Inaugura hoje a Arena do Grêmio

Diretor artístico promete “alta tecnologia” na abertura da Arena

Evento terá homenagens a ídolos, Blue Man Group, reedição do Mundial de 83 e caminhada ao novo estádio

Diretor artístico promete alta tecnologia na abertura da Arena   Crédito: Lucas Uebel/Grêmio/Divulgação CP

Diretor artístico promete alta tecnologia na abertura da Arena Crédito: Lucas Uebel/Grêmio/Divulgação CP

Os organizadores prometem uma festa sem precedentes no Estado para o primeiro oficial dia de vida da Arena, neste sábado. O evento começa às 20h, mas os portões do novo estádio do Grêmio estarão abertos desde as 17h. A programação oficial prevê um show com bailarinos, acrobatas, ex-jogadores, crianças vestidas de mosqueteiros e operários para contar a história do clube e relembrar momentos especiais do estádio Olímpico. Um segundo momento trará apresentação inédita do Blue Man Group e, a partir das 22h, será reeditada a final do Mundial de 1983, entre o Tricolor Gaúcho e o Hamburgo. Extraoficialmente, a torcida gremista prepara uma caminhada do Velho Casarão até a nova casa dos gremistas.

O responsável pelos espetáculos que abrirão a Arena é o diretor artístico Aloyzyo Filho. Ele anunciou que serão usadas tecnologia de última geração e a apresentação antes do amistoso contra os alemães vai ser dividida em cinco blocos temáticos, intercalados com queimas de fogos. “Espero que neste dia, mais do que um show ou um espetáculo, estejamos fazendo história”, projetou Aloyzio.

Apesar dos ensaios e profissionais contratados, o Grêmio quer que os torcedores sejam os protagonistas do evento. Eles serão convidados a fazer a primeira “ola” do estádio e incentivados a interagir com as apresentações, com cantos e aplausos. A festividade será puxada por um time de 820 bailarinos e acrobatas. Entre uma e outra performance, está planejada a queima de fogos, que contará com 32 baterias com 212 disparos cada, 18 máquinas de fogo e duas com chama azul.

arena2

Iluminação será três vezes maior que show de Paul McCartney

O cenário montado na Arena para a data especial terá iluminação três vezes maior que a do show de Paul McCartney, realizada em Porto Alegre em 2010. A sonorização, de acordo com os organizadores, será idêntica à do Rock in Rio 2011. Para compor o “palco”, o estádio terá 360 refletores robotizados, 160 refletores de cobertura e 12 canhões de longo alcance. A programação prevê mais de 60 mil balões e a colocação de bandeiras históricas do clube no gramado.

As homenagens a ídolos e compositores também farão parte do roteiro. A torcida deverá ir ao delírio com a entrada de ex-jogadores no campo da Arena, acompanhados de 320 crianças vestidas de mosqueteiros, mascote do Tricolor. O compositor Lupicínio Rodrigues, autor do hino tricolor, e Eurico Lara, um dos maiores goleiros que já passaram pelo time, serão lembrados em um momento especial. A partir daí, vão entrar em cena os dirigentes do Grêmio e da OAS. Um operário será convidado para representar os dois anos de trabalho no bairro Humaitá.

Foto: Grêmio

Foto: Grêmio

Atração especial planejada pelo Blue Man

A última atração antes da partida será o grupo nova-iorquino Blue Man. Os homens pintados de azul realizam performances multimídia que misturam teatro, música e comédia. Eles voltam ao Brasil depois de três anos e se apresentam pela primeira vez em Porto Alegre. O grupo terá duas participações no espetáculo.

O time de artistas azuis promete uma novidade para os gremistas, com uma apresentação inédita, preparada especialmente para a nova casa tricolor. O espetáculo na Arena vai entrar no currículo de mais de 50 mil performances do grupo, que já atraiu mais de 25 milhões de pessoas. São 75 artistas que fazem parte da companhia.

A entrada do atual elenco gremista será de gala. Os jogadores vão vestir camisas criadas especialmente para a abertura. A Arena deverá ter um laço gigante, que será aberto momentos antes do surgimento daqueles que defendem as cores do time gaúcho. Aí então a bola vai rolar no gramado do novo estádio.

Amistoso e caminhada do Olímpico até Arena

Diante do Hamburgo, os torcedores terão a oportunidade de reviver a partida que tornou o Grêmio campeão do mundo em 1983, quando Renato Portaluppi marcou dois gols e garantiu a vitória por 2 a 1. Os alemães, no entanto, deverão estar cansados para o amistoso. Eles enfrentam o Hoffenheim nesta sexta-feira e têm chegada prevista a Porto Alegre oito horas antes do confronto, no início da tarde de sábado.

Há atividades que não estão na programação oficial. Uma delas, por exemplo, está sendo organizada por um grupo de torcedores, que planeja deixar o estádio Olímpico e ir a pé até a Arena. A ideia está sendo discutida em redes sociais. A saída da Azenha deverá ser por volta das 14h para dar tempo de percorrer os 12 quilômetros até o Humaitá, como manda o hino.

Correio do Povo



Categorias:Arena do Grêmio, Grandes Projetos

Tags:

7 respostas

  1. Deixando a beleza e grandeza desta monunto erguido e inaugurado; já repararam que como funciona bem futebol em POA, por que projetos, desculpem, muito mais necessários(talvez) para o momento não saem do papel? A Arena do grêmio saiu.

    Curtir

  2. Queria ver o PT parabenizando o PSDB pela iniciativa de iniciar o cais do Porto, porém nossa política é mais bagaceira do que o nosso fanatismo futebolístico!!!

    Curtir

  3. Hoje na ZH sairam dois anuncios do Inter parabenizando pela Arena, o que achei algo de bastante classe. Acima de tudo a patria rio-grandense!

    Curtir

  4. Como não pode parar na Free Way, acho que poderiam fazer algum tipo de mirante para estacionar os carros de quem passa pela entrada da cidade, tenho certeza que teria um bom movimento.

    Poderia ter até algum bar, sei la, banheiros, muita gente vai querer parar para olhar.

    Curtir

  5. Sou colorado, mas acho que esse ai vai ser depois da orla, o principal cartão postal da cidade

    Curtir

  6. Daqui a pouco to partindo pra lá!!!!!

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: