BMW confirma primeira fábrica no país, em Santa Catarina

Ian Robertson, vice-presidente do conselho da BMW, confirma 1ª fábrica no país

Após o governo de Santa Catarina ter antecipado o anúncio da construção da 1ª fábrica da BMW no Brasil no sábado (20), o vice-presidente do conselho da empresa, Ian Robertson, cumpriu o protocolo e, depois de um encontro com a presidente Dilma Rousseff, confirmou a fábrica em Araquari (195 km ao norte de Florianópolis).

“A BMW hoje ocupa uma posição de liderança, de dominância no mercado de veículos de luxo no Brasil. Nossa meta é chegar a 30 mil carros por ano na fase inicial que pode crescer ao longo do tempo”, disse Robertson.

A fabricante de carros de luxo pretende iniciar a construção de sua primeira fábrica no país em abril do próximo ano, com investimentos de cerca de € 200 milhões (aproximadamente R$ 530 milhões).

A nova fábrica da BMW será a primeira montadora de Santa Catarina. O governo do Estado prevê a criação de até 6 mil empregos em cinco anos.

A BMW deve produzir sedans médios, e o prazo para a saída do primeiro carro é de dois anos. Entre os modelos que podem ser produzidos em Santa Catarina estão: X1 Crossover, Sedan série 3 e Hatch série 1.

Os preços dos modelos BMW que serão produzidos localmente podem cair entre 15% e 40%, em função de reduções no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e de taxas de importação.

Governador de SC antecipou anúncio

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, confirmou em reportagem no site oficial do Estado o local da construção de fábrica da BMW, após meses de incertezas. São Paulo também estava na disputa para receber a fábrica alemã.

“Vou para Brasília na segunda-feira (22), para uma reunião com a presidente Dilma Rousseff e a BMW, quando o anúncio oficial será feito”, disse Colombo.

Localização

Com 25 mil habitantes, Araquari fica a 25 km de Joinville, a maior cidade de Santa Catarina. A cidade fica 195 km ao norte de Florianópolis e 100 km ao sul de Curitiba (PR).

UOL Economia

_______________________

Veja mais sobre este assunto:

Santa Catarina comemora vitória sobre SP para sediar fábrica da BMW

RS entra na disputa por fábrica da BMW

BMW instalará montadora no Brasil. 6 estados disputam. RS de fora…



Categorias:Economia Nacional

Tags:, , ,

21 respostas

  1. O povo de SC jamais elegerá alguém do PT para governar aquele estado. E a Dilma é uma ingrata pois deveria mandar este investimento para o sofrido RS que sofre com anos de estagnação econômica e não para SC que já tem desenvolvimento suficiente. Foi quando ela era secretaria de Estado de Minas e Energia que o bigodudo da bossoroca expulsou a Ford e colocou o RS no ostracismo hodierno. Ela deveria ter direcionado este investimento para cá, portanto para pelo menos apagar o mal do passado. Preferiu SC. Perdeu o meu voto. Fora Dilma, Fora Tarso, Fora PT!

    Curtir

  2. Vivo em SC e percebo que isto é pura estratégia para potencializar a candidatura da sempre candidata petista ao governo catarinense, Ideli Salvatti, que demonstra poder dentro do governo federal, enquanto o senhor Tarso Genro, apresenta-se como um títere bem patético e fraquíssimo. Um verdadeiro coitado ante a gloriosa corte de Brasília, que se beneficia de tudo o que Rio Grande do Sul produz. O fato de que eles já dominam (PT) o governo estadual, não sentem o mínimo compromisso em retribuir e apoiar o desenvolvimento tão necessário para o povo do RS. E assim, outros estados muito inferiores, além dos sempre poderosos do Sudeste são premiados com investimentos e mais investimentos vultuosos, cabendo ao Rio Grande a estagnação. Quanta injustiça!

    Curtir

  3. A BMW pela primeira vez no Brasil.Bem que o RS podia estar no lugar de SC.De qualquer forma dou parabens aos catarinenses,não é qualquer estado que vence uma disputa dessas ainda mais com SP como concorente.

    Curtir

  4. O engraçado é que o maior concorrente de SC era SP, governada por Serra. E a culpa é do PT…

    Curtir

  5. Que nada, um simbolo destruidor do mundo, hoje em dia montadoras não trazem desenvolvimento, só acabam com o planeta..
    hahaha

    Mas fico contente por SC, e claro, nosso Brasil, tenho certeza que a BMW não vai vender adaptações chinelas como Celta, Uno e Kombi, são carros caros, mas de qualidade, dependendo do preço, pode ser que assuste a concorrência e ajude com os valores dos carros, ja que no Brasil são bizarros.

    Curtir

  6. ATRASO GENRO que ótimo apelido..e nos pensando no alinhamento com o governo dilma e o pimentel nos fazendo de palhaços..um dia se separamo dessa porcaria.

    Curtir

  7. O maior reduto de descendentes de alemães é a região do vale do Itajaí. especialmente a região de Blumenau e Joinville. Este fator com certeza foi um ponto positivo para esta justa escolha. Parabéns SC.

    Nós temos a GM, então não precisamos lamentar a saída da Ford nem a escolha de SC pela BMW. Um pouco para cada um.

    Curtir

    • Também penso assim… Aliás essa região é onde há a maior concentração de BMWs por habitante. Não porque é caro, mas porque as pessoas se sentem sentimentalmente conectadas com sua origem.

      Essa choradeira me parece muito mais vaidade do que realmente interesse em desenvolvimento do estado…

      Voltando ao assunto, pessoas que tem apreço pelo que fazem, pela sua cultura e pelo que compram. Perfeito para empresas que querem colaboradores dedicados e compradores exigentes (exigente não significa ser chato).

      Curtir

  8. Fiquei contente com o resultado.

    Para RS era certo que não viria, pelo menos veio para nossos vizinhos.

    Curtir

  9. Li semana pasada na ZH que diz-se no meu emprearial que somos um Estado de risco para grandes empreendmentos, que sempre que um investimento de vulto estiver em duvida entre ir para nosso Estado ou para outro, que vao escoher o outro, pois dara mais garantias de cumprir contrato, que havera mais estabilidade e menor riscos de protestos virulentos.

    Quando li aquilo, lembrei do Tatu Bola, das antipatias com os investimentos e investidores de coisas para a Copa, do episodio do Arajo Viana, da orla do Jaime Lerner e do Cais Maua, do Pontal do Estaleiro e da Ford: tudo episodios de coisas que qualquer cidade festejaria ganhar, mas que aqui, sofre protestos. E muitas vezes os protestos conseguem ate mesmo cancelar as iniciativas.

    Curtir

  10. Como aurora precursora…

    Curtir

  11. O PT e o Sr. Olívio Dutra expulsaram a Ford daqui.
    Enquanto os outros estados recebem montadoras de carros,
    O R.G.do Sul ganha montadora de elevadores…kkk
    Arranhas-céu já em P.Alegre.

    Curtir

    • Depois desse fato nenhuma montadora nem se quer cogita o RS. Por muitos anos ainda pagaremos por esse ato de radicalismo ideológico.

      Curtir

      • Mas o interessante é ver que o governo federal atual é PT e trabalha em favor de todos os outros estados, inclusive de Santa Catarina, para que no futuro a Ideli Salvatti ganhe a eleição, e vejamos que SC acabou de afrontar e lesar a União e demais estados com uma guerra fiscal dos portos. Como o governo do RS já é do PT, torna-se conveniente manter os mitos do passado de que as grandes empresas não tem espaço, para que o governo federal continue beneficiando os outros estados. Infelizmente os gaúchos são tratados com desdém, talvez pagando o preço de terem dado abrigo a ex-guerrilheira nos tempos em que era perseguida. Agora como toda poderosa é assim que retribui. Bondades e subsídios para os outros estados e humilhação para o Rio Grande.

        Curtir

    • Antes de qualquer coisa não sou partidário. Mas acho que esse papo de “ai a Ford foi embora blablabla…” já deu o que tinha que dar. Todo mundo sabe disso. Cabe a nós elegermos políticos que não querem transformar o RS em Cuba.

      Curtir

    • E pra complementar. O problema não é o PT, e sim uma corja que faz parte desse partido. Retrógrados e comunistas (principalmente em Porto Alegre). Em muitas cidades políticos, nesse caso o Jairo Jorge, têm feito um ótimo trabalho, como é o caso de Canoas. A cidade ficou anos adormecida e hoje brota investimentos por todas as partes. Não é à toa que o prefeito foi reeleito com folga.

      Curtir

  12. Gente chorando abaixo porque a Nação Riograndense (sic) não foi a escolhida.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: