O Largo Glênio Peres pichado

O Largo Glênio Peres foi pichado nos últimos dias, provavelmente por um grupo de pessoas que fizeram uma manifestação contra a suposta privatização do local, ou seja, a adoção do largo pela Coca-Cola (Grupo Vonpar). A prefeitura deve já ter tentado limpar mas não obteve sucesso, ainda está clara a pichação.

Fotos: Gilberto Simon – 15/10/2012

________________________________

Considero válido este tipo de adoção de espaços públicos pela iniciativa privada. Esperar a prefeitura realizar todos os tipos de revitalização é querer demais e estar desinformado da realidade atual das prefeituras. É mais interessante que a prefeitura se preocupe com outros serviços básicos que deve prestar a população e realizar este tipo de parceria com a iniciativa privada, a fim de que possamos ter um centro em condições novamente.  É muito cômodo exigirmos que a prefeitura faça tudo com o dinheiro público e ficarmos esperando anos que seja feito. O que estes manifestantes querem ? Que seja deixado como estão os locais públicos ?  Da mesma forma que o Largo foi adotado pela Coca, parte da orla já foi adotada anteriormente pela Pepsi. E onde estão os manifestantes da orla ? 

Pergunto: em que mundo vivem estes manifestantes ?



Categorias:Outros assuntos, Revitalização do centro

Tags:, , , , ,

74 respostas

  1. Que gente podre de essência e pobre de espírito! Acho que é necessário deixar um ou alguns vigilantes em um posto bem localizado na área do Largo, para cuidar da integridade do patrimônio e também da segurança dos cidadãos. Algo que vem a calhar e que soma a esta nova fase, de resgate do espaço público, ora mais civilizado, que infelizmente algumas bestas-humanas, inúteis e patéticas (os tipinhos são até mesmo infantis, digo infantilóides) não querem. Quem são eles, ante uma população toda que está a se beneficiar das melhorias do espaço público do Largo Glênio Peres? Estes escroques bem mereciam um troféu, o de palhacinhos-inúteis-mór do Brasil.

  2. ocorreram manifestações no glenio e não na orla porque na orla o que ocorreu foi a adição de atividades e lazer por parte da pepsi, no glenio os artistas de rua foram impedidos de permanecer no local. por mim destruuir aquele boneco estúpido tudo bem, mas pichar já é demais.

  3. Não sei se é justo pagar impostos para que cuidem da cidade, e eles vão lá e encarreguem empresas de faze-lo em troca de poluir visualmente a cidade com propaganda.

  4. Esses pixadores todos se acham um Banksy ou Shepard, mas no fundo são meros baderneiros. Eles chamam a atenção da pior forma, com o ódio dos justos. Pessoas trabalhadoras não aprovam isso, quem aprova são seus amigos.
    Sejam inteligentes, façam intervenções inteligentes, bem humoradas para as causas, ai vocês ganharam adeptos.
    Assim vocês ganham seguidores.
    Ditadores tem seguidores; líderes adeptos, pessoas que simpatizam com a causa.
    Entenderam a diferença?

  5. Várias praças foram adotadas em Porto Alegre, o que não deixa de ser uma parceria com a prefeitura, e nunca ví manifestações contra isso, agora resolvem fazer uma polêmica em relação ao Largo Glênio Peres, e pior ainda que “matar” o boneco inflável é pichar o Largo como vândalos.

    Uma manifestação sadia é essa:

  6. Mas no outro post tinha gente dizendo que foi a Prefeitura que instalou os chafarizes e trocou a pavimentação… Se é assim, entregar o troço pronto de lambuja pra Coca-Cola só botar publicidade, não vale a pena privatizar mesmo! A Pepsi fez o quê na Orla? Botou uns postes e uma quadra de basquete? Ah, para… a prefeitura faz isso em qualquer praça da periferia!
    Também condeno a pixação, mas temos que saber cobrar bons serviços do poder privado também. Existe todo um discurso otimista em relação às privatizações, mas até agora produziu muito pouco.

  7. A prefeitura devia SIM higienizar o centro. Tirar essa corja de lá e mandar pra bem longe.

  8. Em resposta ao Pablo que disse: “Faça algo não fazendo nada? bacana… é como dizer “apenas vote e fique quieto”

    Creio que existe uma grande diferença entre PROTESTAR – PICHAR – VANDALIZAR. São 3 palavras bem distintas. E estes manifestantes que infernizaram o Largo Glênio Peres nas últimas semanas não estavam fazendo um protesto. Por que não um protesto pacífico ? Eles perdem a razão vandalizando e destruindo, pichando, enfeiando o patrimônio público, que por sinal, é deles também.

    Mas concordo contigo. A população brasileira é muito quieta e não faz nada após as eleições. Sou totalmente a favor de protestos organizados pela sociedade, como forma de pressionar os políticos e governantes, cobrando-os de suas promessas, muitas vezes fora da realidade, mas ainda promessas.

    • Com certeza! Na minha opinião as pichações são o que mais enfeia essa cidade!

      Esses “arruaceiros, baderneiros, vândalos, maconheiros…” estão fazendo algo. Estão errando uma barbaridade, mas fazendo e consequentemente aprendendo muito mais do que aqueles que não levantam a bunda do computador.

      Fato é que a população não tem voz nessa cidade. Nos últimos protestos desses caras, o Correio do Povo disse que haviam 100 pessoas, a Zero Hora 200, mas pelas fotos que eu vi, eram no mínimo 500 (não fui em nenhum desses protestos)

      A mídia esconde, o governo tenta calar na base da porrada, pessoas aqui no blog esbravejam “bate PM”. Eu não conheço nenhum lugar do mundo onde a opressão ganhou a guerra…

      • Prova de que a prefeitura não quer voz ativa da população é que mesmo você tem dificuldade de conseguir junto a prefeitura detalhes dos projetos, a não ser alguns jpgs de renders.

      • Cuba? Irã? Coréia do Norte?

        • Ganhou a guerra?
          Se “SIM” Você quer isso para Porto Alegre?

          • Ganhou. A repressão nesses lugares é suficiente para manter os mesmos governantes há décadas. Não, não quero pra POA, mas tbm não quero a cidade vandalizada. Existem formas mais civilizadas de protesto do que sair pichando as coisas como se isso resolvesse. Não resolve nada e ainda enfeia tudo.

  9. Pros que falam sobre privatização e essas besteiras:
    Vocês conhecem a JC Decaux? É uma das maiores (acho que a maior) empresa de publicidade do mundo, eles fabricam utilitário urbano de qualidade e colocam propaganda nele pra ser rentável. A marca deles também tá gravada nas peças. Se vocês estiverem em algum país rico (algum da europa ou nos eua) dêem uma olhada nas paradas de ônibus, pode ser da JC. Fotos: http://www.google.com.br/search?client=safari&rls=en&q=jc+decaux&oe=UTF-8&redir_esc=&um=1&ie=UTF-8&hl=en&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&authuser=0&ei=upF9UMDDL_K40AHP-IHwBg&biw=1366&bih=591&sei=wZF9UJr_OYm50QHwlIGoDQ
    Me digam, é ruim uma empresa se beneficiar de publicidade pra ajudar a cidade? Por que fazem isso no mundo todo, mas aqui é feio? Lá ninguém picha.

  10. Em que mundo eles vivem? Não sei. Mas bem que poderiam viver em CUba, daí eles iriam ver o que é bom. Ou talvez na China, duvido que lá eles sejam tão permissivos e tenham uma legislação tão benéfica com quem destrói o patrimônio coletivo.

  11. Do leitor @abellaver, via twitter : “o gaúcho se diz politizado, educado. Na verdade somos trogloditas, selvagens!”

    • É só politização mal direcionada Gilberto. É como colocar um pássaro em uma gaiola. Ao contrário de uma lesma, um pássaro vai ficar se debatendo dentro da gaiola.

      • Excesso de energia, talvez? Deve ser devido ao ócio deles. Aliás, se essa piazada não ganhasse mesada dos papis e tivesse que trabalhar, não estaria “protestando” (jogando tijolo em brigadianos) às 23 hs de um dia de semana. Vão criar vergonha na cara.

Faça seu comentário aqui: