Passei hoje a tarde em frente ao antigo Hotel Nacional, na rua Sete de Setembro esquina com a rua João Manoel, centro histórico. O prédio foi tombado pela Secretaria Municipal Cultura de Porto Alegre, em junho 2003. Em reforma há vários meses, fiquei bem contente pois sua reforma está em andamento, com a presença de trabalhadores no local.
Em princípio, o prédio abrigará uma agência bancária no térreo e salas comerciais nos demais pavimentos.
História
O Hotel foi construído em 1919, projetado pelo arquiteto italiano Augusto Sartori, em estilo eclético-historicista. Possui 6 pavimentos ricamente trabalhados.
Na década de 40, o hotel entrou em decadência e em 1953 passou a abrigar um escritório de engenharia. Em 1991 um incêndio destruiu praticamente todo o prédio, restando apenas a torre de circulação e a fachada.
Em 2006, o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Comphac) aprovou o Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU) para a reforma e restauração do imóvel.

Antigo Hotel Nacional, rua Sete de Setembro, Centro Histórico. Reforma em andamento. Foto: Gilberto Simon – 31/10/2012
Informações sobre o prédio: Viva o Centro
Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Restaurações | Reformas, Revitalização do centro
finalmente uma boa noticia!
CurtirCurtir
Eu alertei uns tempos atrás que com a duplicação da Voluntários era provavel que perderíamos muita coisa do patrimônio histórico… Alguem sabe me confirmar se vão tocar abaixo esse prédio: http://goo.gl/maps/l7h9q Seria uma lástima, um prédio muito parecido com alguns típicos da antiga cidade de Freistadt Danzig…
CurtirCurtir
Não sei dizer, mas tomara que o lado oposto da rua seja demolido, só tem prédio horrível.
CurtirCurtir
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2011/02/duplicacao-da-voluntarios-da-patria-preservara-fachadas-de-predios-historicos-3200678.html Entre a Conceição e a Sertório deve constar todos os prédios históricos… Mas esse deve ser tombado, se não não deixariam só a fachada. Já teriam demolido há tempos.
CurtirCurtir
você viu que a via terá canteiro central… seria legal fazer uma campanha desde já contra o plantio de jerivás nesse canteiro…
CurtirCurtir
Excelente notícia! eu tava acompanhando essa reforma e tentando imaginar o que fariam ali….
Meu medo era de que mudassem completamente a fachada.
Muito bom!
CurtirCurtir
Maravilha das maravilhas……
CurtirCurtir
O outro dia passei na frente do prédio histórico MOINHO! Fiquei c/pena porque poderia ser restaurado e transformado num espaço cultural.
CurtirCurtir
Aqui tem um bom trabalho do Departamento de Arquitetura da UFRGS sobre os antigos hotéis de POA. – de Silvia Lopes Carneiro Leão http://www.ufrgs.br/propar/publicacoes/ARQtextos/PDFs_revista_0/0_Silvia.pdf Tem alguns prédios que desapareceram totalmente e o prédio na rua dos Andraas, da antiga Vasp que esta atualmente, para alugar ou a venda, era um hotel. Como esta descrito nesse artigo.
CurtirCurtir
SENSACIONAL. Adoro o prédio que, hoje, descobri era o Novo Hotel Jung. Guardarei esse trabalho.
CurtirCurtir
Fantástico o artigo. Sempre lembro que minha avó (do interior) disse que passou a noite de núpcias no Novo Hotel Jung. Naqueles tempos a viagem até a praia levava mais de um dia então tinha parada em POA 😀
CurtirCurtir
Adoro esse prédio. Cada sacada é de um jeito diferente. Pena os jerivás.
CurtirCurtir
É um prédio bonito, legal!
CurtirCurtir
Passo todo dia por ele, ta ficando show…
Pintaram 3 tons de laranjas na lateral dele, provavelmente para decidir a cor.
CurtirCurtir
Laranjaaaaa nãoo, embestaram em pintar prédios históricos com estas cores toscas, porque não usam uma cor mais clássica, um marrom ou algo do tipo.
CurtirCurtir
Gilberto, você viu que bacana ficou a Livraria do Globo? Pelo que li a Renner gastou quase 10 milhões por lá. Será que vocês não conseguem mais informações desse projeto? Essas empresas estão ganhando algum benefício fiscal?
CurtirCurtir
Realmente, ficou ótimo o projeto, na minha opinião. Ainda não sei muita informação, mas vou pesquisar e fazer um post sobre este exemplo positivo de restauração e readequação de um imóvel tombado.
Aqui tem umas fotos do Memorial da Livraria do Globo, feitas pela jornalista Letícia Castro: http://www.flickr.com/photos/leticiacastro79/sets/72157629312713016/
CurtirCurtir
Notícias boas hoje, então!
CurtirCurtir