Santa Catarina comemora vitória sobre SP para sediar fábrica da BMW

Site oficial do governo de Santa catarina comemora construção de fábrica da BMW no Estado

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, confirmou a construção de uma fábrica da BMW no município de Araquari (SC), após meses de incertezas. São Paulo também estava na disputa para receber a fábrica alemã.

“Vou para Brasília na segunda-feira (22), para uma reunião com a presidente Dilma Rousseff e a BMW, quando o anúncio oficial será feito”, disse Colombo.

Apesar do anúncio oficial da montadora não ter ocorrido, o site do governo de Santa Catarina publicou uma reportagem comemorando a chegada da BMW. No texto, Colombo explica que o negócio foi fechado “após um ano de negociações”.

Políticos catarinenses também comemoram a vitória publicamente. O secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen, fez anúncio em uma TV local. A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, também já confirmou a informação em entrevistas.

O anúncio oficial da BMW deve ser feito na tarde desta segunda-feira (22), quando os representantes da montadora se reúnem com a presidente Dilma Rousseff, às 15h.

A montadora ainda não se posicionou oficialmente sobre a instalação da fábrica em Santa Catarina.

Investimento de R$ 1 bi para sedans médios

A nova fábrica da BMW será a primeira montadora de Santa Catarina. A BMW estima investir R$1 bilhão, e o governo do Estado prevê a criação de até 6 mil empregos em cinco anos.

A BMW deve produzir sedans médios, e o prazo para a saída do primeiro carro é de dois anos. Entre os modelos que podem ser produzidos em Araquari (SC) estão: X1 Crossover, Sedan série 3 e Hatch série 1.

Localização

Com 25 mil habitantes, Araquari fica próxima de Joinville, a maior cidade de Santa Catarina. A cidade fica 195 km ao norte de Florianópolis e 100 km ao sul de Curitiba (PR).

O governador antecipou que vai assinar na quarta-feira (24) o decreto concedendo incentivos fiscais à montadora: técnicos do governo e da BMW estão finalizando os detalhes, em sigilo. O terreno escolhido em Araquari será pago com os impostos gerados pela fábrica.

UOL ECONOMIA



Categorias:Outros assuntos

Tags:, ,

24 respostas

  1. Minhas mais sinceras condolências aos catarinenses.

    Curtir

  2. Parabéns a Santa Catarina!

    Curtir

  3. Parabéns pelos argumentos! Se negativaram não possuem contra-argumentos.

    Empresas que realmente desenvolvem um país são empresas que trabalham com uma vasta gama de produtos e serviços não montadoras (montadoras de Lego). Veja o exemplo da Siemens ou Mitsubishi.

    Curtir

  4. Enquanto isso o RS afunda na miséria, na estagnação econômica e na perda de importância política, econômica e social…Enquanto SC terá todas as glorias por sediar a BMW, o Atraso Genro vai a Cuba……O último a sair do RS, favor, apague a luz..

    Curtir

  5. Eu confesso que não consigo entender comemorações por mais fábricas de veículos. Se tem uma coisa que a mobilidade urbana nas metrópoles não precisa é MAIS e MAIS carros. Ao contrário, poderíamos gerar tantos empregos com o desenvolvimento de indústrias relacionadas a outros meios de transporte, como montadoras de trens/bondes/aeromóveis, fabricantes de bicicletas, montadoras de ônibus e etc.

    A cereja desse bolo dos valores invertidos é você ler ainda que a fábrica vêm com belos arregos fiscais, quase como se fosse um favor ao país, como se os arregos fossem essenciais à viabilidade do negócio. Ora, todo mundo tá careca de saber que o brasileiro paga um dos preços mais caros no mundo pelos carros mais xexelentos e, ao contrário do que todo liberal cego gosta de dizer, a culpa não é impostos. No Brasil incidem tantos impostos sobre veículos como outros países, mas é o campeão disparado do lucro líquido sobre a venda.

    Ou seja, o Estado que se omite nos investimentos de infraestrutura de transporte, forçando as pessoas a comprar carros a preços mais caros é o mesmo Estado que dá arregos fiscais obscenos para quem fabrica os tais carros. Isso é um assalto escancarado a nossa economia e a sanidade de nossas urbes, mas todo mundo aplaude porque agora estamos fabricando carros de luxo. Que nem 1% da população tem dinheiro pra comprar.

    Claro, vão rebater em seguida com o argumento de que esta fábrica gera empregos. Isso é correto, mas é uma análise demasiado rasa. Vocês já pararam pra pensar quantos empregos a mais uma rede de transporte de qualidade decente abre pra um cidadão? Vocês já pararam pra pensar no custo de oportunidade do dinheiro que as pessoas gastam nos caríssimos carros brasileiro? Quantas outras coisas você poderia fazer com o dinheiro que empenhou no financiamento do bólido?

    Curtir

    • 4 pessoas negativaram porque não vêm nada de errado em dar arrego fiscal pra quem já tira um lucro astronômico

      Curtir

      • O problema é que não vem montadora e nem outros tipos de empreendimentos, desses que você citou acima. Desenvolvimento mixuruca. E precisamos gerar empregos.

        Curtir

    • Fabrica de carros geram empregos e dinheiro, ninguem vai dexar de comprar um carro por que uma montadora vai deixar de vir, se não forem comprar esse BMW, vão comprar um VW, Mercedes, Ford, entre tantos outros.

      A unica diferença é na opção de escolha e concorrencia, sem contar na qualidade da BMW, ja que não da pra contar nos dedos os carros de qualidade fabricados na republica das bananas.

      Sem contar que qualquer pais do mundo iria querer uma fabrica da BMW.

      Curtir

  6. E o Desgovernador Tarso planejando viagens para Cuba, acho que sua comitiva vai aprender como se faz rum por lá!
    Depois da expulsão da Ford pelo Bigode Olívio, todas montadoras têm medo e sabem das forças do contra que residem aqui no RS, por isso a dificuldade em alguma montadora se interessar pelos Pampas!!!
    Mas o mal do mundo é o “capitalismo”, viva la revolución, “nao precisamos de montadoras!!!”.

    Curtir

  7. Todo esse investimento será da BMW somente ou o estado e o município concederá isenções?

    Curtir

  8. Os anti carro pira… shushasuhausuahsa

    Mas 90% da população comemora.. haha

    Ja vou avisar pra mãe esperar pra trocar de carro (recém comprou um novo) pra pegar uma BMW, caso os preços baixem.

    Yeaaaaaaaah….

    Curtir

  9. E nos aqui tendo que pagar os passeios do Tarso na Coreia pra vir de maos abanando ou com fabricas ching-ling na bagagem…

    Curtir

  10. Excelente notícia!

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: