BMW confirma primeira fábrica no país, em Santa Catarina

Ian Robertson, vice-presidente do conselho da BMW, confirma 1ª fábrica no país

Após o governo de Santa Catarina ter antecipado o anúncio da construção da 1ª fábrica da BMW no Brasil no sábado (20), o vice-presidente do conselho da empresa, Ian Robertson, cumpriu o protocolo e, depois de um encontro com a presidente Dilma Rousseff, confirmou a fábrica em Araquari (195 km ao norte de Florianópolis).

“A BMW hoje ocupa uma posição de liderança, de dominância no mercado de veículos de luxo no Brasil. Nossa meta é chegar a 30 mil carros por ano na fase inicial que pode crescer ao longo do tempo”, disse Robertson.

A fabricante de carros de luxo pretende iniciar a construção de sua primeira fábrica no país em abril do próximo ano, com investimentos de cerca de € 200 milhões (aproximadamente R$ 530 milhões).

A nova fábrica da BMW será a primeira montadora de Santa Catarina. O governo do Estado prevê a criação de até 6 mil empregos em cinco anos.

A BMW deve produzir sedans médios, e o prazo para a saída do primeiro carro é de dois anos. Entre os modelos que podem ser produzidos em Santa Catarina estão: X1 Crossover, Sedan série 3 e Hatch série 1.

Os preços dos modelos BMW que serão produzidos localmente podem cair entre 15% e 40%, em função de reduções no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e de taxas de importação.

Governador de SC antecipou anúncio

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, confirmou em reportagem no site oficial do Estado o local da construção de fábrica da BMW, após meses de incertezas. São Paulo também estava na disputa para receber a fábrica alemã.

“Vou para Brasília na segunda-feira (22), para uma reunião com a presidente Dilma Rousseff e a BMW, quando o anúncio oficial será feito”, disse Colombo.

Localização

Com 25 mil habitantes, Araquari fica a 25 km de Joinville, a maior cidade de Santa Catarina. A cidade fica 195 km ao norte de Florianópolis e 100 km ao sul de Curitiba (PR).

UOL Economia

_______________________

Veja mais sobre este assunto:

Santa Catarina comemora vitória sobre SP para sediar fábrica da BMW

RS entra na disputa por fábrica da BMW

BMW instalará montadora no Brasil. 6 estados disputam. RS de fora…



Categorias:Economia Nacional

Tags:, , ,

21 respostas

  1. O povo de SC jamais elegerá alguém do PT para governar aquele estado. E a Dilma é uma ingrata pois deveria mandar este investimento para o sofrido RS que sofre com anos de estagnação econômica e não para SC que já tem desenvolvimento suficiente. Foi quando ela era secretaria de Estado de Minas e Energia que o bigodudo da bossoroca expulsou a Ford e colocou o RS no ostracismo hodierno. Ela deveria ter direcionado este investimento para cá, portanto para pelo menos apagar o mal do passado. Preferiu SC. Perdeu o meu voto. Fora Dilma, Fora Tarso, Fora PT!

    Curtir

  2. Vivo em SC e percebo que isto é pura estratégia para potencializar a candidatura da sempre candidata petista ao governo catarinense, Ideli Salvatti, que demonstra poder dentro do governo federal, enquanto o senhor Tarso Genro, apresenta-se como um títere bem patético e fraquíssimo. Um verdadeiro coitado ante a gloriosa corte de Brasília, que se beneficia de tudo o que Rio Grande do Sul produz. O fato de que eles já dominam (PT) o governo estadual, não sentem o mínimo compromisso em retribuir e apoiar o desenvolvimento tão necessário para o povo do RS. E assim, outros estados muito inferiores, além dos sempre poderosos do Sudeste são premiados com investimentos e mais investimentos vultuosos, cabendo ao Rio Grande a estagnação. Quanta injustiça!

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: