Mais árvores por favor

Uma das capitais mais arborizadas do país. Mas ainda com uma necessidade grande de mais árvores, principalmente nas ruas. Confira. E clique para ampliar.

 

 

 



Categorias:Outros assuntos

Tags:,

55 respostas

  1. everton, se os Plátanos causam Rinite não sei. Eu tenho Rinite, hoje em dia uma grande quantidade de pessoas (quem sabe a maioria) tem Rinite causada por milhares de fatores, portanto, um Plátano a mais não fará diferença nenhuma……

    Curtir

  2. Juliana, o problema das belas e exóticas plátanos, são seu polen que no periodo da primavera provoca rinite e varias tipos de alergia, vide Montevidéo, que tem essa árvore plantanda por boa parte da cidade. As pessoas que vivem lá, reclamam muito disso e admira(vam) o plantio das nativas em POA.

    Curtir

  3. Eu tenho uma árvore horrorosa na frente de casa, acho que é uva do japão, é horrível e ainda por cima está com erva de passarinho…metade esta seca, e daqui uns anos vai estar pior…o problema é que ela pertence a calçada da minha vizinha e eu nem vou poder troca-la. Sou super fã dos ipês, dos jacarandás e guapuruvu…que está florido no momento. Acho a Smam péssima…e a prefeitura conivente, estão reformando a calçada da Andrade Neves, (está intransitável no momento, cheia de entulho e com prazo de entrega vencido), o que mais me indigna que no projeto da reforma nenhuma árvore e toda a sua extensão. Gostaria de saber quem faz esses projetos!

    Curtir

  4. Marcelo Bumbel, como de hábito, acerta na mosca. O problema é que continuamos tendo uma visão medieval sobre para que “serve” a arborização urbana, e fatores como melhoria climática e ECONOMIA DE ENERGIA (dependendo de onde são plantadas, árvores podem gerar economia de até uns 30% de eletricidade gasta em climatização), além de manutenção da biodiversidade – que se bem trabalhada no marketing turístico gera emprego e renda em países menos incivilizados. Falta visão de mundo e de futuro para que a SMAM e a cidade como um todo vejam as árvores nesse contexto e parem de aceitar que se pague “compensação ambiental” em motosserra e botas ao invés de aquisição de áreas verdes e plantio arbóreo, como manda a lei.

    Curtir

  5. amigo, vá fazer o percurso a pé pelas grandes artérias e pale de falar ema abstrato.Mas vá, não fique falando aqui na coluna – vá na João Pessoa,, Protásio Alves, Assis Brasil

    Curtir

  6. É falso que Porto Alegre é uma das cidades mais arborizadas do País. O índice é calculado.tomando-se em bruto,no agregado, segundo as densidades das regiões mais arborizadas da cidade.Nos pontos nevrálgicos importantes, a cidade não tem árvores e , pleo contrário, passa até por insolação inclemente.Experimente alguém fazer o trajeto da avenida João Pessoa – que almas penadas retiraram as árvores existentes,sob argumento de que deveria haver corredor de ônibus.E alguma coisa tema ver com a outra?As palmeiras da av Oswaldo Aranha não estão ali? Esta foi uma decisão criminosa que deveria ser responsabilizada.Coloquem árvores imediatamente na João Pessoa.E a avenida Assis Brasil? ? E a avenida Protásio Alves? Toda a zona norte não tem árvores…

    Curtir

    • Nada a ver. Não tem cidade grande mais arborizada que Porto Alegre no Brasil. Porto Alegre possui árvores até em bairros periféricos. Todos os bairros centrais são densamente arborizados. Só porque algumas das grandes avenidas (que não devem representar nem 10% do total de ruas da cidade) não são tão arborizadas quanto as pequenas, quer dizer que tudo que se diz da arborização da cidade é mentira? E a zona norte não tem árvores? Pelo amor de deus!

      Curtir

    • Roque, deves ser muito jovem e não sabes de certas coisas, ali onde é o corredor de ônibus na João Pessoa era o corredor do bondes.

      Curtir

  7. Oláaa!

    Realmente, estou surpresso que tantas manifestações saudáveis, atijam esta abordagem, que é a numero um no espaço urbano artificial.

    O fato marcante não é o gesto e o ato, mas a atitude, pois a cidade não possui, nem um Plano Diretor Urbanístico, que determine relações devidamente PLANEJADAS.

    O que falta é equipe administrativa e executiva, profissionalizada, sem interferência política e nem empresarial, pois terceirizar relacionamentos tira a culpa de quem tem que se manifestar coletivamente.

    O encaminhamento necessário é facilitar a interface entre PAISAGISMO e AMBIÊNCIA, para que a cidade possa tornar-se simbolo de equilíbrio entre entre o SER e o ESTAR urbano, para que possamos ter a oportunidade de desfrutar e saborear um estado de ARTE que Porto Alegre possui, e não semos mais uma cidade em que todos tentam comparar, por por ser porto ALEGRE, ELA tem ALMA e SENTIMENTO.

    Que não enxergar e corar isso não sabe o que faz aqui.

    Façamos esta CIDADE SER VERDE, com VERDE.

    Abraços!

    Arq. Urb. Paisagista Jamil Campos Vergara

    Curtir

    • Falou e disse Jamil. No Brasil o planejamento de prazo mais longo é de 4 anos. Plano Diretor? Planejamento estratégico? Só conversa para boi dormir. Na prática, isso non exciste!

      Curtir

      • Gostei muito do teu comentário, Jamil Campos Vergara, a SMAM que deveria agir desta maneira é a maior inimiga das árvores que deve cuidar e preservar….

        Curtir

  8. Pra que árvores? nos casos mostrados, só servirão para atrapalhar o trânsito dos pedestres.

    Curtir

  9. Nesse trecho da Andrade Neves cairia bem um bicicletario…

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: