Fifa confirma as seis sedes da Copa das Confederações

Agência Estado

A Fifa confirmou oficialmente nesta quinta-feira (8) que a Copa das Confederações de 2013 será mesmo realizada em seis sedes. Havia risco de Recife ser excluído da competição, por causa do atraso nas obras do estádio, mas a entidade manteve a capital pernambucana entre as cidades brasileiras escolhidas para receber os jogos, ao lado de Rio, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza e Salvador.

Em evento realizado nesta quinta-feira no Museu do Futebol, em São Paulo, a Fifa e o Comitê Organizador Local (COL) acabaram que a indefinição que durava desde o final do ano passado sobre as sedes da Copa das Confederações. Assim, foi confirmado o calendário de jogos inicialmente elaborado para a competição, passando por seis cidades brasileiras entre os dias 15 e 30 de junho de 2013.

O evento desta quinta-feira contou com a presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, além de José Maria Marin, presidente do COL e da CBF, e do ex-atacante Ronaldo, que é membro do COL. Pelo lado da Fifa, o secretário-geral Jèrôme Valcke não veio ao Brasil dessa vez. Com isso, a entidade foi representada pelo diretor de marketing, Thierry Weil, e pelo diretor de comunicações, Walter De Gregorio.

“A decisão foi tomada com base em dois fatores: relatórios técnicos dos estádios e comprometimento político”, explicou Walter De Gregorio, ressaltando a importância do empenho governamental para cumprir os prazos – o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, chegou, inclusive, a marcar presença no evento desta quinta-feira em São Paulo. Mas o dirigente da Fifa também fez um alerta. “Agora é um ponto sem volta. Não há mais como mudar. É um grande desafio. E estamos confiantes.”

Quando elaborou o calendário da Copa das Confederações, no final do ano passado, a Fifa fez uma ressalva e admitiu que a competição poderia ter o número de sedes reduzido por causa dos atrasos nos estádios. Na época, as preocupações eram com Recife e Salvador. A definição, então, ficou para junho deste ano. Em maio, porém, a entidade resolveu dar mais prazo às cidades e adiou o anúncio para novembro.

Diante do avanço nas obras, Salvador deixou de ser uma preocupação para a Fifa ainda no primeiro semestre. Assim, a pendência ficou sendo Recife. Mas o governo pernambucano acelerou os trabalhos no estádio que terá capacidade para 46 mil pessoas. Agora, a arena já atingiu índice de conclusão de 70%, com prazo de entrega para março de 2013, o que fez com que fosse confirmada no torneio.

Passada a indefinição que durava quase um ano, a Arena Pernambuco receberá três jogos da Copa das Confederações, assim como Rio, Fortaleza, Belo Horizonte e Salvador – a exceção é Brasília, que terá apenas a abertura do torneio. Essas seis cidades também serão sedes do Mundial de 2014, que ainda contará com São Paulo, Cuiabá, Curitiba, Porto Alegre, Manaus e Natal como palco das partidas.

Encarada como um teste na preparação para a Copa do Mundo de 2014, a Copa das Confederações já tem sete dos oito participantes conhecidos: Brasil (país-sede), Espanha (campeã mundial), Itália (representante da Europa), Uruguai (América do Sul), México (Concacaf), Japão (Ásia) e Taiti (Oceania). A última vaga será de um país da África, a ser definida na Copa Africana de Nações em fevereiro.

Jornal do Comércio



Categorias:Copa das Confederações 2013

Tags:

18 respostas

  1. Essas cidades feias ou bonitas,o que importa é que eles pelo menos sabem reformar ou construir um estadio.E os estrangeiros vem pra cá do mesmo jeito que brasileiro vão para o esterior.tem exploração sim como tem em qualquer lugar,nem todo estrangeiro é depravado a maioria são apenas turistas.Eles pelo menos passaram a frente de Porto Alegre e vamos ter que nos conformar com isso.Fazer o que?

    Curtir

  2. O governo Gaucho e o Inter marcaram bobeira…..agora todos nos pagamos!

    Curtir

  3. Parabéns, Inter!

    Curtir

  4. Dentre as capitais confirmadas, a unica que Porto Alegre pode competir em pé de igualdade é Belo Horizonte, pela semelhanca no estilo. As demais sao turísticas por natureza (já que o que se busca no Brasil é o país tropical).
    Inclusive para turismo prefiro mesmo Curitiba a Belo Horizonte. Curitiba com sua rota de parques é sensacional. Em Belo Horizonte nao há muito a fazer, só pegar o onibus e ir pra Ouro Preto mesmo.

    Curtir

  5. Fortaleza, Salvador, Recife, ícones da exploração sexual ao dia de crianças e adolescentes. Sei muito bem qual é o turismo que esses estrangeiros querem.

    Curtir

    • Ah tá, e as belas praias não contam… que venham pra Porto então e passem um final de semana na beira-mar de Tramandaí, que fede a mijo.

      Curtir

      • Belas praias existem no mundo todo. E infinitamente mais bonitas do que as nossas. Já a exploração sexual descarada é um dos ícones do Brasil vendidos lá fora.

        Curtir

    • Infelizmente é verdade.
      Como cidade, Fortaleza e Recife disfarçam bem com seus paredões de prédios à beira mar. Já Salvador é um lixo completo. kkk

      Curtir

  6. Belo horizonte é muito melhor que Poa. Não fala bobagem. Acho que Porto Alegre só é mais interessante turiscamente que a gelada e sem graça Curitiba.

    Curtir

    • Melhor em que? Em mulher feia so’ se for rsrs. Se bem que ate’ se acha umas morenas bonitas por la’, em menor numero que POA. E o principal, como gosto de remar eu nem considero cidades sem grandes rios/lagos ou mar.

      Curtir

  7. Valeu Inter!

    Curtir

  8. Cidades turísticas, surpresa nenhuma.

    Curtir

    • O sujeito que vai fazer turismo em Belo Horizonte e Brasilia devia ser internado o mais rapido possivel.

      Curtir

      • E o que se faz com quem vem fazer turismo em Porto Alegre?

        BH tem até HardRock Café, não é qualquer lugar que tem um. E Brasília é a capital do país, normal ser sede.

        Curtir

        • O último lugar que um turista americano, por exemplo, quer ir é o Mc Donalds. O penúltimo é o Hard Rock.

          Curtir

        • E desde quando americano gosta de futebol?

          Este foi só um exemplo, o HR está nas principais cidades do mundo e tem reconhecimento global.

          Curtir

%d blogueiros gostam disto: