Enquanto nós continuamos a lamentar que o aeroporto de Cumbica parece uma rodoviária (do interior), a China começa a construir o segundo mega aeroporto de Pequim, quatro anos depois de ter inaugurado o que já é um dos maiores terminais do mundo em área e volume de passageiros. O novo edifício está sendo levantado a cerca de 50 km ao sudoeste da praça Tiananmen, o coração político e turístico da capital. Quando estiver pronto, o terminal terá capacidade para 130 milhões de passageiros ao ano _o tráfego aéreo de todo o Brasil alcançou 180 milhões em 2011.
Isso significa que o novo aeroporto de Pequim receberá mais passageiros que a soma dos três de Nova York _La Guardia, JFK e Newark_, que transportaram 106 milhões de pessoas no ano passado. A primeira etapa ficará pronta em 2015 e o investimento total será de 80,3 bilhões de yuans (R$ 26 bilhões), mais que os R$ 33 bilhões estimados para o trem de alta velocidade entre Rio e Campinas.
O Terminal 3 do aeroporto foi inaugurado em 2008, na véspera da Olimpíada de Pequim, e no ano passado ficou em segundo lugar no ranking de maior tráfego aéreo, com 74 milhões de passageiros. O primeiro colocado foi o aeroporto de Atlanta, pelo qual passaram 90 milhões de pessoas em 2011.
Fieis à fama de bons planejadores, os dirigentes chineses anunciaram em 2008 que em breve construiriam um novo aeroporto na capital. Eles previam que a capacidade do gigantesco Terminal 3 estaria esgotada em poucos anos. A expectativa é o movimento chegue a 90 milhões em 2015, o que seriam 12 milhões além da capacidade para o qual foi projetado.
Jornal Estadão – Blog da Claudia Trevisan
Categorias:aeroportos brasileiros
Lá tudo tem que ser maior que em qualquer parte do mundo, porque eles tem uma população absurdamente grande e durantes anos e anos o que souberam fazer melhor foi procriar. Garanto que nenhum pais quer ter a população da China, não é mesmo?
CurtirCurtir
Juliana
.
Desconheces totalmente a história e a demografia da China. Já no século XV a população chinesa estima-se entre 160 a 200 milhões de pessoas, logo a tua piadinha além de xenofóbica mostra um tal desconhecimento de tudo que dá gosto.
CurtirCurtir
Acho que não é a questão de procriar, não adianta procriar e não se alimentar. A maneira com que eles conseguiram produzir comida e comer praticamente qualquer coisa é fascinante. Interessante também é que a comida não é ruim, comida chinesa tem em todo lugar do mundo e as pessoas gostam.
CurtirCurtir
Me lembro que na mesma época que começou a se cogitar a instalação de um trem bala no Brasil a China estava instalando 3 simultaneamente.
CurtirCurtir
vipal acaba de desistir de guaiba…mais uma obra do tarso
CurtirCurtir
Tão brincando né? China não é parâmetro pra nada. Lá eles têm mão de obra quase escrava e aos montes e vocês querem dizer que devíamos copiar eles??
CurtirCurtir
Na África também, e daí?
CurtirCurtir
Fernando.
.
Este papo de mão de obra escrava não é bem assim. Direitos trabalhistas não existem, sindicatos são todos ligados ao governo, mas este papo que o operário chinês não ganha nada, não é bem assim, tanto que eles começam a transferir as suas indústrias para países com baixa remuneração de mão de obra, como outros países asiáticos, países africanos e o BRASIL.
CurtirCurtir
Tudo bem, pode não ser trabalho escravo propriamente dito.
Agora, tu gostaria de morar na China? Esquecendo as diferenças culturais, tu acha que é um país agradável pra morar?
E de onte tu tirou que eles tão transferindo as indústrias já? Não tinha escutado falar disso mesmo, se tu me der um exemplo, revejo meus conceitos. O que eu sabia era que Taiwan fazia bastante disso e que os países com mão de obra mais barata era China, Vietnã e mais alguns, nessa região da Asia.
CurtirCurtir
Senhor Fernando.
.
Leia a seguinte notícia, é de 5 dias atrás, pode ser que até tenham desistido neste período, mas já tem um monte de indústrias chinesas começando a se transferir para o Brasil, para aproveitar a nossa mão de obra escrava.
http://revista.pensecarros.com.br/especial/rs/editorial-veiculos/19,521,3907933,Montadora-chinesa-confirma-area-de-fabrica-em-Camaqua-RS.html
CurtirCurtir
Na verdade, o que realmente me incomoda é essa tara que as pessoas têm pelas obras chinesas. O maior de algo nem sempre é o melhor, mas pra algumas pessoas parece incrível.
Só pra ilustrar, o maior shopping do mundo é chines: http://en.wikipedia.org/wiki/New_South_China_Mall
Só que não tem nada dentro dele…
CurtirCurtir
Fernando
.
Teus dados estão errados, sugira que leia os dados atuais numa fonte que para isto eu confio:
The World Factbook da CIA em https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/index.html .
Neste site se vê que a diferença não é bem assim, vamos aos dados:
PIB Per Capita por paridade de compra Brasil US$11.900,00 China US$8.500,00 (est 2011)
Coeficiente de Gini Brasil 51,9 (16° Pior país em distribuição de renda 2012)
China 48,0 (27° Pior país em distribuição de renda em 2009).
Considerando que de 2011 para 2012 a China deve crescer uns 8% e o Brasil praticamente zero, já no fim deste ano o PIB per capita deverá estar em US$9.200,00 ou seja, considerando uma diferença de crescimento de 5% (sou otimista!) em CINCO ANOS a China nos ultrapassa.
.
Tomei dois cuidados na escolha dos dados, peguei o PIB per capita por Paridade de Compra (ou seja o que cada cidadão em média deveria receber em termos reais comparados aos USA em dólares) e agreguei o coeficiente de Gini, que mostra a disparidade de rendimentos entre os mais ricos e os mais pobres.
.
Pode-se concluir o seguinte:
Se a China tem trabalho escravo no Brasil também o temos.
Que o chinês pobre recebe quase a mesma coisa que o brasileiro pobre, com uma diferença, se tudo permanecer como está em menos de 5 anos o operário chinês passa a receber mais que o operário brasileiro.
.
Agora vocês intendem porque fábrica de caminhões chineses no Brasil, estamos ficando na reba.
CurtirCurtir
Obrigado pelos dados. Realmente, a China vai crescer mais que o Brasil, e espero que a desigualdade diminua nos dois países.
Mesmo assim, continuo achando que China não é parâmetro pra nada.
CurtirCurtir
Quanto a China não ser um parâmetro para o Brasil, concordo a 100%, para mim devemos construir os nossos próprios parâmetros.
.
Mas não podemos continuar naquela conversa mole dos empresários fora da China que tentam desqualificar o esforço do povo chinês para sair da pobreza.
.
Se os nossos empresários continuarem a se iludir, daqui a pouco não serão eles que montarão fábricas brasileiras na China, serão os chineses que montarão as deles aqui.
.
CurtirCurtir
Concordo. Nossas indústrias e empresários precisam se agilizar, pra ontem.
CurtirCurtir
Não dá pra mandar os diretores do governo e da Infraero fazerem um cursinho em Pequim não?
CurtirCurtir
E aqui reclamam da ideia de fazer o 20 de Setembro porque já tem o Salgado Filho.
CurtirCurtir
É! A China sabe fazer dinheiro! É outra mentalidade, outra cultura (milenar!!!) e outros valores. Eles tem disciplina, ética e moral. Um povo de sacrifícios!
CurtirCurtir
E a renda média do brasileiro é quase o dobro da renda média do chinês, com menos horas de trabalho, e numa democracia.
CurtirCurtir
Por enquanto. Daqui ha umas décadas todas esses pontos a mais nossos serão ultrapassados pelos chineses.
CurtirCurtir
Marcelo, verifique minhas contas, 5 anos, não décadas.
CurtirCurtir
A China não é nada disto. É um país com cinco mil anos de história, que devido ao confucionismo (não disse comunismo, disse confucionismo) se fechou e ficou um país atrasado. Mao Tsé Tung, (quer queiram ou não queiram) conseguiu eliminar o espírito confucionista da China e abriu a chance de procurarem recuperar o atraso milenar que o país possuía.
Estão correndo atrás do prejuízo, nada de espantoso ou maravilhoso, estão na direção do país retomar a mesma dimensão do que tinha há 800 anos, só isto, o resto é resultado de informações incompletas e mal lidas.
CurtirCurtir
Sério? Sério mesmo? Mao tirou a china do atraso? Cara, Mao Tsé-Tung foi o responsável pelos dois maiores horrores que varreram a China comunista: o grande salto para frente, que matou milhões de fome, e a revolução cultural, onde os professores eram arrancados das salas de aula e humilhados em público pelos alunos, e o ensino superior foi praticamente extinto… Os danos causados nessa época são a verdadeira causa do atraso da China atual. O crescimento veio exatamente com a abertura econômica, quando o país se tornou mais capitalista.
Nem os meus professores marxistas mais radicais ousaram defender Mao, Rogério.
CurtirCurtir
Tá bom Gabriel, se Mao é tão odiado, foi o responsável por tantas mortes (de acordo com trabalhos de acadêmicos norte-americanos), por que até hoje eles conservam um enorme retrato de Mao na praça da paz celestial.
CurtirCurtir
Pelo mesmo motivo pelo qual mantiveram o corpo do Lenin embalsamado por tanto tempo: O culto à personalidade, algo importantíssimo em qualquer regime autoritário.
CurtirCurtir
e ciência.
CurtirCurtir
Olha pessoal, nada de surpreendente. A população da China é de 1,338 bilhões de habitantes (quase 10 vezes a população do Brasil), a “idade” da China como nação tem 4.000 anos (escrita, organização social….) a “idade” do Brasil como nação, 200 anos.
.
O que deve causar surpresa é só agora a China estar construindo um aeroporto na sua capital com dimensões que atendam as suas necessidades.
.
Eles é que estão atrasados!
CurtirCurtir
La eles ja se preparam pra evitar problemas com aeroportos esgotados, aqui eles planejam aeroportos para os limites de hoje, e que ficaram prontos quando o numero de passageiros for muito maior do que o atual.
sahuushauashhuashuuhasuashu
Piada
CurtirCurtir
Igual ao Brasil!
CurtirCurtir