População gaúcha começará a encolher a partir de 2025

 

Jornal Metro – Porto Alegre



Categorias:Demografia

Tags:, ,

47 respostas

  1. Crise,
    Estamos entrando em uma crise anunciada, onde conseguimos constitucionalmente muitos direitos, mas não estamos achando quem ficou com os deveres.
    Primeiro tenho que salvar o meu, os outros que se ralem, esta é a nossa cultura.
    Não se faz omelete sem quebrar os ovos.
    O ESTADO é uma empresa onde os empregados dilapidam o patrimônio e os proprietários só querem os dividendos querem os dividendos.
    vamos quebrar abraçados.
    paulo pereira

    Curtir

  2. A redução da taxa de natalidade acontece em todo o mundo, conforme avança o crescimento econômico e o nível de escolaridade da população. Não é uma questão de “mudança de valores da década de 80”.

    Mesmo nos países muçulmanos, tal fenômeno também ocorre. Porém, de maneira mais lenta devido à pobreza dos países e o baixo nível de escolaridade, sobretudo das mulheres.

    Curtir

  3. quero ver quem vai pagar a aposentadoria de quem começa a trabalhar aos 20, se aposenta com 45 e vive até 90. né professores?

    Curtir

  4. Se depender de mim e’ que essa populacao nao vai crescer… Primeiro que eu nao tenho paciencia pra lidar com crianca chorando e adolescente menos ainda – cachorro, que nao fala nem discute, ja’ me da’ nos nervos as vezes, imagina um ser humano; segundo que eu nao ia gostar de ter de pagar pensao pra mae da crianca em caso de separacao; terceiro que eu gosto muito de viajar e ter liberdade; quarto que eu jamais cometeria o crime de ter um filho brasileiro – nascer no Brasil e’ um fardo que eu nao desejaria nem ao pior inimigo. A proposito, sou hetero :).

    Curtir

  5. Eu mesmo pretendo voltar pro RS ano que vem depois de 10 anos fora e ter 4 filhos aí, já vou fazer minha contribuição! hehehe

    Curtir

  6. Essas previsões de população não levam em conta um possível aumento de população pela migração. Caso um milagre aconteça e a economia do RS decole e cresça o suficiente para atrair moradores de outros estados, pode não acontecer o previsto. Assim espero pelo menos.

    Curtir

    • Na verdade esse estudo, pelo menos pra mim, é um alerta pra isso justamente: precisamos atrair pessoas pro estado, inverter o saldo migratório pra compensar a queda de natalidade, especialmente jovens adultos.

      Temos boas universidades e em boa quantidade, cidades com uma vida cultural interessante, setores que atraem muitos jovens como tecnologia de informação são fortes aqui pra média do país… creio que o potencial pra atrair jovens qualificados existe, precisamos pensar mecanismos pra isso funcionar.

      Curtir

      • Aliás, essa é uma boa política para começar a se pensar em como colocar em prática: como fazer para atrair jovens para o estado.

        Curtir

      • Uma maneira de atrair moradores é tornar nossas cidades agradáveis para viver – a exemplo de muitas cidades do interior, investir na beleza = flores, mobiliário urbano, atenção aos detalhes. Começando com a orla de POA.

        Curtir

  7. caramba, esses comentários viraram um festival de ignorancia.

    Curtir

  8. Qdo falo que o RS tá falido e nao tem perspectiva de futuro os bairristas quase tem um enfarto, ta aí mais um sintoma da situação do RS!
    Isso é típico de sociedades em que já se antigiu um certo equilíbrio no IDH, como alemanha e outros, pois ter uma população diminuindo e envelhecendo com a situação econômica e de IDH que temos nos faz pensar em um futuro nao muito bom!!! Além daquela outra questão, de que o RS é o Estado que mais perde população pra outros estados mais desenvolvidos, dinâmicos e com melhores perpectivas, haja vista os gaúchos em SC e até mesmo a leva que gaúchos que tem ido pra SP!

    Curtir

  9. Meu Deus o RS cheio de Bolivianos, já imagino?! Podiam importar um povo mais bonito e educado.

    Curtir

  10. Melhor notícia que já vi por aqui! Chega de tanta gente no mundo, isso não faz bem a ninguém.

    Claro, tem que pagar a aposentadoria de todos, mas uma hora o crescimento vai estabilizar (não negativo nem positivo) e aí tudo vai ser mais tranquilo.

    Curtir

    • Melhor notícia aonde????? Vc nao sabe o que está falando, no nosso contexto econômico e social isso aí é a pior das notícias!!! Mostra q. as perspectivas pro futuro são sombrias, pois haverá uma leva de aposentados, onerando o Estado, e uma diminuta força de trabalho, pois proporcionalmente a população ativa estará em queda!!!

      Curtir

      • Cara, a população vai ter que parar de crescer uma hora. Esse momento difícil é necessário. Eu sei que vai ser difícil, mas tem que acontecer e finalmente está acontecendo.

        Curtir

        • Se tu queres que pare de crescer entao tu quer a estincao da popalacao? Prq isso? pelos mesmos motivos bobos que a esquerda?

          Curtir

        • Parar de crescer não é a mesma coisa que extinção. Tu quer que continuemos crescendo em número pra sempre? Crescer em número não é o mesmo que crescer em qualidade.

          Quais seriam os motivos da esquerda?

          Curtir

        • A população não vai apenas parar de crescer, vai diminuir. E essa diminuição vai ser cada vez mais acentuada, pois cada vez haverão menos mulheres em idade fértil.

          Curtir

        • Que bom! Menos gente no mundo. Ninguém mais percebe que já temos uma superpopulação?

          E é óbvio que a população não vai decrescer pra sempre. Uma hora vai estabilizar.

          Sério, os argumentos de vocês parecem de homens das cavernas. “Temos que ter mulheres férteis!” “Temos que nos reproduzir, se não vamos ser extintos!”

          Curtir

        • Horror é achar que ter filhos é coisa de homem das cavernas. Hoje já superamos isso, não é mesmo? O homem civilizado não precisa de filhos, assim vai sobrar mais dinheiro para suas viagens pelo mundo e o seu carro importado.

          E tem razão, uma hora a população vai parar de diminuir, quando outro povo ocupar o lugar deixado vago. Qualquer povo menos “civilizado”.

          Curtir

        • “Que bom! Menos gente no mundo. Ninguém mais percebe que já temos uma superpopulação?”

          Aonde que tu ve superpopulacao?? O RS tem somente 10 milhoes de habitantes, que bobagem e’ essa? Tu achas que quando a populacao do estado comecar a diminuir, ninguem ira para ai? Isso ai ira encher de pessoas de toda america latina e brasil e nao irao os de boa situacao economica. Veja oque se passou nos EUA a populacao latina alterou as eleicoes aqui, indo contra a cultura local e impondo sua maneira em um paiz que nao e’ deles. Europa mesma coisa, daqui a 50 anos haverao poucos europeus e a maioria sera de islamicos que continuarao a ter familias grandes.

          Curtir

        • Ainda que outros países (principalmente asiáticos) tenham superpopulacao, o Brasil está longe de atingir essa marca, se fores comparar a área que tem.
          Entretanto, não ache que a questão econômica passe pelo tamanho da populacao. Fatores como a idade da populacao sao muito importantes para o nosso estado tendo em vista que um dos grandes sumidouros de dinheiro é a previdência. Entretanto, evita-se tal questao com medo de perder votos, ao passo em que as solucoes que aparecem por vezes carecem de bom senso (como mudar a aposentadoria dos que ja estao aposentados, ou dos que ja estao quase lá).

          Curtir

        • parei em “estinção”

          Curtir

  11. Quero ver como irao pagar este monte de gente depois. Nao atraindo industria e desenvolvendo mais a economia sera inviavel. O RS envelheceu mas nao se desenvolveu o suficiente para pagar a conta. Escolheram somente o file’ mignon das modinhas politicamente corretas dos anos ’80. Ter poucos filhos, a favor do aborto, alto uso de drogas, muitos “direitos sociais”, poucas responsabilidades….etc…etc…so’ a unica moda que nao adotaram e deveriam ter adotado foi o liberalismo economico ( que a EUROPA e USA adotaram naquela epoca e china ate’ certo ponto) para poder pagar a conta destas modinhas acima. Era “chic” ser contra o liberalismo economico e a favor do marxismo albanez, ser “tri du contra”, ser Bohemio!!hahaha…Agora os Bohemios vao precisar do SUS. Terao que sobre-taxar uma base de contribuintes menor do que recipientes! hahahaha Essa matematica marxista e’ pior que relogio quebrado, relogio quebrado pelo menos acerto duas vezes ao dia, marxismo ZERO% em 100 anos de atentados.
    Eua acho que e’ por isso que o nanico mental do Tarso cortou 28% da seguranca publica, ele quer uma especie de abatedor humano para resolver este problema.

    Curtir

    • Pois é, esse pessoal que achava que ter filhos é um fardo que precisa ser eliminado, vai na velhice se encontrar numa situação onde os velhos serão um fado. Estão querendo aprovar a eutanásia, e tem gente que acha que é por aí que vai se resolver a situação do envelhecimento populacional. Situação lamentável.

      O Rio Grande do Sul prestes a se tornar uma nova Grécia – muito passado e pouco futuro. E a economia vai na mesma direção.

      Curtir

      • RS tem muito passado? como a grécia? deixa eu ver, rs menos de 200 anos, grécia 10.000 anos. Ah, é, igualzinho.

        Curtir

        • Rsrs, de fato não é igual, mas muitas vezes o orgulho demostrado é de como se fosse.
          Mas a imagem vale.

          Curtir

        • Grécia inventou a civilização ocidental, rs inventou a celebração da tosquice, vulgo tradicionalismo. se eu fosse grego, ficaria ofendido com a imagem.

          Curtir

        • O que estou comparando não é a história da Grécia com a do RS, mas o fato de os dois estejam em uma situação semelhante, de envelhecimento da população, que pode levar a uma crise econômica semelhante. Mas esquece.

          Curtir

    • Phil, o amigo do Batisti cortou em 28% os recursos da segurança, contudo aumentou as despesas do Estado com os cabides pros cumpanheiros em quase um bilhão, acabando com o trabalho feito pela Yeda que colocou as contas em dia!
      Esse Tarso só tem feito M., e ainda vai passear em Paris vindo com factóides do tipo que “será instalada fábrica de carros elétricos da renault no RS”!!! Mas é um baita mentiroso, nao vale nada mesmo!!! Qdo ele foi eleito um gde amigo meu me alertou que isso ia ocorrer com a segurança pública no RS, dito e feito!!!

      Curtir

    • Eleitor do Mitt Romney detected.

      Derrubar uma pista de ciclismo 0km e construir outra no mesmo lugar; decretar uma guerra só para desaguar o estoque da indústria bélica; inundar o mundo com produtos poluentes, pouco inovadores e pouco duráveis – só poque fazem a economia girar.

      Tudo isso faz sentido sob o ponto de vista liberal raso, mas para o senso de ética da maioria das pessoas, algo está errado. Se podemos fazer o certo, dane-se a economia, dane-se se eu não posso comprar toda a bobagem que me empurram “just for the sake of buying”. Dane-se se pisotear na cabeça dos outros eleva o rating econômico do país, dane-se essa equação de uma variável dos economistas.

      Aliás, conheço pessoalmente economistas, um deles doutor inclusive, que tem um discurso diferente do “liberalismo econômico” estreito de economista-cabeça-de-ervilha. O outro economista trabalha inclusive em banco, embora ele não esteja no seu emprego dos sonhos. Tudo bem que estejamos aprisionados num sistema capitalista pobre de reflexão. O que não dá é para nos furtarmos a pensar, acreditando que o mercado vai fazer tudo de bom para a humanidade sem requerer um mínimo de intervenção intelectual, democrática, ética. Meritocracia no dos outros é refresco.

      E o Estado é laico a priori, não é católico, nem espírita, nem judeu, nem umbandista e nem ECONOFANÁTICO.

      Curtir

  12. Bora baixar as calças e mandar ver gurizada… que a coisa ta ficando feia…

    Como eu ja disse antes, somos uma europa no Brasil, até em crise estamos… e agora isso..
    hahaha

    Curtir

    • Os pobres continuam a ter 3, 4, 5 filhos, A classe média e alta está em um filho – ou no máximo 2.

      Curtir

      • o que determina essa queda de natalidade é mais o nível de instrução do que a renda. claro que uma renda maior está também relacionada à educação. Também é uma questão de estilo de vida ocidental, as classes altas àrabes, por exemplo, continuam tendo muito filhos, e o mesmo vale para a ásia, exceto pelas regiões ocidentalizadas.

        Curtir

      • Por incrível que pareça, os pobres de hoje estão tendo 2 filhos também.

        Curtir

  13. Jornal Metro mais uma vez na frente, com informação relevante.

    Curtir

  14. é… daí quero ver quem vai pagar a conta do INSS.

    Curtir

    • É só espremer os benefícios da base da cadeia do funcionalismo, como sempre ocorre. Sugestões de estratégias que sempre garantem um aumento de caixa para o governo do RS:

      – Aumentar a contribuição previdenciária linearmente tanto nos baixos quanto nos altos salários.

      – Criar novos níveis nos planos de carreira em vez de aumento real nos vencimentos. Assim, os aposentados ficam estagnados num subnível da carreira e só quem está na ativa pode progredir para uma remuneração melhor. Equivale a um congelamento, mas costuma ser bem aceito pelas categorias.

      – Já não existe mais, conforme legislação federal, paridade dos inativos e nem incorporações de FGs, portanto, o déficit da previdência deve diminuir bastante até lá, justamente porque não existirão aposentados ganhando mais que os funcionários da ativa, como ocorre em alguns casos hoje;

      – O quadro de professores poderá ser reduzido, o que certamente dará um alívio nas contas públicas em função de os professores ganharem muito bem e ser difícil qualquer aumento salarial da categoria;

      – Juízes, delegados, procuradores e outras categorias top de inativos, eventualmente, ganharão ações coletivas de inconstitucionalidade de algumas medidas do governo, mantendo seus benefícios após a aposentadoria, mas não será um grande impacto nas contas públicas graças à redução de quadros do chão de fábrica, sempre culpados pela dispendiosa folha de pagamento.

      É, acho que com isso teremos um 2025 com bastante fartura e dinheiro de sobra para pagar os aposentados. Afinal, a maioria terá o salário congelado pelo resto da vida mesmo…

      Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: