Calçadas: melhorias em mais de 20 pontos da Prefeitura

Projeto começou no Centro Histórico e Cidade Baixa Foto: Ivo Gonçalves/PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre contabiliza, até o momento, mais de 20 pontos de intervenções em calçadas em endereços próprios ou passeios de grande circulação da cidade. O projeto que começou pelos bairros Centro Histórico e Cidade Baixa está avançando pelo Bom Fim, Menino Deus e Moinhos de Vento, além de áreas próximas a esses bairros.

Mais de 10,6 mil calçadas foram vistoriadas pela fiscalização e centenas de proprietários já regularizaram a situação de seus passeios, cumprindo os prazos do projeto voltado à revitalização das calçadas e à conscientização dos cidadãos sobre as suas responsabilidades no processo de conservação dos passeios públicos.

A prefeitura está destinando mais de R$ 4,5 milhões, por meio da Smov, para consertar calçadas de prédios sob sua responsabilidade. Algumas dessas intervenções estão concluídas, outras estão em execução ou em fase de projeto.

Na Praça da Alfândega houve melhorias na colocação de pedras portuguesas. O local está em fase final de revitalização pelo Projeto Monumenta, com novos passeios, iluminação pública das vias e recuperação das grades dos canteiros, bancos, ajardinamento e limpeza e restauração das esculturas.

O Largo Glênio Peres teve o basalto substituído por blocos de concreto, que é mais resistente ao peso e evita a manutenção constante dos rejuntes que acabavam soltando. Outra obra em execução pela prefeitura no Centro Histórico é a Rua Andrade Neves, onde um calçadão único, com piso tátil e acessibilidade, está substituindo calçadas antes esburacadas, mantendo um padrão único no local. Outros endereços com obras concluídas são o entorno do Paço Municipal e do Mercado Público, e as praças Argentina e Parobé.

Mais de 20 pontos da Prefeitura com melhorias em calçadas
Na foto: Praça Campo Salles Foto: Ivo Gonçalves/PMPA

Próximos passos

Entre as próximas etapas do projeto, estão as obras em calçadas que serão totalmente reformuladas, pois sofrerão intervenções maiores, com mudança estrutural, como é o caso da Rua da Praia, que terá recuperação total, com todo o piso retirado e as redes subterrâneas recuperadas. A ideia é que o novo pavimento suporte o trânsito de veículos pesados (como transportadores de valores, caminhão de coleta de lixo e bombeiros, por exemplo).

De acordo com a coordenadora do Gabinete de Articulação Institucional, Ana Pellini, em muitos locais a melhoria das calçadas é acompanhada de obras de infraestrutura mais profundas, como a modernização das redes subterrâneas envolvendo o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) e de Água e Esgoto (Dmae), empresas de telefonia, redes de lógica, entre outras, para evitar que, após a troca do pavimento, ele seja danificado. Em outros locais, há um projeto urbanístico complementado pelas calçadas, como foi o caso da praça Otávio Rocha, onde houve revitalização com recuperação dos pisos (pedra portuguesa, saibro e ladrilho hidráulico), manejo da vegetação e recuperação da iluminação.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, calçadas

Tags:,

22 respostas

  1. O mesmo piso/blocos de concreto, que esta na última foto, também, esta sendo colocado na praça Argentina. E parece que foi “comprado” pela UGES, caso foi(?). Sua sede na Rua Andre da Rocha, bem próximo dessas obras e muito recentemente, teve obras nas suas calçadas… Achei curioso esse fato..

    Curtir

  2. O ladrilho do canteiro da Salgado Filho está uma vergonha… há poucos dias, taparam os buracos com cimento, dando uma impressão de desleixo total. Espero que esteja prevista a reposição do ladrilho hidráulico da Salgado Filho, o que daria um novo ânimo para uma avenida que só vem sofrendo degradação ao longo dos últimos 50 anos.

    O ladrilho hidráulico é uma das marcas registradas da arquitetura do centro histórico, porém hoje o custo é alto e demandará mão de obra especializada para reproduzirem as peças originais.

    Também espero que sejam fiscalizadas as obras da CEEE e DMAE, que constantemente estragam todo o trabalho cuidadoso empregado nas reformas. Não adianta nada a prefeitura se empenhar se instituições públicas e privadas não têm o menor compromisso com a preservação.

    Curtir

    • Concordo plenamente, alias passei por ali no dia que estavam colocando cimento, sem o menor cuidado, deixaram tudo sem proteçao e muitas pessoas acabaram pisando no local, pouco depois voltaram la e simplesmente jogaram mais cimento em cima, tudo sem nenhum cuidado, deixando restos por todo lado…

      Curtir

  3. Voltei do exterior depois de 1 ano e meio fora (ainda que tenha passado 2 semanas de férias em Poa em janeiro) e notei a diferença. Fiquei muito feliz.

    Curtir

    • Onde vc tava? Tambem estive fora e fiquei bem triste, achei porto alegre bem mal cuidada em contraste ao que se ve la fora, muito suja, triste ver, mas, se vc esta voltando de algum pais africano acho ate que a impressao fica boa … rsrs

      Curtir

  4. Que medo, vão reformar o Otávio Rocha. Do jeito tosco que fazem as coisas são capazes de tirar o calçamento histórico e colocar basalto retangular no local.

    Curtir

  5. Gilberto,
    quando executada a obra da 3ª Perimetral foi entregue à população de Porto Alegre passeios com piso de basalto regular….
    Agora num empreendimento da CFL próximo à Praça Japão o piso está sendo trocado por blocos de concreto (pav S), alterando a qualidade do que a comunidade recebeu, além de interromper a homogeneidade da referida pavimentação…
    SERÁ QUE ESTE PRÉDIO VAI RECEBER A CARTA DE HABITAÇÃO DA SMOV COM ESTA SITUAÇÃO???

    Curtir

  6. agora só falta a pref retirar o esgoto à céu aberto das vilas

    Curtir

  7. MUITO BOM! Adorei o piso, espero que este esquema seja levado a TODO o centro!
    PORÉM, onde estão as árvores? Tirem esses orelhões horrorosos e falta mais postes de iluminação:

    Curtir

    • Prefiro sem arvores, fica com uma cara amis limpa.

      Ja os postes de luz, esses fazem falta.

      E até uns bancos…

      Curtir

    • Parabéns para a prefeitura, o caminho literalmente é esse. A fotoimagem com árvores no caso ipês floridos ficou ótima. Quanto aos telefones públicos esta empresa que fatura milhões deveria retirar estes orelhões ultraultrapassados e substitui-los por cabines ou instalações com belo design somando à paisagem local, mas o negócio é só faturar, né! Quero deixar imagem do belo urbanismo da área central revitalizada da pequena cidade de Posadas, algo inspirador, coloquem no google e se puderem vejam. http://img269.imageshack.us/img269/3816/58622629.jpg

      Curtir

  8. Sugiro dar uma olhada na calçada daquela praça atrás do Edel Trade Center, praça Prof. Saint-Pasorius (tive que procurar no google o nome dela, agora), na Sarmento Leite.

    Começaram as obras antes das eleições, fizeram alguns metros e agora tem um trecho que está sem calçada e inderditado faz quase um mês. Acho que ficaram uns 2 funcionários só pra fazer o calçamento inteiro, e do jeito que está vai demorar alguns meses para acabarem, parece.

    A parte da calçada na Sarmento Leite foi interditada e não foi deixado nenhum espaço pros pedestre, nem fizeram um desvio pela rua, como fazem em obras planejadas.

    Curtir

  9. Excelente.
    Ta ai um trabalho que me parece que a prefeitura andou caprichando.

    E nesse feriadão, mandamos arrumar o unico piso do prédio que estava em mal estado, que era da entrada da garagem, que era de concreto e estava cheio de buracos, era ruim para os pedestres tanto na rua como dentro do prédio.

    De resto, as calçadas estavam boas mesmo, tirando uma area que acumulava água mas que meu pai também mandou arrumar, mas ja faz uns anos…

    Não vejo a hora da prefeitura arrumar da praça em frente de casa, que apesar de ter seu calçamento, os canteiros onde ficam as arvores e tem um gramado, eles não deixam a água sair para a rua, vira um rio, sempre que chove me ferro com isso.

    Curtir

  10. Sobre o Glênio Peres, já cansei de repetir o quie acho do estacionamento, então nem vou falar mais nada.

    Curtir

  11. A calçada da primeira foto está impressionantemente boa. Tomara que a mantenham bem e façam muitas outras assim.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: