Morrendo de calor e secura

Dia 28 de Novembro, dia ensolarado, 32 graus. Quente pra caramba. Passo pelo espelho dágua da Redenção e fico me perguntando porque não vejo pessoas sentadas com os pés dentro d’ água, como acontece em qualquer cidade européia no calor? Porque não é possível fazer o mesmo no lago, mais adiante? É poluído? Porque no centro não vejo fontes, e espelhos dágua? Porque a fonte da Marques de Sevigné continua seca?

Precisamos acabar com o divórcio dos portoalegrenses com a água no verão. O mar está há centenas de quilômetros,  o Guaíba ainda é um esgoto, e temos calorão de Novembro a princípios de Abril. Temos que dotar a cidade com espaços públicos onde as pessoas possam se refrescar no calorão. Temos que colocar água na Marques de Sevigné, na praça Dom Sebastião, no largo Glênio. Temos que construir mais fontes e chafarizes. Ou deliro?



Categorias:Outros assuntos

Tags:, ,

24 respostas

  1. Eu costumo ficar na volta do chafariz da praça da alfandega no horário de almoço. Mas não tem como botar os pés porque ele é imundo, kkkkkk
    Se bem que com esse calor que anda fazendo, da vontade até de pular la dentro.

    Curtir

  2. Considerando o número de pessoas que fica em volta dos chafarizes em fins de semana, acredito que eles só não botam os pés na água com medo (corretíssimo) de doenças. Quem tem divórcio com água é a prefeitura e os ecoxiitas, não Porto Alegre. Mas concordo, precisamos de mais corpos d’água pela cidade (e, principalmente, de um Guaíba despoluído).

    Curtir

  3. Sempre fui a Redenção nos domingos o espelho d’agua e o chafariz estão sempre cheios, mas durante a semana no meio do expediente complica (a população é para estar trabalhando), e comparar com uma foto dos anos 70 ou 80 também não dá. ficou uma comparação muito distorcida.

    Curtir

  4. Não é delírio,, Marcelo, é lucidez. Agora, quem vai convencer o prefeito que praças arborizadas e fontes são imprescindíveis?! O nosso comportamento ainda é de terceiro mundista. Não apenas pela falta de noção de como se deve disponibilizar os espaços públicos ais cidadãos, observe as pessoas no Japão, França e Alemanha subindo uma escada rolante e depois veja como isso se dá no Brasil. É constrangedor essa nossa falta de civilidade. Precisamos avançar!

    Curtir

  5. Otima materia ! ! !

    Concordo.

    Eh triste e revoltante sofrer com nosso verao amazonico como se estivessemos en Goiania ou Curitiba, sem orla nem aguas.

    Restam os shoppings, um bunker, unico local possivel de andar nesta cidade quando ela esta com aqueles caloroes inacreditaveis.

    A mentalidade dessa cidade eh muito BURRA.

    Curtir

  6. É que aqui em Porto Alegre é feio molhar os pés em chafariz e o pior é coisa de pobre.
    Agora vamos combinar uma cidade maravilhosa como Porto Alegre com praças bem cuidadas e todas com seus chafarizes funcionando não pode ter ninguém se molhando, as pessoas tem que ter educação, o que é isso…..

    Curtir

  7. O que eu achei pior foi a grama tosca da Redenção. Tá na hora de refazerem a grama em TODOS os espaços do parque, com alguma espécie melhor. Se fizerem isso, melhorarem os passeios e reformarem os monumentos o parque vai ficar perfeito.

    Curtir

  8. Bah, escolher a segunda foto com tons de azul e provavelmente tirada num domingo, e a primeira com a fonte lá no fundo é sacanagem. Entendo a idéia, mas achei que foi nada a ver o post.

    Curtir

  9. A primeira coisa que falaram no post do chafariz é que ia ter mendigo tomando banho lá. Quero ver o que vão falar depois dessa.

    Curtir

  10. Coisa de pobre. Cidadão de respeito vai em shopping nos dias quentes.

    Curtir

    • Agora só falta vir alguém e falar em bicicleta para completar o samba do post doido. O que tem a ver a falta de água em chafarizes com os shoppings?

      Curtir

      • Pode não ter relação direta de causa e efeito, mas com certeza a falta de pessoas que querem uma rua melhor (e qu se contentam em ir ao shopping) influi em ruas piores.

        Curtir

        • Bom, se tu acredita que existe uma relação de causalidade entre os shopping centers e os chafarizes e ruas de Porto Alegre, me resta respeitar a tua opinião, ainda que discordando educadamente.

          Curtir

      • Eu vi um toque de ironia no comentario dele, sei la né, meio que folgando com quem pensa nisso.

        Curtir

        • Ah pode ser, mas é que eu tenho lido uns comentários aqui, e como eu não memorizo quem escreve o quê (como alguns fazem comigo) eu acabo acreditando pois tem uns malucos aqui que realmente acham que os shoppings são a causa de quase tudo de ruim que acontece em Porto Alegre, e esses caras não estão ironizando.

          Curtir

        • E realmente, tem muita gente que acha que Porto Alegre ta largada por causa dos shoppings.
          hahaah

          Enquanto isso, os bairros que mais valorizam, que ganham bons negocios, são os bairros com shoppings.

          Curtir

    • My god, coisa de pobre colocar os pés na água do chafariz? Na verdade os ricos da Europa fazem isso enquanto os outros trabalham, hahaha. O pessoal que faz corridas ou caminhadas só deve ficar envergonhado de fazer isso (até por causa deste tipo de preconceito, sem ofensa), porque que dá uma refrescada, dá…

      Curtir

%d blogueiros gostam disto: