Seis cidades disputam obra de mais de R$ 200 milhões

A disputa pela localização do Centro de Eventos do arquiteto Oscar Niemeyer extrapolou os limites de Porto Alegre. Se antes a dúvida era entre três pontos da Capital, agora outras cinco cidades da região Metropolitana estão no páreo, entre elas: São leopoldo, Eldorado do Sul, Guaíba, Canoas e Esteio.

Na quinta-feira (11), em reunião entre o governador Tarso Genro e integrantes da Secretaria Estadual do Turismo (Setur), foi apresentado o valor pretendido pelo escritório do arquiteto: mais de R$ 200 milhões. Do encontro, saiu a proposta de criação de um grupo de trabalho para definir as questões que envolvem a construção do centro de eventos. A decisão sobre a localização do centro deve sair em 30 ou 45 dias, conforme a Setur.

Apesar da concorrência, a preferência ainda é por Porto Alegre e pelo Morro Santa Tereza, indicam a Setur e João Niemeyer, o sobrinho do arquiteto. Em Guaíba, a sugestão de local é a área entre a Cohab Santa Rita e o terreno que seria destinado à Ford. Em Canoas, a localização do Centro de Eventos ficaria no próximo à BR 448 e à Praia de Paquetá. Em Eldorado do Sul, a sugestão está em terrenos próximos à prefeitura e junto ao Bairro Sans Soucci, ambos às margens da BR 116. Em Esteio, a localização sugestionada é no Parque de Exposições Assis Brasil, ou em terreno da prefeitura ao lado do Parque. São Leopoldo oferece o Parque do Trabalhador como área para a construção do projeto cobiçado.

ESPARTA

Comunicação Estratégica



Categorias:Centro de Eventos do RS, Grandes Projetos, TURISMO

Tags:, , ,

32 respostas

  1. Bah rogeriomaestri, um projeto assinado pelo Niemeyer não justifica 200mi. Vacaria tem um projeto medíocre dele, o edifício esta totalmente abandonado. Ok que Vacaria é lá no fim do mundo, mas se o projeto é bom, o pessoal vai atrás pra visitá-lo, vide o Museu do Pão em Ilópolis, projeto da Brasil Arquitetura, e que tem dado uma bela movimentada na cidade. Bah, e nem vem com essa de consultar esses rankings, pq se fossem minimamente sérios vc deveria achar o Paulo Mendes da Rocha nele, que se você não sabe ganhou o Pritkzer de Arquitetura em 2006. Ah, e eu trabalhei com o escritório do Jaime Lerner, sei bem o que o escritório dele é capaz de produzir. Ah, e se você der uma pesquisadinha, vai ver que o Herzog & de Meuron, que tb ganhou o Pritkzer em 2001, e que tem uma produção muito boa, contemporânea, cobrou 40mi pra fazer o Complexo Cultural da Luz em SP.

  2. Acho simpática a localização do Centro de Eventos em Canoas, próximo a BR-448, e à ponte sobre o Rio Gravataí e à Arena do Grêmio. Um novo polo de atrações surge na área, tudo a ver. E se for em Canoas, em se tratando de Região Metropolitana, não vejo muita diferença se for ali, afinal é como se fosse um bairro de Porto Alegre. Mas em NH já seria contra. Aí não tem nada a ver. Concluindo: voto por Porto Alegre em primeiro lugar e Canoas como plano B.

  3. Um absurdo os honorários solicitados pelo escritório do Niemeyer, o cara passa a vida dizendo que é comunista e agora vem pedir 200 milhões. Por mais que seja o Niemeyer, não vale isso, até pq a produção atual dele é bem fraquinha. Então que ocntratem o Jaime Lerner, que cobrou 2mi pra toda orla… Paga a metade e contrata outro stararchitect da europa.

Faça seu comentário aqui: