Na década de 70, a Rua da Praia tinha flores e era limpa

Vejam esta foto digitalizada de um material institucional sobre Porto Alegre, de 1976, na época do prefeito Guilherme Socias Vilella. A publicação era para divulgação da gestão do prefeito e de empresas que patrocinaram.

O calçadão da rua dos Andradas (Rua da Praia) possuía grandes vasos com flores, e era relativamente bem organizada, limpa.

rua-da-praia-dec-70-02

Outra foto do mesmo material mostra também o piso, sem remendos.

rua-da-praia-dec-70-01

Os quiosques esféricos de bancas de revista e os ‘orelhões’ em acrílico, de certa forma modernos e ousados para a época, ficaram somente na lembrança…

Mais uma foto da mesma época, retirada da capa de um guia antigo da CRT.

rua-da-praia-dec-70-03

 

Mais uma foto em preto e branco aparecendo bem os quiosques de jornais e revistas esféricos (retirada do livro Porto Alegre, a Cidade e Sua Formação, Clovis Silveira de Oliveira):

rua-da-praia-dec-70-04



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Revitalização do centro

Tags:, , ,

39 respostas

  1. Deveria ser feita reunião com os comerciantes e todos os responsáveis por aquela bagunca e mandar todo mundo trabalhar.

    Curtir

  2. Meu Deus, onde conseguiram estas fotos. Não pensava que era assim. Vamos resolver o problema, voltar ao passado por que lá está um pouco melhor viu, rs. Olha que linda rua da praia comparada a da ultima vez que fui até aí. Porto Alegre não merece uma rua da praia no seu estado atual. Como disse Kaka tudo que vejo de interessante em POA, foi feito em 70. O que aconteceu de lá pra cá?

    Curtir

  3. Na década de 70 construíram os prédios mais altos da cidade.
    Ai veio os 16 anos do PT e as conseqüências são:
    Torres Gêmeas com 14 andares…que piada
    P.Alegre tem 1,4 milhão de habitantes e apenas 1 prédio com mais de 30 andares…kkk

    Curtir

  4. Precisamos fazer da REFORMA TOTAL da Rua da Praia condição PRIMORDIAL para receber os turistas da copa!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  5. Interessantíssimo registro. Meu, quanta involução! Esta é a cidade em que nasci e que meus pais falavam com muito amor e paixão enquanto crescia no interior do Paraná e que já adulto não encontrei, porque infelizmente a vi não como eles a viam e sim como ela hoje é, infelizmente decepcionante. Mas creio que Porto Alegre tem tudo para melhorar e vai chegar lá, porque há um sentimento de indignação e uma reação necessária se processando e seja lá como for, há um bom cidadão à frente do governo municipal.

    Curtir

  6. Triste ver no que a cidade se transformou. Depredada, cheia de vilas, abandono, lixo, mendigos, mobiliário pobre… e o pior é que parece que a mentalidade das pessoas regrediu junto com a cidade.

    Curtir

  7. Pois é…década de 70… “Regime Militar”… como era ruim!

    Curtir

  8. Semana passada eu fui no centro de POA, fazia muito tempo que não ia pra lá e me arrependi…

    Curtir

    • Se arrependeu porque você não sabe aproveitar as coisas boas que aquele bairro pode oferecer.Eu adoro ele,é um dos meu bairros preferidos na cidade,um dos poucos bairros de POA que ainda tem vida.

      Curtir

  9. Vocês já esqueceram que estava no governo nesta época?

    Curtir

  10. Alguma noticia quanto ao calçamento da rua da praia? Sinceramente nao ha calçamento que resista aos carros fortes, pelo jeito vao colocar aqueles terriveis blocos de cimento, tambem falta verde na rua da praia, espero que recoloquem mas a ho dificil. Alguem me falou que os bombeiros nao permitem pois tiraria o acesso. Nao enrendo porque nao incentivam a restaurantes de qualidadea colocarem mesas no centro de rua da praia, Lisboa é assim, em muitas capitais europeias tambem, mas nao mesas de plastico, pelo amor de Deus!

    Curtir

    • kkkk é impressionante como mesas e cadeiras de plástico desqualificam a fachada de um estabeleicmento mesmo.

      Curtir

%d blogueiros gostam disto: