Programa Socioambiental será concluído ainda em 2012

Pisa já está com 95% das obras finalizadas Foto: Ivo Gonçalves/PMPA

A maior obra de saneamento básico da história de Porto Alegre, o Pisa (Programa Integrado Socioambiental) está na reta final com 95% das obras já finalizadas. As redes coletoras da zona Sul, assim como as tubulações terrestres e subaquáticas, e as estações de bombeamento de esgoto Ponta da Cadeia, Cristal e C2 já estão prontas, algumas desde o ano passado. Segundo Valdir Flores, engenheiro coordenador das obras do Pisa, os equipamentos instalados começam a ser testados e colocados em pré-operação ainda no mês de novembro, porém o projeto somente poderá entrar em funcionamento quando for concedida a Licença de Operação já solicitada a Fepam, que tem previsão para o inicio de 2013. Resta a conclusão do emissário final e da ETE Serraria, previstos também para o começo de 2013.

Com o início da operação, o Pisa vai garantir a ampliação do tratamento de esgoto dos atuais 27% para 77%. Esse programa resgatará a balneabilidade das praias do Guaíba, prevendo a proteção das nascentes, a recuperação de arroios além de melhorar significativamente a qualidade da água que chega na casa dos gaúchos, pois deixarão de ser jogados diretamente nas águas do lago 245 mil metros cúbicos por dia de esgoto em inicio de plano, devendo alcançar até 356 mil metros cúbicos até o ano 2030. Ao todo, o projeto conta com um investimento de R$ 586 milhões que irá beneficiar diretamente 800 mil pessoas.

Vale lembrar que o Pisa conta com a parceria de outros órgãos do governo, são eles: Secretaria Municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégicos (Smgae), Departamento Municipal de Habitação (Demhab), Departamento de Esgotos Pluviais, Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local (SMCPGL) e Secretaria do Planejamento Municipal.

Saiba como andam as frentes de trabalho do Pisa

  • Emissário subaquático: concluído o lançamento dos 22 tubos faltando apenas os acabamentos da obra.
  • Emissário terrestre: obra concluída, em fase de recebimento definitivo.
  • EBE Cristal/EBE C2 e Chaminé de Equilíbrio: obra concluída, em fase de recebimento definitivo.
  • Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Serraria: todas as unidades estão em execução, com 87 % das obras civis concluídas. Em andamento a montagem de tubulações e equipamentos eletro-mecânicos.
  • Interceptor da Restinga: obra concluída, em fase de recebimento definitivo.
  • EBE Restinga, na avenida Juca Batista, próximo a Hípica: obra parcialmente retomada após a interdição.
  • Estação de Bombeamento C1, na avenida Diário de Notícias: obra concluída, em fase de recebimento definitivo.
  • Emissário da Restinga: obra concluída, em fase de recebimento definitivo.
  • Emissário Final: em execução, com 70% concluído.
  • Estações de Radio Enlace (Elevatórias e ETE): Contrato em inicio de execução.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Meio Ambiente, Programa Sócio Ambiental

Tags:,

9 respostas

  1. e a praça em frente as torres do DMAE? seria interessantes, mas isso o PiSOL , só ve o estaleiro só. e apoio a desprivatização do guaiba, principalmente da vila assunção.

    Curtir

  2. A foto aérea desta orla me deixa triste.

    Curtir

  3. Que beleza! Agora falta “desprivatizar” a orla, concluir a Avenida Guaíba e entregar novos balneários para revitalizar a orla desta cidade. Já viram o tamanho da praia escondida da Pedra Redonda?

    Curtir

  4. Sobre a noticia, é bom ver que a obra vai ser finalizada ainda nesse ano.

    Uma das obras mais importantes da historia dessa cidade.

    Curtir

  5. E a questao eh que fica num trecho da orla importissimo pra cidade, e lindo.

    Curtir

  6. Nao ha planos para essa orla da foto???

    Eh um dos lugares mais vergonhosos e constrangedores desta cidade.

    Curtir

    • Em breve começam as obras do pontal do estaleiro, ae teremos uma verdadeira orla… pouca coisa perto dos tantos quilometros de orla que temos, mas uma orla de verdade.

      Curtir

      • O problema é que o estaleiro não é um projeto para a orla, é para um terreno específico!

        Curtir

    • Acho que o PISA é um grande avanço que estimulará melhoras nessa parte da orla, já que dois arroios extremamente poluídos desaguam ali. Seria ótima uma recuperação material da orla, com boas estruturas de lazer, mas o cheiro de esgoto e cocô continuaria… não faz muito sentido.

      Curtir

%d blogueiros gostam disto: