O novo cartão postal de Porto Alegre num sábado radioso de Primavera – atualizado

O Largo Glênio com suas fontes e ampla esplanada, em todo o seu esplendor num sábado ensolarado. Ou seria o Estacionamento do Glênio com seus cones e carros?

(Confesso que desisto de Porto Alegre. Pelo menos por uns tempos)

Este slideshow necessita de JavaScript.

…………………………………………………………………………..

Ah, as comparações são cansativas, mas vamos lá. Abaixo, um dia ensolarado de sábado em Nottingham, Inglaterra. Essa praça também recebeu fontes e projeto arquitetônico. Comparem os detalhes do acabamento com o cimento grosseiro nas fontes secas do largo. Ah, mas a Inglaterra é um país rico. Mas o que, não ultrapassamos o Reino Unido como potência econômica a pouco? Esperamos que o segundo mandato do nosso prefeito procure cabeças melhores para ocupar seus cargos.



Categorias:Outros assuntos

65 respostas

  1. Porto alegre sabe se puxar para baixo, viu? Viva todos os bairros fora do Centro! Cansei de alimentar a esperança de que o Centro, um dia, terá algum charme novamente. O porto-alegrense parece a torcida do Botafogo, acreditando que no fim tudo vai dar certo, sem ter nenhum motivo para acreditar racionalmente nisso.

    Curtir

  2. Alguém já viu o chafariz que tem na C. Gomes? Naquele Urban Concept… tem um jardim com chafariz, mas ele é bem baixo…

    Curtir

  3. Tem muitas coisas que não se entende aqui na capital, a Orla por exemplo é só projetos… e fazer que é bom nada… Vejam Bagdá em dezembro de 2010. Uma olhada na orla da cidade que já foi devastada por bombas, o máximo que aconteceu em POA foi a enchente nos anos 40. http://revistadesafios.blogspot.com.br/2010/12/primeiras-prisoes-de-agressores-igreja.html

    Curtir

  4. O mais urgente é tirar esses carros dali. Não faz sentido um largo, rodeado por prédios históricos, parecer um estacionamento improvisado. De absurdo já bastam os prédios de garagem da mauá, com a melhor vista da cidade, na beira do guaíba.

    Curtir

    • Quando as pessoas resolverem ver o guaiba e começarem a comprar os apartamentos de frente pro guaiba, as construtoras vão comprar os estacionamentos e construir prédios por la.

      O problema é que ai vem os do contra que vão chorar por que vão privatizar a orla (mesmo sendo no lugar de um estacionamento), e ai começa tuuuudo de novo…

      Sabe como é, por que alguem pode ter o que eu sonho, vou fazer de tudo para que ninguem tenha.

      É assim que funciona as coisas em Poa.

      Curtir

      • Vide o estaleiro, que estava abandonado há 20 anos, e nesse meio tempo, ninguém reclamou que aquele pedacinho ínfimo da orla estava inacessível. Foi falar que ia ter residências que caíram de pau em cima. Essa mentalidade é mto f*da. Eu não posso comprar, mas não vejo nada de errado em existir pessoas com poder aquisitivo pra comprar um apartamento milionário na beira do rio. Já essa gentalha que negou o projeto do Pontal vê. Aliás, só viram isso. Ignoraram toda a parte que falava em ruas novas e públicas e restaurante na beira do rio em uma parte abandonada há décadas. No fim, isso vai acabar afugentando novas tentativas de empreendimentos na orla. E temos que lembrar, voltando ao assunto do post, que o Centro é o “coração” da orla. Foi a primeira orla da cidade, onde tudo começou, portanto, deveria ser a primeira a receber atenção, para voltar a atrair público.

        Curtir

  5. bah o que são esses carros ali? PQP em letras gigantes!!! Com tantas opções que podiam colocar resolveram colocar sem nada (nenhum aviso ou algo que caracterizasse) água brotando da terra. Ok. É bonito quando em funcionamento, isso eu não vou negar, mas eles deveriam ao menos ter rebaixado ou elevado o piso e feito umas coisinhas a mais. Fala sério,, é muito amadorismo.

    Curtir

  6. Porto Alegre merece o prefeito que tem… o cidadezinha que das as costas pro centro sujo e mal cuidado,…. Hoje tinha concurso da FASE com milhares de pessoas do interior, e o centro sujo (gari não trabalha final de semana, eu acho) e carros no largo, nada de bonito para amenizar a degradação do centro e seus prédios fantasmagóricos, que são cinzas de sujeira quando não estão cheios de pichação…. Porto Alegre eu curto eu cuido uma ova…..

    Curtir

    • Você só sabe ter olhos para as coisas ruins do Centro.O resto você não tem capacidade de apreciar.

      Curtir

      • Ricardo, o que não temos capacidade de apreciar ?

        Curtir

        • Teatro São Pedro,a Casa de Cultura Mario Quintana,as dezenas de museus,os prédios históricos,a Usina do Gasômetro,etc.

          Curtir

        • Ricardo, tu até tem razão, esses prédios são bonitos. Mas infelizmente, são ilhas no meio da feiúra do centro. De que adianta ter, vá lá, algumas dezenas de prédios históricos bonitos, se há centenas de prédios feios, sujos e pichados, ruas mal-cuidadas, sujas e sem paisagismo, praças atiradas aos mendigos e ao vandalismo, e vários outros exemplos.

          É o mesmo que ver um cadáver em decomposição segurando uma orquídea e querer enxergar só a orquídea, que é a única beleza da cena. No dia que a beleza do centro for maior que o descaso, aí talvez dê pra ignorar os pontos negativos, mas isso tá muito longe de acontecer.

          Curtir

        • Casa de Cultura Mário Quintana? Está tapada com aquelas redes e cheia de escoras de madeira faz anos. E nade de começar a tal reforma. O que tem de bonito isso?

          Curtir

        • Vocês são muito superficiais.Os que só falam mal do Centro nunca assistiram uma peça de teatro no TSP,nem sabem que existe o Jardim Lutzenberger e um bar no topo da CCMQ,dificilmente estiveram em alguma exposição de algum museu,e não acompanham os eventos frequentes na Usina.Apesar do Centro ter algumas áreas degradadas é verdade,nada tira dele a condição de principal pólo cultural da cidade de Porto Alegre.É uma pena que haja pessoas que só saibam julgar fachadas de prédios em vez de aproveitar o contéudo dos mesmos.

          Curtir

        • Bah, conheço tudo isso. Inclusive o Café (Santo de Casa), no topo da CCMQ é um lixão. Péssimo atendimento, caro, tudo no cardápio tava em falta e a “excelente vista do Guaíba” é tapada pelos prédios entre a 7 de setembro, Siqueira Campos e Mauá.

          Curtir

        • Concordo sobre o Café Santo de Casa. Caro e com péssimo atendimento. Sobre o Jardim Lutzemberger: é um foco de mosquito da dengue… só não está mais mal cuidado que a fachada e os elevaodores da CQMQ que só funcionam quando querem. Ricardo: acho que quem não anda frequentando a CQMQ aqui, é tu.

          Curtir

        • Digo, CCMQ.

          Curtir

    • E qual era a opção?
      Ou o prefeito atual que fez algo, ou os outros que iriam acabar com tudo o que foi feito e manter a cidade parada no tempo.

      Não tivemos uma opção de alguem que ia fazer do melhor e com qualidade, tivemos uma opção de alguem que ia fazer algo, e o resto eram de pessoas que NÃO IRIAM FAZER ABSOLUTAMENTE NADA.

      Ganhou o que ao menos tenta fazer algo..

      Curtir

      • Guilherme, acho que a esta altura do campeonato,depois de uma fila interminável de administradores medíocres, precisamos agora competência com C maiúsculo. Votei no Fortunatti e acho que muitas de suas iniciativas são válidas, mas não dá mais pra fazer meia boca do que não fazer absolutamente nada. Poxa, se perdeu meses e milhares de reais fazendo essas fontes e elas ficam secas? (ainda não as vi ligadas)

        Curtir

  7. Lamentável a capital do meu estado ser tão desorganizada, eu sinto uma profunda vergonha, com tanto potencial que Porto Alegre tem.

    Curtir

  8. Esse de Nottingham lembra um projeto em execução na cidade de Araxá em Minas pelo Gustavo Penna, outro fato que derruba o argumento de “país pobre”, já que a cidade é infinitamente menor que POA. Nem vou comentar sobre a fonte portoalegrense pra não me emburrar e pra não repetir o que todo mundo já falou…

    Curtir

  9. E quando o pessoal protesta contra isso apanha da policia

    Curtir

  10. Saiu a noticia semana passada de que vão reformar a fonte, que não saiu como queriam e bla bla bla, todos os defeitos que comentamos no blog.

    Curtir

    • Ehehe, agora vão por fontes dançantes!!!! Po, meses fazendo isso e dizem que não saiu como queriam????? Sem comentários!!!! Bom, eu queria igual a do Hotel Bellagio de Las Vegas ou de Dubai, se por “não saiu como queriam”.

      Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: