O ex-belvedere do morro Santa Teresa, o mirante que Porto Alegre rejeita, pode ter fácil solução

E muito mais vantajosa para a cidade do que você imagina

Este é o mirante do Morro Santa Teresa atualmente

Na semana em que saíram notícias sobre os bons números do ônibus Linha Turismo, ocorreu-me uma ideia para aquele que era o mirante do morro Santa Teresa.

Em Belo Horizonte, há morros que são Parques Municipais, tem sua flora e fauna preservadas (ao contrário de Porto Alegre, em que a favela aos pés do ex-mirante cresce sem parar, o que significa devastação das matas nativas do morro, mais gente morando em condições precárias e desumanas, ponto de tráfico de drogas e inviabilização da utilização segura do mirante ).
Mesmo sendo Parques Nacionais com cuidados ecológicos, além de infraestrutura, segurança e conforto,  mesmo assim esses morros belo-horizontinos  têm livre acesso. Têm belos mirantes. Também têm bares e restaurantes para dar apoio às pessoas (senão, a única alternativa das pessoas seria um bate-volta: chega lá, olha e vai embora). E também é mais uma opção de lazer para os visitantes.
Mas não vou querer tudo isso para Porto Alegre. Sou realista e sei que Porto Alegre tem uma mentalidade tão tacanha que esses tipos de coisas nunca irão existir nesta cidade.
Bom, mas qual é a minha ideia para o mirante, então ?
A solução para o rejeitado ex-mirante pode ser incluí-lo na rota do Linha Turismo !
Só isso.
Claro, pega bem dar uma pintadinha, para ele ficar, no mínimo, no padrão do “mirante” da orla do bairro Assunção.
Mas como o Linha Turismo pode ressuscitar o mirante que Porto Alegre rejeita ?
De VÁRIAS maneiras.
  • Vai levar gente ao mirante. Grandes grupos. Vai gerar movimento lá. Os marginais com certeza preferem assaltar duas ou três pessoas que ainda ousam ir no mirante, do que um grupo de 30 pessoas;
  • Grande volume de gente pode frequentando aquela boca pode pressionar o governo a deslocar guardas mais frequentemente ao local;
  • Pessoas frequentando o local vai atrair comércio de ambulantes, como vendedores de água, refri, cerveja, churros…
  • Essa rotina pode começar a inspirar alguém a implantar um bar no local. Um restaurante;
  • Esse novo hábito dos portoalegrenses (ir no mirante)  e essa movimentação toda pode fazer com que a mentalidade tacanha dessa cidade comece a mudar de ideia e ver com bons olhos a possibilidade de haver uma grande e boa estrutura no local. Quem sabe um mirante mais altinho, estiloso, de vidro. Quem sabe um restaurante panorâmico !  Ou então algo como o que fizeram no Morro da Borússia, em Osório !
Bom, se não acontecerem nenhum desses sonhos, grandes demais para Porto Alegre, no mínimo uma coisa vai acontecer: vai haver uma grande movimentação lá, e a segurança, em função disso, será maior.
________________________________
Quem conhece o passeio do Linha Turismo de Curitiba, sabe que ele é bem mais completo, com opções para descer em inúmeros locais que são pontos turísticos. E esses locais ainda possuem excelente infraestrutura para receber as pessoas. Mesmo longe de ser um passeio da magnitude do de Curitiba, se o passeio de Porto Alegre incluir o mirante, esse plus seria muito bem-vindo.
________________________________
Voltando ao assunto do mirante que Porto Alegre rejeita,  se ele for  incluído na rota do Linha Turismo, no mínimo o que vai acontecer é as pessoas adorarem poder fazer um inédito passeio, conhecer uma lindíssima vista, e ter um privilégio raro em nossas capitais.__________________________________________________
________________________________

Conheçam um pouco do que Belo Horizonte oferece em matéria de morros :



Categorias:Outros assuntos

38 respostas

  1. O que percebo aqui é que todos estão dando opiniões sobre o mirante do morro Santa Teresa, mas pouquíssimos conhecem lá. É muito fácil falar o que não conhecer e ir pela opinião dos outros, os que dizem conhecer está olhando as coisas com olhos preconceituosos. As pessoas que moram nessas vilas nas imediações também desejam uma vida melhor, não são todos marginais como estão pintando em alguns comentários ai em cima, não podem e não devem ser tratados como animais, nem animais são tratamos assim. O problema habitacional na nossa cidade é enorme, assim como o das drogas, e as drogas estão em todos os espaços de nossa cidade, inclusive no Centro Histórico. O que vocês estão fazendo aqui, inconscientemente ou não, é um trabalho para especulação imobiliária de Porto Alegre, ou seja, estão servindo de massa de manobra para esses que tratam as pessoas com desrespeito arrogância e muito preconceito tudo em nome de enormes somas de dinheiro. Não vi nenhum comentário preocupado com a situação desses moradores. Parem e pensem.

    Curtir

  2. Há muito tempo eu assim como o blog lutamos para que o Mirante mude a sua cara, através de fotos, emails, malas diretas, pressão em políticos, perguntas e realmente, infelizmente nada muda, é frustrante realizar um trabalho e ver que nada acontece.É um absurdo o mirante estar desse jeito, cercado pela vila buraco quente onde impera assaltos ,tráfico e mortes. Existem alguns projetos que sequer os responsáveis que poderiam mudar o local sabem que existe, como o Museu da comunicação 3D belvedere Deputado Rui Ramos. Os moradores intitulados o Morro é Nosso estão a mais de 50 anos no local sendo uma invasão e não querem sair e aquilo nada mais é do que um lixão ou seja o local mais lindo de Porto Alegre é um Lixão! Até Osório tem um mirante bacana. Então se não houver uma radicalização, só veremos mudanças daqui a duas encarnações. O Tempo passa……………………………………………………………………….

    Curtir

  3. Eu acho que essa minha foto de barcelona ilustra bem a ideia de um mirante, haha. https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/415201_2921636293534_2115369711_o.jpg

    Curtir

  4. Vendo essas fotos de BH chegou a me dar uma depressao…..simples, bonito, elegante…mas algo tao longe de virar realidade aqui na Capital do Atraso.
    Quero so ver o que o Fortunatti vai conseguir fazer com os R$400mil que ele prometeu para a revitalizacao do Belvedere…..”melhorou….vai melhorar…”
    Sera??

    Curtir

  5. Hereges!

    Esse modelo de mirante mineiro faz quem propor algo semelhante por aqui perder a cidadania gaúcha.

    O nosso é melhpr, porque o taura tem que ser macho pra subir lá.

    Eh, Rio Grande…

    Curtir

  6. Há muitos anos estive como turista em tal mirante e era muito podre. A vista show. Todavia senti uma forte sensação de insegurança o que acabou prejudicando aquele momento. Acho que muitos visitantes devem se sentir assim, infelizmente. É uma vergonha, um lugar com uma vista tão privilegiada estar tão abandonado. Este belvedere merece um grande projeto.

    Curtir

  7. não paga imposto? expulsa.

    ou, então, que ninguém o pague.
    não querem direitos/deveres iguais para todo mundo?

    Curtir

  8. falarei já com o PiSOL, onde já se viu capitalistas querendo ver a cidade de graça.
    porto alegre… refém de um partido.

    Curtir

Trackbacks

  1. Dá para esperar algo no morro Santa Teresa em uma cidade que age assim ? « Blog Porto Imagem
%d blogueiros gostam disto: