Mais cinco estações e 50 bicicletas de aluguel a partir de amanhã

imagem92342

A partir de quarta-feira, 31, entram em funcionamento cinco novas estações do BikePoa, localizadas no Largo Zumbi dos Palmares, Travessa do Carmo, Ginásio Tesourinha, Shopping Praia de Belas, Escola Parobé e Região dos Tribunais (av. Aureliano de Figueiredo Pinto), além de 50 novas bicicletas públicas de aluguel. Devido a questões técnicas, a área da Redenção, que estava prevista, ficou para a próxima etapa de implantação.

Desde a inauguração, dia 22 de setembro, o sistema BikePoa de bicicletas públicas já tem mais 7.7 mil cadastrados e 7.2 mil viagens realizadas. A estação que tem mais procura por bicicletas, até o momento, é a Usina do Gasômetro. “Até dezembro, teremos mais dez estações e 100 bicicletas, totalizando 20 pontos e 200 bicicletas. Nosso objetivo é modificar a cultura do trânsito, inserindo a bicicleta como meio de transporte, não só de lazer”, afirmou Vanderlei Cappellari, diretor-presidente da EPTC.

Os usuários podem se cadastrar no site do BikePoa (www.movesamba.com/bikepoa), em aplicativos para smartphone (IPhone e Android) ou por celular convencional, via portal de voz, ligando para o fone (51) 4063-7711. O valor do passe mensal é R$ 10 e o diário R$ 5, podendo utilizar o sistema durante todo o dia, das 6h às 22h, nas duas modalidades. As viagens devem ser realizadas em até uma hora. Após esse tempo, há um intervalo de 15 minutos para possibilitar outras viagens, com a mesma ou outra bicicleta. O objetivo é dar rotatividade e manter as estações com bicicletas para todos os usuários.

Funcionamento:

Habilitação – Para utilizar o sistema de bicicletas públicas de aluguel, o usuário deve informar o número do cartão de crédito. Há três maneiras de habilitar o passe do BikePoa: via celular convencional por portal de voz (fone 51 4063-7711), celular do tipo smartphone (via aplicativos do IPhone e Android) ou pelo site http://www.movesamba.com/bikepoa.

Retirada das bicicletas – O usuário poderá retirar as bicicletas das estações de duas maneiras: via celular convencional (portal de voz) ou por smartphones (via aplicativo sistema IPhone e Android).

Locais das Estações do BikePoa:

Existentes – Largo Glênio Peres/ Mercado Público/ Praça da Alfândega/ Casa de Cultura/ Usina do Gasômetro/ Câmara Municipal

Novas – Ginásio Tesourinha/ Praia de Belas Shopping/ Escola Técnica Parobé/ Largo Zumbi dos Palmares/ Região dos Tribunais (av. Aureliano Figueiredo Pinto)

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Aluguel de biciletas, Bicicleta

Tags:,

32 respostas

  1. Alguém sabe onde será esta estação da redenção?
    Até agora só se fala em uma estação, mas eu presumo (e é só um palpite mesmo, não sou nenhum especialista) que vá ter muita demanda pelas bicicletas no parque, especialmente nos finais de semana. Há previsão de instalarem outras? Se for só uma ela vai ser maior, com mais bicicletas?
    Pela demanda não só do parque mas como dos bairros ao redor, acho (de novo, palpite) que deveria ter uma estação próxima do bom fim, outra próxima do Santana e outra próxima da Cidade Baixa.

      • Lucas, obrigado, isso faz mais sentido. É que até agora todas as reportagens falavam em “a” estação Redenção, sem citar outras futuras ou a localização dessa “primeira” então comecei a temer que seria só uma.
        Acabei acessando o mapa que tem no site do serviço e achei algo estranho: existe uma estação chamada “Redenção Araújo Vianna” mas que consta como endereço “Avenida Loureiro da Silva” e que está posicionada na esquina da Perimetral com a Lima e Silva. Acho que erraram a posição dela, pois está a uma quadra da estação do Largo Zumbi e em um ponto sem nenhum grande atrativo, fora que o nome não tem nada a ver com o lugar…

  2. Galera,

    Aqui diz que temos já tinhamos 6 estações. Mas quais?? Aqui diz que tem uma no mercado e outra no largo Glenio Peres… MAS NÃO SÃO AS MESMAS???

  3. Gilberto: alguma foto legal das estações? Alguma que realmente dê pra enxergar a placa, o sistema todo?

  4. Se eu me cadastrar nesse bikepoa, posso utilizar as bikes no rj também?
    Como se trata do

    BikePoA
    http://www.mobilicidade.com.br/bikepoa.asp
    Bike PoA é um projeto de sustentabilidade da Prefeitura de Porto Alegre em … As Bicicletas do Bike PoA estão disponíveis em Estações distribuídas em pontos …

  5. E as do Parcão, alguma previsão?

  6. Pena que não tem espaço nas ruas pra andar com essas bicicletas. Já vi um pessoal andando na calçada, se incomodando e incomodando os pedestres.

  7. Estou esperando alguma estação na UFRGS centro ou próximo…

  8. Quais serao essas questoes tencnicas, que fazem com que NAO CONSIGAM implantar estacoes de bicicletas na Redencao???

  9. Duas coisas que podiam melhorar:

    1) Sinalização das estações: algumas estações ficam difíceis de enxergar a partir do ponto de referência. Por exemplo, a do Mercado Público está meio longe do mercado propriamente dito, e quem não conhece a região (e.g. turistas) poderia ter dificuldades em localizar as bikes. Acho que a solução é ter placas indicando a direção da estação mais próxima (no entorno) e uma placa grande no poste na estação propriamente dita.

    2) Localização das estações: de novo a do mercado falha nesse quesito: seria mais lógico tê-la no Largo Glênio Peres, à vista de todos, e não escondida no estacionamento em frente ao chalé. Outro exemplo é a da Praça da Alfândega, que fica num cantinhozinho da praça, e não no “coração dela”.

    Visibilidade é fundamental pra uma coisa desse tipo funcionar.

    • Uma pessoa negativou porque quer que as estações sejam invisíveis.

      • e eu negativei pq tu tens que aceitar negativadas. fora isso, até concordo contigo, e fico na torcida das estações chegarem logo na zona sul.

      • Mobus, algumas pessoas acham que o sistema de avaliações é o que tu acha da pessoa e não do comentário da pessoa. Eles não avaliam idéias, eles avaliam pessoas, se eles não gostam da pessoa, mesmo que a idéia seja boa, eles vão negativar, pois eles são pessoas muito sensatas e inteligentes e não sabem dissociar as idéias das pessoas que as formulam.

      • Do jeito que oferta x demanda esta, nao seria uma má ideia!
        Deve ser um parto achar uma num domingo de tarde.

    • Uau! Agora descobri onde fica a do mercado…claro que eu não fiquei procurando, mas como uso o trem na estação mercado passo lá todos os dias e nunca tinha visto as bicicletas…

    • Quem decide os locais é o Carrolari ;.)

    • Não acho isso certo de maneira alguma. Só porque o ponto de referência é um ponto turístico não quer dizer que a estação deva ficar na porta dele. Pega como exemplo o sistema de aluguel de bicicletas de Paris que já tem 20600 bicicletas e 1451 estações: elas não ficam na frente de Notre-Dame, no pé da torre Eiffel ou parafusadas na pirâmide de vidro do Louvre, mas as estações provavelmente têm os nomes dos pontos turísticos.

  10. Onde fica a travessa do Carmo??

  11. Gosto do sistema, mas me pergunto porque está indo tão devagar a instalação das estações. Alguém sabe se tá com alguma pendência da licitação na justiça?

    • Tá indo devagar porque tudo nessa cidade vai devagar. A 2ª etapa dos conteineres de lixo por exemplo faz mais de ano que é aguardada.

  12. Excelente…

  13. Estava olhando o mapa das estações… Sacanagem, tem duas estações na PUC e nenhuma na ESEF.

Faça seu comentário aqui: