Altura de prédios é tema de reunião na prefeitura

Regras para novas edificações próximas ao aeroporto foram debatidas Foto: Ivo Gonçalves/PMPA

Representantes de entidades civis do estado estiveram reunidos com o prefeito José Fortunati, na tarde desta terça-feira, 27. O encontro, que aconteceu no Paço Municipal, teve como pauta as regras estipuladas pela aeronáutica para novas edificações e construções já existentes em perímetro próximo ao Aeroporto Internacional Salgado Filho.

O presidente do Sinduscon, Paulo Garcia, relatou as dificuldades que os empreendedores tem enfrentado para tratar do tema. “Essa determinação tem engessado uma importante área da cidade”, afirmou o dirigente, explicando que o mapeamento das edificações no perímetro já foi repassado aos órgãos competentes e faz parte dos mapas de navegação de Porto Alegre.

Fortunati propôs um encontro, que já ficou agendado, entre as entidades civis e as bancadas estadual e federal, com objetivo de encaminhar o assunto junto ao Governo Federal. “Precisamos construir um caminho que reúna vereadores, deputados estaduais, federais e senadores na busca de uma solução que contemple as características de Porto Alegre, que já tem prédios construídos e rotas de aviação mapeadas”, destacou o prefeito.

Na próxima terça-feira, 4, os representantes das entidades vão à Brasília para detalhar a questão à bancada gaúcha. Integram a região afetada pela norma o perímetro entre as avenidas Assis Brasil e Nilo Peçanha, a Freeway e as ilhas do Guaíba.

Participaram do encontro dirigentes do Sinduscon, OAB/RS, Secovi/Agademi, Sociedade de Engenharia do RS, Sindimóveis, Creci/RS, IUA, Abes/RS, Asbea/Area, Sindicato da Industria da Construção Civil, Metroplan, UFRGS e conselheiros de regiões de planejamento.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Zona de Proteção Aeronáutica

Tags:, ,

20 respostas

  1. Só pra lembrar os desinformados, Porto Alegre não possui apenas o Sta Cruz de Skyscraper, o Coliseu com 100m tb é um Skyscraper, já que o que define se um prédio é alto não é o número de andares e sim se ele tem a partir de 100m de altura para mais. Quanto ao assunto da matéria, acredito que tenha que possuir restrição perto do aeroporto sim, pelo quesito segurança; o que não impede que um dia discutam esse maldito plano diretor e liberem mais uns 4 ou 5 prédios com 100m ou mais em alguma região específica de Porto Alegre.

    • O problema é que pra eles, um prédio la em Osório tambem é perto do Aeroporto.

      E o Coliseu e o Santa Cruz não são grandes coisas, nem em altura nem em arquitetura.

      Precisam liberar a altura, mas a partir de uma certa altura, os prédios precisam passar por algum tipo de grupo de arquitetos para aprovar o desenho, pelo impacto visual que poderia gerar.

      • Ah Guilherme, não te esquece que a tua opinião pessoal não é fator determinante cara. Eu por exemplo, acho que o Santa Cruz e o Coliseu são interessantes, NA MINHA OPINIÃO. ( por isso costumo escrever essas palavrinhas mágicas no final de algumas sentenças).

    • Que ironia: Vocês sabiam que a mais alta estrutura construída no Brasil fica aqui no RS, e em Guaíba?!

  2. Já notaram como estão estabelecendo medidas restritivas OPORTUNISTAS como essa, nos últimos tempos? Outro exemplo, foi essa resolução dos Bombeiros para “centros esportivos, de eventos e de exibição”, criada em outubro de 2012, há menos de 2 meses da inauguração da Arena gremista.

  3. Estou morrendo de peninha do sinduscon… estão com dificuldader pra ganhar dinheiro é? Estou com o Pablo, facilitem a altura então, mas que se imponha critérios arquitetônicos!

    • O problema é que parte do lucro é destinada a bancar campanhas eleitorais nas eleições municipais. Culpa do Sinduscon, que acaba baixando o padrão das construções ao gastar com apoio para mudar o plano diretor. Culpa também dos vereadores e culpa nossa quando votamos em vereadores financiados por construtoras. A Zero Hora na época até listou os vereadores com as maiores verbas de campanha e, para variar, os valores mais expressivos eram doações de construtoras.

  4. Podem negativar mil vezes, mas prefiro um plano diretor hiper rígido do que um que permita palitos residenciais gigantes blocudos tipo os que existem em massa nas outras capitais. Se for pra permitir, que seja em uma pequena zona bem definida e só prédios de qualidade.

    • Concordo plenamente contigo. Tenho um amigo que mora em João Pessoa e sempre está circulando pelas capitais do nordeste, e sempre vem me relatando O quão horríveis as cidades por lá vem se tornando.

  5. A OAB sempre se metendo nas coisas.
    E o IAB, nao deveria estar la?

    • Olha, o que mais me impressionou negativamente é que a imensa maioria eram entidades com interesse na construção de edifícios e dane-se a segurança aérea. Ainda bem que a OAB estava ali, senão essa disparidade entre polos interessados seria ainda maior.

  6. Bah so podia ser em P.Alegre !!!
    Rio de Janeiro arpto S.Dumont e em São Paulo arpto Congonhas mais crítico que esses dois em termos perímetro ???
    Em quanto isso,
    P.Alegre e seu único prédio com mais de 30 adares.
    Vamos torcer para a aeronáutica não implicar como edifício Santa Cruz…se não…

  7. Essa é a maior frescura do Brasil.

    Existem aeroportos no centro de varias cidades com arranha céus, e nunca aconteceu um acidente, claro, não vamos abusar tambem, mas em 500 metros um avião ja esta bem alto, pode por uns 3km pro caso de emergencia… se bem que estão criando varios hoteis e prédios comerciais ao lado do aeroporto, como pode isso?
    hahaha

    É muita frescura, só espero que a prefeitura tenha um pouco de inteligencia e não aceite qualquer prédio caso consiga liberar uma boa altura.

    • Prédio alto? Até pode ser… Agora me explica como construíram um posto de gasolina do lado de Congonhas? Foi onde o avião da TAM caiu em cima e explodiu tudo.

      • E por que eu teria de explicar isso?

        Não falei de postos… o.0

        Congonhas tem uma pista curta, não tem espaço para o avião parar em caso de emergencia… la é tenso mesmo.

  8. “Essa determinação tem engessado uma importante área da cidade”.

    Essa determinação também engessa a beleza dos prédios? Essa determinação obriga a fazer somente prédios-caixa? ahhh vai catar coquinho! Garanto que se os prédios fossem mais bonitos não haveria tanta reação à eles.

Faça seu comentário aqui: