
Funcionamento ampliado na Cidade Baixa vale até o fim do horário de verão Foto: Cristine Rochol/PMPA
O primeiro fim de semana de funcionamento ampliado na Cidade Baixa foi tranquilo. As equipes de fiscalização não receberam denúncias e também não flagraram nenhum estabelecimento fora do horário permitido ou com outras irregularidades. Desde a última semana, um acordo do Grupo de Trabalho Cidade Baixa permite que, durante o horário de verão, bares e restaurantes funcionem até às 3 horas da madrugada de quinta a sábado e em vésperas de feriados. A medida é restrita a parte interna dos estabelecimentos e está prevista para ocorrer até 17 de fevereiro de 2013.
Mesas e cadeiras que estiverem em locais externos deverão ser recolhidos até as 2 horas. De domingo a quarta-feira permanece o horário determinado em decreto, até a 1h, com ocupação da área externa até a meia-noite. O acordo tem caráter experimental e as equipes de fiscalização da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio estão monitorando as empresas no bairro. Nas próximas reuniões do GT, Smic, moradores e empresários vão avaliar os primeiros dias do funcionamento ampliado.
“Durante o verão, as pessoas costumam sair mais tarde e ficar até mais tarde na rua. Além disso muita gente viaja nos fins de semana. Então estendemos o horário para que os bares possam se ajustar a esse comportamento dos porto-alegrenses e colocamos as quintas-feiras no acordo porque o movimento diminui nos fins de semana. Não é uma lei, não é um decreto! Vamos monitorar e se essa experiência der certo, podemos tornar a norma definitiva para os próximos anos.” disse o secretário da Smic, Omar Ferri Júnior.
Categorias:Outros assuntos
Mas nada contra quem goste de mendigos, podem dormir com eles, não vejo problemas… desde que façam suas nececidades na entrada da residencia de quem os ama.
😀
Roubos de carros são realmente feitos por gente bem vestidas… mas as ultimas duas vezes em que fui assaltado, foram por mendigos, e nas ultimas duas vezes, tentaram me esfaquear, sendo que numa delas, ele estava drogado.
Alias, minto, no meio termo, teve uma em que um carro parou, não consegui ver a cara de ninguem, mas acho que o carro era roubado, ja que deveriam ser absurdamente burros pra assaltar alguem com o carro da mamãe…
Não vejo necessidade para calçadões na Cidade Baixa, principalmente depois que a SMIC conseguiu matar o bairro.
Agora eles estão tentando correr atrás do prejuízo, com essa mudança mas o reflexo da coisa foi bem o que relataram nos comentários anteriores: com menos gente indo na cidade baixa, menos circulação de pessoas, mais criminalidade. É uma álgebra fácil de fazer.
Que drama. Estou sempre por lá e está bem longe de morto. E ainda estou para ver algum índice que demonstre aumento de criminalidade, só vejo fofoca.
Antes da éSMICarajo o bairro tinha boêmia todos os dias da semana, agora tem só de quinta a sabado e olha lá…só quero ver no forte do verão: ninguém a vista…
Quanto a criminalidade é simples, desde que as ruas sejam bem iluminadas e tenham grande movimento de pessoas, todos estarão seguros…no entanto na CB tem – como na cidade toda – vários pontos com luz fraca…e a polícia só passava por la quando foi instaurado o toque de recolher – vide dezembro de 2011 – munida de escopetas 12 e armas outras de grosso calibre…
Realmente, poderiam fazer um estacionamento subterraneo e um mega calçadão ali pela CB, ficaria show..
Com mesas nas calçadas, um bom espaço para as pessoas caminharem, e uma faixa pra cada lado, para carros, sem estacionamento… seria show…
hahah sempre estacionamento subterrâneo
Obvio, queremos o melhor para a cidade baixa, e não tirar as pessoas de la.
😀
Mas se quiser um edificio garagem, sem problemas, mas eu acho feio.
CB precisa de calçadas mais largas.
Podiam transformar a quadra da República perto da J. Pessoa em um calçadão, assim como o trecho Venâncio-Loureiro da Lima e Silva e deixar a João Alfredo com calçadas bem largas e apenas uma pista para carros.
Aha!! Lá em Lagos (Portugal) tinha uns calçadões assim, com bares e lojas… se for bem estruturado (acho difícil) ficaria bem legal.
A João Alfredo realmente precisa de calçadas mais largas, a República até tá ok. A verdade é que as ruas de Porto Alegre são muito estreitas, não dá pra colocar duas pistas pra carros que as calçadas já ficam estreitas!
mimimi à vista
Excelente.
Por que ta horrivel a cidade baixa, só vejo mendigos nas ruas, ta louco…
Alias, o que vi de BOLSAS largadas com resto de maquiagens e cartões pelas ruas nesse final de semana…. la na cidade baixa….
A cidade baixa sempre teve muito mendigo, mesmo nos “bons tempos em que nada tinha horário”.
Aliás, são os mesmos mendigos desde sempre. Quem mora por aqui conhece de vista a maioria deles.
Sim, eu sei disso, a questão é que agora tu anda sozinho nas ruas no meio de varios mendigos, é desagradavel.
A maior parte dos roubos é feito por gente bem vestida, deixa de ser preconceituoso.
Depende em que tipo de roubo e crime se fala. Creio que o mais certo seria dizer que crime/roubo não tem classes sociais.
Verdade, fiquei sabendo por alguns lojistas que aumetou, e muito, o número de furtos, e roubos na região.