Trensurb abre licitação para instalar ar condicionado nos vagões

Diretor da empresa, Humberto Kasper, diz que medida antecede a modernização da frota

Foto: Gilberto Simon – Porto Imagem

A Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) abriu uma licitação para climatizar a frota, de 25 trens, com aparelhos de ar condicionado. O prazo é de dois anos e meio, a partir da ordem de início do serviço, para que os equipamentos sejam instalados, com o primeiro trem já climatizado dentro de seis meses.

A sessão pública para a abertura de propostas ocorre em 22 de novembro. De acordo com o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, o processo antecede a modernização da frota, que ainda prevê a compra de composições novas, a partir de 2014. As empresas interessadas devem fazer visita técnica à Trensurb a fim de verificar as peculiaridades do sistema, regulamentos, normas técnicas e administrativas, condições do local, montagem, testes, treinamentos e demais informações. A atividade é indispensável à participação na licitação. O agendamento deve ser feito até o dia 19 de novembro.

Correio do Povo

 



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19 respostas

  1. Porque tudo demora tanto? Demoraram o que, décadas para PENSAR no ar condicionado, e, quando chegam de repente à conclusão que precisava, vai levar mais dois anos e meio? OK.

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    • As pessoas aqui se acostumaram com a merda. Esse prazo é terrível, mas é até bom pro Brasil.

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      • Vocês todos esquecem uma coisa, a extensão do Trensurb até Novo Hamburgo, não estava no planejamento a médio prazo, inclusive a compra de novas composições é para suprir a nova demanda. Ou seja, apareceram novas necessidades que tem que ser compatibilizadas com a capacidade de investimento.

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      • Quanto mimimi…

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        • Ah, porque tu acha quase 3 anos pra colocar ar em 25 trens um prazo aceitável. No Japão eles fabricariam 25 trens novos em um mês, ou algo do tipo.

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  2. Eu to até acostumado com nossos trens, mesmo sendo velhos acho eles eficientes. Agora com Ar Condicionado então vai fica muito melhor.
    Minha implicância sempre foi com os bancos. Mas como nem lembro a última vez que consegui um lugar para sentar, isso nem me incomoda mais.

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  3. E daí se os trens são velhos? Bem conservados e com ar vão ser ótimos. POA vem comprando “ônibus novíssimos” sem ar nas últimas administrações e o resultado? Bom mesmo é pegar algumas linhas como a Juca Batista que estão usando ônibus “velhos” (com ar condicionado).

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    • Bom seria ter trens novos, confortaveis e com ar, mas como ja estamos acostumados a pensar pequeno..continuamos pensando assim que estamos num bom caminho… Ironic mode on

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  4. Os trens da linha C de Nova Iorque são tão velhos quanto os nossos, mas tem AC há muito tempo. Então trem velho não é o maior dos problemas, trem sem AC é duro no verão, quem já usou o sistema sabe…

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  5. Tinham que reformar tudo em 6 meses. Quanta demora, é um exagero. Mas fico feliz de finalmente terem tomado atitude quanto a isso, ar condicionado é indispensável à vida, quem mora em Porto Alegre deve ter percebido a umidade TERRÍVEL que teve hoje.

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    • Lucas
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      Só um pequeno cálculo, se no transporte até o local para a renovação do trem, a renovação propriamente dita, e o transporte de volta, se demorasse 2 meses (um prazo, razoável como dirias) teríamos 8 trens a menos na operação, ou seja se com os trens existentes com menos 8 trens como eles operariam o sistema?
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      O problema que não tem folga, ou seja, não tem trens suficientes para substituir os que estão em reforma.

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      • Mas por que eles não podem dar uma de Carris e ter uma equipe capaz de fazer isso na “garagem” dos trens?

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      • Lucas
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        O que estás falando é o que se fazia até a década de 60. As empresas públicas e o serviço público em geral tinha um corpo técnico de manutenção próprio que em épocas em que a manutenção baixava eles faziam serviços de reforma do patrimônio público.
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        Este corpo técnico não pode ser subdimensionado como é hoje em dia e superdimensionado, como ocorreu no passado.
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        Outro problema é a manutenção de verbas de custeio, pois no momento que chega um plano de contingenciamento ficam esses funcionários meses ou até anos parados sem ter como fazer (não ter o que fazer, pois isto sempre tem). Por exemplo, um caso muito comum tanto no serviço público como empresas de economia mista, tens pintores, por exemplo, mas não tem TINTA, os que são trabalhadores, enlouquecem (literalmente, eu conheci na UFRGS há vinte tantos anos dois casos desse tipo), os que são vagabundos ficam ainda piores.
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        Outro problema é que executar manutenção não dá votos nem propina, é melhor para determinados políticos deixar tudo cair aos pedaços para depois licitar novas obras.
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        Para se compreender os problemas do serviço público, só trabalhando nele, pois os meandros são tantos que quem está de fora só enxerga parte do problema.

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  6. 25 trens em dois anos = 1 trem por mês. Cada trem com 4 ou 5 vagões = Instalação do ar em 1 vagão por semana de 5 dias! Atualiza e não compromete a frota e espaço de oficina.

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  7. Prazo de 2 anos e meio para climatizar todos os trens? Broxante…

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  8. Tinha que trocar os trens, os atuais estao muito ultrapassados, design antigo, sem nenhum conforto

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    • Marisa
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      Leste a notícia com cuidado.
      Primeiro a climatização é uma solução de emergência, depois eles vão adquirir novas composições e por fim vão reformar as antigas, é um cronograma de obras.
      Em todo o mundo o processo é feito assim, traça-se um cronograma factível e após se cumpre o mesmo. Não é muito difícil.

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      • Sim, neste ritmos meus netos vao andar em trens do inicio dete seculo finalmente… No serviço privado se instala o sistema em duas smanas, aqui vai se levar dois anos, para trocar a frota mais algumas decadas certamente… Muito bom…

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        • Como falei a baixo, o sistema privado de ônibus fez a maravilha de renovar a frota com ônibus piores (sem ar). Way to go!

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