Novo aeroporto tem emenda do deputado estadual Lucas Redecker

Projeto destina R$ 800 mil para a realização do estudo de implantação do 20 de Setembro

Porto Alegre – O deputado estadual Lucas Redecker (PSDB) apresentou emenda ao Orçamento de 2013 do governo do Estado, que destina R$ 800 mil para a realização do estudo de implantação do Aeroporto 20 de Setembro. Redecker apresentou a emenda porque o estudo de viabilidade não foi realizado até o momento, da mesma forma que não ocorreu o estudo de implantação do aeroporto regional de Vila Oliva, na Serra.

Para o Orçamento de 2013, consta a previsão de apenas R$ 800 mil para a execução de dois estudos, a metade do valor que estava previsto para este ano. Isto levou Redecker a apresentar emenda, garantindo mais R$ 800 mil. “O presidente da Infraero já se manifestou favorável à construção do novo aeroporto e a emenda vai ao encontro deste aval positivo, para que saia do papel o quanto antes possível”, disse Redecker.

O parlamentar é também o deputado estadual que mais apresentou emendas ao Orçamento de 2013. No total, foram 138, beneficiando 121 municípios, nas área de saúde, agricultura, infraestrutura e educação.

O projeto de lei 227/2012, que estabelece o Orçamento do Estado para 2013, deverá ser votado em plenário entre os dias 13 e 22 de novembro.

Diário de Canoas



Categorias:Aeroporto 20 de Setembro

Tags:, ,

99 respostas

  1. mas ainda continuam com isso ? Pessoal da pra ampliar e muito bem o Salgado Filho ainda, ta certo que da pra fazer outro aeroporto, mas isso pode ser mais pra frente e não tão longe de Porto Alegre, imagina o gasto com taxi ? os taxisistas vão fazer festa de ano novo todo dia, o Salgado Filho tem boa utilização ainda, e pode ser sim ampliado. as vezes vejo as fotos do nosso aeroporto aqui no blog e também no blog Porto Alegre ao vivo e vejo que ele tem espaços para a ampliação, e olha que não sou engenheiro, mas vou dar um exemplo de ampliação que até coloquei no blog Porto Alegre ao vivo que tem link aqui no blog: interligar o terminal 1 com o 2, fazendo obras de ampliação ali no antigo terminal de cargas, ja que vai ter um TECA novo que está sendo construindo, ali daria um baita terminal de passageiros, e o terminal 2 poderia ser reformado colocando os fingers para as aeronaves assim como tem no TPS 1 com um patio de aeronaves novo tbm, que segundo noticias ta em licitação pela infraero. o Salgado Filho ainda tem vida util, é so saberem usar o mesmo.

    abraço

  2. Esse pessoal é muito falador e não entende nada de aviação.

  3. Alguns detalhes sobre o Salgado Filho:

    Pista – só comporta uma e para amplia-la apresentou alguns probleminhas técnicos como solo frágil e um hipermercado no final. A solução para o solo não sei o que farão, mas em relação a barreira no fim, vão fazer a pista em rampa, com desnível positivo de 10 m na cabeceira. Para adensamento do solo falavam que o aterro deveria “repousar’ uns dois anos. Agora já não sei mais porque falam em finalizá-lo para a copa.

    Aliás, falando em copa, para isso não há necessidade técnica de ampliação da pista pois se o SF funcionou até hoje, inclusive com POA sediando muitos grandes eventos, como o FSM, não é impedimento para a copa!

    Terminal de passageiros: tem muito a ampliar, podendo duplicar o atual ou até triplicar.

    O TECA – Terminal de Cargas – será removido para a outra extremidade (em obra), liberando espaço para estacionamento de aeronaves.

    Estacionamento: há planos de se construir mais um para 4 mil veículos, ao lado do já existente.

    Mas temos que considerar que o Brasil crescerá e que ainda poucas pessoas viajam de avião. Esperem a classe C começar a viajar – hehe

  4. Se dividirmos a população da GPOA, qual o percentual que reside e trabalha ao norte do Rio Gravataí? Acho a localização do aeroporto excelente. Mas tem que ter trem ou aeromóvel até lá. Aí fica perto. Muito perto. De todo mundo. Alô, Metroplan!

  5. Esse aeroporto é fruto de uma pressão política desses deputados do vale dos Sinos/Taquari pra puxar a sardinha do seu lado. Considero ele inviável (não há demanda), e mais, considero absurdo do ponto de vista em mobilidade urbana. Vocês estão comparando com outras cidades do mundo, querendo que Porto Alegre copie o que ELAS TEM DE RUIM, de horrível. É um terror ir a SP e ter que descer em Guarulhos e ficar horas em engarrafamento. Confins e Fiumicino, idem. Porto Alegre tem um aeroporto numa área centralíssima (1,4mi de hab. ao sul (POA-Guaíba), (500mil a leste (Gravataí/Litoral) e uns 2,5 ao norte (eixo Trensurb), a abastecido por um trem metropolitano, uma rede ferroviária (desativada, verdade, mas com potencial de expansão) e próximo à Free-Way (litoral e zona Sul do estado). E SIM, já vi muita gente de mala dentro do Trensurb, todo dia vejo aeromoças e funcionários, descendo ali e indo a pé do trem ao terminal. Enfim, que acabem com essa bobagem de aeroporto na PQP, se é pra investir em outro é só olhar no Google, BASE AÉREA DE CANOAS é o lugar.

  6. Deveriam planejar um trem para levar os passageiros até o aeroporto, como tem de Fiumincino até Roma, linha direta. Se basear somente nesta rodovia do Parque para chegar ao aeroporto?? não sei não acho que ficará saturada em pouco tempo…

    • Deveriam, o problema é que esse aeroporto já nasceria com a necessidade de um investimento público da ordem de 2 a 3 bilhões de reais na construção de uma linha de trem, sendo que milhões de pessoas da RMPOA esperam esse tipo de investimento há décadas..

    • O Trensurb leva até Novo Hamburgo e de lá toma-se um ônibus executivo ou um táxi, ficando bem em conta o valor.
      Como as pessoas colocam empecilhos sem base técnica….

      • Ah sim, muito prático isso. Só vai levar uma hora e meia pra chegar no aeroporto. Fantástico.

        • Exato, ainda mais se levar em conta que o Trensurb cobre POA q é uma beleza. Só estações em áreas não-residenciais. Ou seja, pega um taxi/lotação/ônibus da tua casa até o trem, aí pega o trem, vai até Canoas ou Esteio (pq Novo Hamburgo passa MUITO de Nova Santa Rita) e de lá pega um ônibus. Poucas baldeações, bem rápido e prático. Isso contando que as pessoas não estão com muita bagagem, nem em horário de pico tendo que arrastar mala no meio dum vagão lotado de trem, ou num ônibus.

  7. Detalhe importante: se for construído, o que acho que será futuramente pois este novo aeroporto é fundamental para a ampliação do serviço aéreo que tem muito a crescer, será no modelo PPP (parceria público-privado), o que não sairá dos cofres do governo todo o investimento.

    Além disso, o SF não será aposentado, da mesma forma que não foi Pampulha em BH.

    A região metropolitana de POA só tem a ganhar, pois atualmente as grandes empresas exportadoras da região não estão localizadas em PA, mas nas cidades periféricas da região, o que facilitará o acesso do TECA – Terminal de Cargas futuramente.

    • Pelo que parece o da Pampulha ficou relegado a duas empresas aéreas, de acordo com esse link aqui: http://www.infraero.gov.br/voos/index.aspx

      Parece que fizeram o mesmo que o terminal 2 aqui, só que aqui, ambos usam a mesma pista. Mas, como o fmobus disse que a pista não chega a ser o problema, e sim o terminal, acho que ampliando o terminal 2 daqui pra capacidade máxima (a mesma da época em que só existia ele) e aumentando o terminal 1, acho que já fica de bom tamanho pra demanda de POA.

  8. Vocês são muito reclamões. Peguem o exemplo de SP, tem Congonhas (doméstico) e Guarulhos (doméstico e internacional). Seria exatamente a mesma coisa aqui, e se esse aeroporto fosse privatizado apoiava ainda mais a idéia. Muitos aqui não tem muita noção de aviação e acabam falando algumas coisas bizonhas, mas aviação vai muito mais além de encher de passageiros o avião, botar gasolina e é isso, vocês acham o que? Que é moleza melhorar o aeroporto aqui? E sim, eu sou a favor de melhorar o SF e construir o 20 de Novembro, até porque QUANDO ele ficar pronto a gente já vai estar mais do que sobrecarregado. Pensem pessoal, estamos precisando de infraestrutura aeroportuária, coisa que nem chegamos perto de ter uma BOA no Salgado FIlho!!

Faça seu comentário aqui: