Prefeito busca em Curitiba experiências para agilizar projetos

Fortunati e Schmitt conheceram Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano Foto: Divulgação/PMPA

Com o objetivo de buscar referências para modernizar e agilizar o trâmite de projetos no município, o prefeito José Fortunati visitou na manhã desta quinta-feira, 18, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC).

Em reunião com o presidente do órgão, Cléver de Almeida, e o secretário de Gestão de Porto Alegre, Urbano Schmitt, Fortunati conheceu a infraestrutura de avaliação e licenciamentos da capital paranaense.

Conforme o prefeito, Curitiba é uma das referências entre as capitais quanto à celeridade na tramitação de projetos, ritmo que pretende incorporar à administração em Porto Alegre. “Estamos estudando informações para promover uma necessária modernização administrativa na prefeitura, diante da realidade e da demanda de Porto Alegre. O exemplo de Curitiba é importante porque usa a tecnologia para dar agilidade aos processos”, avaliou o prefeito, citando a liberação online de algumas etapas no trâmite entre órgãos municipais.

Além do IPPUC, Fortunati pretende ir ao Rio de Janeiro conhecer a estrutura de tramitação daquela prefeitura, também reconhecida pela eficiência na área. Uma das propostas do prefeito para a nova gestão é estruturar em Porto Alegre um escritório de licenciamento de projetos a fim de qualificar as avaliações no município, estimulando o desenvolvimento urbanístico e econômico da Capital.

O Instituto de Pesquisa de Planejamento Urbano de Curitiba é responsável pela coordenação do processo de planejamento e monitoramento urbano da cidade, integrando as ações do município com as da região metropolitana. A atuação visa ao desenvolvimento sustentável, com a elaboração de planos e projetos urbanísticos alinhados ao plano diretor.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Outros assuntos

Tags:, , ,

41 respostas

  1. Pura INVEJA!!!

    Curtir

  2. AGORA,
    o que eu concordaria E MUITO seria criar um Instituto/Agência/órgão para o planejamento METROPOLITANO. Aí sim estamos falando sério.

    Curtir

  3. Pela primeira vez vejo um prefeito ter atitude de administrador. Curitiba tem sim muito a ensinar em termos de administração e principalmente planejamento urbano e se esta experiência do Fortunati não for positiva, negativa é que não será.

    A gauchada tem que se abrir a novas ideias. As respostas e questionamentos que leio aqui neste Blog é o melhor exemplo. Tem cada resposta áspera e grotesca que fico até com vergonha de ler! Chegam a dar respostas em tom jocoso e ofensivo aos “colegas” de Blog. Já que falam de educação…

    Curtir

  4. Colocaram antes o link de uma entrevista muito interessante com o ex-diretor do Instituto de Planejamento de Curitiba. Dá para ver muito bem as vantagens e desvantagens de um instituto desse porte. só ver: http://www.gazetadopovo.com.br/entrevistas/conteudo.phtml?id=1194002&tit=O-ultimo-dos-elegantes

    Em todo o caso, penso que Porto Alegre tem uma organização muito boa sobre os temas pertinentes ao planejamento urbano, ENTRETANTO muitos deles são subvalorizados e com excessiva burocracia. Creio que trilhar o nosso próprio caminho deve levar a soluções mais interessantes.

    Curtir

  5. Alguma noticia sobra as obras no cais do porto e orla?

    Curtir

  6. Fortunati, parabéns pela iniciativa!!!

    Curtir

  7. Alguém sabe a quantas anda o caso Eliseu Santos ?

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: