Trensurb lança edital para novos trens

 

Jornal Metro – Porto Alegre – 09/10/2012



Categorias:Trensurb

Tags:, ,

14 respostas

  1. Apenas a título de informação,o edital prevê a oferta mínima total de 1.080 lugares em cada trem(composto por 4 carros),dos quais no mínimo 162 sentados.Atualmente,são 228 lugares em assentos.

  2. Na realidade, esses novos trens aparentemente vão apenas substituir os antigos. O maior indicativo disso é a quantidade de 4 vagões, ao invés dos 6 que chegaram a ser prometidos por algum desavisado. Se ilude quem imagina que eles vão acrescentar algo na oferta de transporte. Até porque parece inviável diminuir o intervalo para 2 ou 3 minutos pela manhã. Ou ainda é viável? Composições mais longas aumentam a oferta. Trens novos, sem diminuição de intervalo, não muda nada. Uso o trem diariamente há mais de 10 anos.

  3. Eu acho que seria importante que aumentassem o número de carros por composição. Pelo que li em outras notícias, a Trensurb manterá o tamanho de 4 vagões por trem. No entanto, as estações estão preparadas para receber trens de até 8 carros.
    Em cidades como NYC existem composições longas, que rodam durante o dia, e composições menores, que são usadas à noite.

    • Pois é, Eduardo. Essa é a grande vantagem competitiva do trem em relação ao ônibus: poder adequar sua capacidade de transporte aos diferentes horários, leia-se, diferentes demandas de público. No entanto, nesse país de “burrocratas”, o Trensurb só circula com 4 carros, vazios ou lotados, mas sempre 4. Qualquer pessoa pouco esperta pode notar qua as estações foram construídas para acomodarem trens bem mais longos. Então, qual a explicação (razoável) para tamanha burrice?

      • Pois é, isso é um troço muito estúpido aqui. Cansei de ver composições “extendidas” nos horários de picos em sistemas mais avançados.

  4. Li em algum lugar que já tem um projeto para reforma dos antigos trens, e incluía a climatização dos vagões. Mas não tenho fontes para confirmar nada.

  5. Bancos confortáveis por favor.

  6. Pergunto-me: quão difícil seria de fazer um retrofit nas composições antigas para dotá-las de ar-condicionado também?

    • Eu assisti em um Jornal do Almoço uma notícia de uma empresa de SP especializada em reformar vagões. Não sei se eles colocar A/C. Procurei no Youtube e não encontrei a notícia.

      • Vai ser colocado ar condicionado nos trens atuais. Li em alguma notícia aqui do blog, mesmo.
        Por favor, me corrijam se eu me enganei.

  7. Ótima notícia. Afinal com a extensão até Novo Hamburgo é essencial.

Faça seu comentário aqui: