Arquitetura e Design 2

Chamado de Flame Towers (ou Torres de Chama), este empreendimento arquitetônico acabou de ser completado em Baku, no Azerbaijão (antigamente parte da URSS). A mais alta tem não mais de 39 andares e 190 metros (o nosso Santa Cruz, para comparação, tem 96 metros e o de Gravataí terá 132 metros) e é um edifício residencial. O outro tem 33 andares e é um hotel. A terceira torre é um prédio de escritórios e tem 30 andares.

Só para refutar que esse patamar arquitetônico seria fora do nosso alcançe, o PIB per capita do Azerbaijão é de U$10.300. O do Brasil é de U$10.800. O edifício sede do grupo Ipiranga, aqui em Porto Alegre, poderia ter sido erguido com um arrojo semelhante, ao invés do sempre-presente caixote. Ou não?



Categorias:Outros assuntos

28 respostas

  1. Precisamos de algo assim aqui em Porto Alegre…

    Curtir

  2. Bah os comunas fazendo arranha-céus, digo ex-comunistas.
    Até Londres tem arranha-céus.
    Isso que LON é uma cidade chata, senhoril e que está sempre na contra-mão !!!
    Nossa única chance de ter arranha-céus e esperar que Havana construa o seu.
    Enquanto isso em P.Alegre 1,4 milhão de habitantes e apenas 1 prédio com mais de 30 andares…kkk

    Curtir

  3. Parece-me que além da questão cultural, a mediocridade arquitetônica em Porto Alegre também envolve os fatores econômico e de marketing. Por que uma incorporadora irá investir em design como diferencial estratégico se para os caixões que constroem há demanda latente e ainda podem cobrar os atuais valores astronômicos. Cai-se novamente naquela questão, a demanda gera a oferta ou a oferta gera a demanda? Ao que vejo, no atual cenário de alta demanda, a força da oferta(incorporadoras) tem prevalecido, empurrando goela abaixo os pombais que se espalham pela cidade.

    Curtir

  4. Eu não duvido nada da Engenharia, ciencia e tecnologia.

    Curtir

  5. Vi uma reportagem sobre esses prédios no programa mega contruções. Na real não parecia tão complicado a ponto de não termos como construir aqui, só precisava de uns guindastes bem grandes (bem grandes mesmo hehe).

    Curtir

    • Se funcionar será a obra de engenharia civil mais desafiadora até então. Construir duas torres com precisão suficiente para que um elevador funcione entre as duas de forma sincronizada?

      Curtir

  6. Porque nós perguntamos quais são os verdadeiros motivos que fazem a nossa arquitetura ser tão medíocre? Temos muito dinheiro, muitas e muitas escolas de arquitetura, o povo brasileiro é criativo e, por que será?

    Curtir

  7. Marcelo, nem no projeto do Cais, onde há a oportunidade de mudar o skyline, os prédios são arrojados. Achei muito medíocres pra importância do empreendimento.

    Acho melhor tu desistir desses prédios modernos. Sério, arquitetos no Brasil não tem criatividade nem pra uma reforma de apartamento. Acredite, conheço mais de um exemplo.

    Curtir

    • Criatividade tem, as construtoras que não tem interesse em gastar dinheiro nisso

      Curtir

      • Não consigo crer que seja só por isso. Nem prédios de alto padrão saem muito da mesmice. Alguns podem até ser bonitos, mas raramente são ousados.

        Curtir

        • Ai é que ta, com o povo comprando os caixotes, e pagando caro por isso, por que gastar mais pra fazer algo diferenciado?

          É que nem as montadoras, o povo paga 30 mil numa carroça que não vale 15, como o Gol, por que fazer coisa melhor se eles lucram absurdos com isso e o povo acha bonito?

          Curtir

  8. Show…

    E não é alto, é uma altura normal para o mundo, não chega nem nos 200 metros.

    Só acho que um unico prédio desses no meio da cidade iria ficar estranho, mas numa area com alguns prédios diferenciados, ai sim ficaria show.

    Sobre o prédio da Ipiranga, acho que na época aqui no Brasil, náo pensavam muito em arquitetura, alias, até hoje não pensam nisso.

    Mas um prédio anão diferenciado ficaria estranho tambem, seria só o topo de um desses, perderia muito espaço.

    Curtir

  9. Que coisa mais horrível! Credo!….

    Curtir

  10. Ando meio desinformado, que prédio é este de Cachoeirinha?

    Curtir

  11. O que tem o prédio da Ipiranga? Ficou parecendo fora do contexto.

    Curtir

    • Felpe, o prédio da Ipiranga é uma caixa básica sem nenhuma graça. Pela importância do prédio e da empresa, poderia ter sido contratado uma firma de arquitetos renomada para criar um ícone para a cidade como as Torres da Chama se tornaram para Baku.

      Curtir

      • O da Ipiranga é um dos mais bonitos da cidade, na minha opinião. O telhadinho de vidro virou icônico mo skyline da região, que já demonstra que eles se preocuparam em fazer uma coisa diferente dos outros edifícios. Exemplo de coisa ruim tem aos montes, vide caixotes de vidro da Carlos Gomes.

        Curtir

      • Ah não, por favor! Vou ser obrigado a discordar de ti meu camarada. A sede da Ipiranga não é um caixote básico. É um edíficio bem interessante, e compõe uma vista harmoniosa junto com os “vizinhos”. Acho que aí vocês estão exagerando. Vide foto: http://i49.tinypic.com/2qcksc6.jpg

        Curtir

  12. Na boa, achei feio prá c.r.lho!

    Curtir

  13. Mas me diz onde no Brasil se constroi algo arrojado e bonito como isso? Nem Sao Paulo nao tem nada parecido.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: