Porto Alegre conquista prêmio internacional de cidade inteligente (atualizado às 20:50)

Capital é uma das 31 cidades, de todo o mundo, vencedora do programa da IBM – Foto: Gilberto Simon – Porto Imagem

Porto Alegre é uma das 31 cidades, de todo o mundo, vencedora do programa Smarter Cities Challenge da IBM. O prefeito José Fortunati recebe o prêmio nesta quinta-feira, 15, em evento realizado em Nova York, às 18h40 pelo horário de Brasília. Com a premiação, especialistas da IBM virão à Capital, no início do ano de 2013, para produzir, gratuitamente, um software de apoio ao projeto Cidade Cognitiva. A nova tecnologia terá como objetivo a criação de um sistema para auxiliar a tomada de decisões sobre obras do Orçamento Participativo.

Fortunati destaca a importância da escolha, ressaltando que Porto Alegre vem investindo na ideia de Cidade Inteligente, integrando serviços e tecnologias inovadoras em benefício da população. A participação no Smarter Cities, afirma o prefeito, soma-se às ações como o Centro Integrado de Comando (Ceic), que oferece uma visão integrada das ocorrências e dos serviços na Capital, o Novo Data Center da Procempa e os investimentos em tecnologia para qualificação de prestação de serviço.

O Smarter Cities Challenge é uma ação de responsabilidade social da IBM – não envolve nenhum tipo de negócio com a empresa – na qual são oferecidas soluções inovadoras para tornar melhor e mais eficiente a vida nas cidades. Em 2010, a empresa anunciou a sua intenção de investir US$ 50 milhões, por meio de doações, em um período de três anos em desafios feitos a 100 cidades. “Parabéns à cidade de Porto Alegre por ganhar o Smarter Cities Challenge em 2013. Essa cidade se distinguiu ao demonstrar, de forma convincente, sua preparação e sua disposição para realizar os aperfeiçoamentos que poderão melhorar a qualidade de vida de seus habitantes, tornando-a uma cidade inteligente”, afirma Alcely Barroso, diretora de Cidadania Corporativa da IBM do Brasil.

Nos dois primeiros anos do programa Smarter Cities Challenge, a IBM realizou o trabalho em 64 cidades de todo o mundo. A Prefeitura de Porto Alegre recebeu o convite para participar do programa em setembro deste ano. O convite foi apresentado pelo presidente da IBM Brasil, Rodrigo Kede Lima, ao prefeito José Fortunati, no Paço Municipal.

Prefeitura de Porto Alegre

__________________________

Fortunati recebe o prêmio em Nova Iorque

Fortunati em Nova Iorque – Crédito: Rich Adler/Divulgação PMPA

Porto Alegre recebeu nesta quinta-feira, 15, em Nova York, nos Estados Unidos, o reconhecimento de Cidade Inteligente. O prefeito José Fortunati participou do evento Smarter Cities Challenge Summit, promovido pela IBM, que premiou desafios propostos por 31 cidades do mundo, que apresentaram sugestões inovadoras para o futuro.

Porto Alegre venceu com o projeto que envolve obras e ações para o Orçamento Participativo (OP). O desafio apresentado – denominado “Cidade Cognitiva” – visa à criação de um sistema para simular impactos antes da tomada de decisões sobre obras e ações demandadas pelo Orçamento Participativo (OP).

O anúncio foi feito pelo presidente da Fundação IBM Internacional, Stanley Litow. A cidade receberá no início de 2013 um time de executivos e especialistas da empresa de diferentes partes do mundo que irão auxiliar no desenvolvimento de projetos, análises e estudos dos principais problemas apontados. A estimativa é que sejam investidos cerca de U$ 400 mil em Porto Alegre.

A consultoria da IBM irá contribuir também para o aperfeiçoamento do Centro Integrado de Comando (Ceic), da mesma forma que ocorreu no Rio de Janeiro na construção do Centro de Operações de emergência, que possibilitou antecipar fenômenos naturais e evitar tragédias. Especialistas devem ir à Capital dos gaúchos ainda em dezembro deste ano para conhecer as operações do Ceic.

Fortunati falou da importância do reconhecimento para a cidade, destacando que a participação no Smarter Cities soma-se a iniciativas da Prefeitura de investir em tecnologia para melhorar a vida dos cidadãos. O prefeito citou como exemplo o Ceic, que oferece uma visão integrada das ocorrências e dos serviços na Capital, o Novo Data Center da Procempa e os investimentos em tecnologia para qualificação de prestação de serviço como na área da saúde.

“Porto Alegre amplia o investimento dentro do esforço de preparar a cidade para os desafios que temos pela frente”, afirmou o prefeito.

Antes do anúncio, o prefeito reuniu-se com a diretora global de iniciativas em Cidadania e Educação da IBM, Maura Banta. Na pauta, a qualificação do ensino público através das novas tecnologias.

O evento foi pautado por discussões acerca das possibilidades de inovações nas cidades. Foram realizados debates sobre políticas urbanas e estratégias de planejamento das cidades do Desafio Smarter Cities.

O prefeito elogiou a realização do evento, agradecendo a oportunidade de participar da Cúpula e compartilhar com as demais cidades obstáculos enfrentados pelos gestores públicos. As discussões sobre o futuro das cidades durou dois dias.

“Não importa onde no mundo, temos problemas e desafios muito semelhantes, assistimos aqui a inúmeras experiências onde a tecnologia da informação contribuiu muito, assim como áreas que em que elas podem ser melhores utilizadas” afirmou.

Os paineis trataram de temas como crescimento econômico, mobilidade urbana, participação cidadã, cidade sustentável e a visão global de cidades inteligentes. Discutiu-se ainda sobre novas fontes de financiamento, estratégias operacionais, inovações tecnológicas e oportunidades para impulsionar a produtividade das cidades.

Além de Porto Alegre, foram agraciados com o premio cidades como Kenya, Gana (África), Alemanha, França, Inglaterra, (Europa), China, Japao e Australia (Ásia).

Sobre o Smarter Cities Challenge:

É uma ação de responsabilidade social da IBM – não envolve nenhum tipo de negócio da empresa – com o qual são oferecidas soluções inovadoras para tornar a vida melhor e mais eficiente a vida nas cidades.

Os centros urbanos participantes são convidados a propor um desafio à empresa com aquele objetivo. Se a proposta for aceita, a IBM designa um grupo de seis profissionais que irão trabalhar durante três semanas no centro urbano contemplado, oferecendo resposta ao desafio apresentado.

Texto enviado diretamente da assessoria de imprensa do Prefeito Fortunati, via e-mail.



Categorias:Outros assuntos

Tags:, , ,

17 respostas

  1. A IBM levou alguns milhões da Prefeitura/Procempa para fornecimento deste software: http://www-01.ibm.com/software/br/tivoli/solutions/asset-management/
    Isso pode explicar muita coisa em relação ao “prêmio”.

    Curtir

  2. Imafine as cidades “burras”. Coitadas…

    Curtir

  3. Imagina se fosse burra…

    Curtir

  4. Com certeza uma grande conquista! Todavia acho estranho que com tamanha rede de instituições de ponta e grandes centros de ensino, a cidade não receba grandes investimentos e ao contrário segue dia-a-dia perdendo empresas. Intrigante.

    Curtir

  5. Alguém achou a lista completa das cidades vencedoras para fazermos uma comparação melhor?

    Curtir

    • Algumas cidades inteligentes que ganharam o prêmio juntamente com Porto Alegre. É muita inteligência e qualidade de vida reunida.

      Chennai, Índia
      Gurgaon, Ìndia
      Khon Kaen, Tailândia
      Makati, Filipinas
      Negeri Sembilan, Malásia
      Pingtung, Taiwan
      Trujillo, Peru
      Vitória, Brasil

      Curtir

  6. Ja que temos os limoes, que se faca a limonada.

    Curtir

  7. Honestamente acho que é mais importante aí a questão da empresa fazer uma parceria com a cidade. Acho que é mais uma aposta da IBM em algum potencial que enxergou do que algo que POA realmente já faça tão bem. É uma boa notícia, ao meu ver.

    Curtir

  8. Que bom, que foi POA. Parabéns lovely city! Desejo que os gestores públicos se empolguem com a idéia de “smarter city” e usem suas inteligências na direção certa.

    Curtir

  9. A cidade pode ter um centro com prédios feios Guaíba abandonado, mas existem dezenas de bairros nobres e pontos agradáveis, como o Bourboun Country e Iguatemi, e aos poucos a cidade está se ajeitando. Porto Alegre não é tão feia a assim…

    Curtir

    • Mas acho que isso não se refere à “cidades inteligentes”. Para falar a verdade eu ainda estou procurando os critérios para saber qual cidade é mais inteligente que qual.

      Curtir

    • Interessante que os pontos agradáveis são shoppings hein.

      Curtir

      • Eu não estava dizendo dentro dos Shoppings, praticamente todas as zonas nobres, tem um shopping por perto, como a foto a cima.
        Comentei que a cidade não é tão ruim por que tem muitos comentários chamando a cidade de horrível. Aqui em Porto Alegre é assim, se quer recuperar uma zona, construa shoppings, como o Cais e o Fiateci Rossi. Eu gosto de shoppings, não sou socialista.

        Curtir

    • Até por que shopping é a coisa mais pasteurizada do mundo, entras num em SP e parece que ainda estás em POA.

      Curtir

  10. Não tenho como concordar. Nenhuma cidade grande brasileira merece um título desses. De qualquer jeito, títulos serem pra divulgar a cidade mundo afora e dar uma acordada nos políticos (receberam sem merecer, então que se esforcem pra diluir a culpa.) Enfim, quem sou eu pra recusar um prêmio?

    Curtir

    • Pois é Felipe, este é o diferencial do POA. Algumas coisas são excepcionais. o OP foi criado em 1892, por Júlio de Castilhos, reediatado por Bernardo de Souza, o pessoal do PT mentiu que foram eles que criaram, mas foi em parte adotado por Londres e NY!
      A Slice House foi feita aqui, não em SP ou Curitiba, quer queira ou não o Fórum Social foi criado por europeus e brasileiros aqui, o Fronteiras do Pensamento foi criado e dá certo aqui, o Shofar Center será feito aqui, Iberê Camargo, 2 campeões do mundo, Tecnopuc, Tecnosinos, etc, etc…
      Há alguns anos, fui a uma reunião do Banco Mundial sobre gestão de cidades aqui em POA, fiquei conversando com um gestor de Cingapura!!!
      Acho que a IBM não deve ser tão boba assim, algo de positivo deve haver.

      Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: