso, pelo protagonismo da sociedade civil com a efetiva participação das entidades do movimento negro local, é visível que a representação simbólica negra beneficiará direta e indiretamente considerável parcela da população. Com essa iniciativa implementada pelo Programa Monumenta / IPHAN, é com muita satisfação que estamos presenciando, através do resgate da trajetória negra, a construção de um “Museu a céu aberto”, mediante conquistas essencialmente coletivas, em territórios que tecem a rede do Percurso do Negro na nossa cidade. Com a construção coletiva do Tambor, a primeira obra pública do Museu, e a inauguração da Pegada Africana , do artista Vinicius Vieira, consolidam-se os símbolos de representação negra em Porto Alegre, contribuindo para reescrever a verdadeira história do Brasil. Que se concretizará ainda mais com a execução das próximas obras públicas do Museu de Percurso do Negro em Porto Alegre, de autoria dos artistas Leandro Machado e Pelópidas Thebano.

    Adriana Xaplin

    Curtir

  7. Justo ao tornar visível aos visitantes a importância do negro na cidade de Porto Alegre.
    Não esqueçam que, além de uma fatia da população da cidade ser negra ou mestiça, Porto Alegre tem a maior proporção de terreiros das religiões afro brasileiras no país entre as capitais.
    São cerca de 6 mil casas de religião afro na região metropolitana, proporcionalmente, este número é superior até a Salvador na Bahia.
    Porto ALegre também é fortemente negra.

    Curtir

  8. SENSACIONAL !!!!!!!!!

    Curtir

  9. É isso aí, Gilberto.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: