Tarso negocia com Renault fábrica de veículos elétricos para o RS

Parques tecnológicos e fábrica da Renault são temas de reuniões de Tarso na França

O governador Tarso Genro acompanha a comitiva liderada pela presidente Dilma Rousseff em viagem oficial à França, a partir desta segunda-feira (10). Em entrevista ao programa Guaíba Cidades, da Rádio Guaíba de Porto Alegre, Tarso falou sobre assuntos da agenda presidencial que interessam diretamente o Rio Grande do Sul, como a cooperação francesa para instalação de parques tecnológicos e a interlocução com a montadora Renault para que o Estado receba uma unidade de produção de automóveis elétricos.

Conforme o chefe do Executivo gaúcho, a base tecnológica e a estabilidade política permitem que o Rio Grande do Sul tenha condições de receber uma unidade da Renault no Brasil. Tarso também ofereceu auxílio às pesquisas desenvolvidas pelos empresários franceses para aumentar a autonomia da bateria utilizada nesses veículos.

“Nós colocamos para eles que temos condições de bancar pesquisadores para continuarem essa pesquisa. Também podemos adotar, na frota do Estado, essa experiência de veículos elétricos, antes de uma produção em linha para o mercado”. A expectativa é de que a decisão da Renault seja conhecida no segundo semestre de 2013. “Estamos nos adiantando e oferecendo as condições”, resumiu o governador.

Parques tecnológicos

Um termo de cooperação que será assinado entre os dois países também facilitará a instalação de uma rede de parques tecnológicos no Estado. No mês passado, Tarso e comitiva gaúcha reuniram-se com a ministra do Ensino Superior e Pesquisa da França, Geneviève Fioraso, com quem foram estabelecidos termos do programa de trabalho comum entre o Rio Grande do Sul e o país europeu. “A França tem amplo conhecimento em parques tecnológicos e nós queremos aproveitar essa experiência no RS”, afirmou o governador Tarso Genro.

Texto: Juliano Pilau
Edição: Redação Secom

Governo do Estado do RS



Categorias:Economia Estadual

Tags:, , ,

22 respostas

  1. É isso aí, o carro elétrico é o carro do futuro. Defender veículos com motor a combustão hoje é o mesmo que defender carroças no início do século XX quando Henry Ford criava o Ford T.

  2. Partidarismo é f.da… tem que ter estômago de avestruz para aguentar.

    • É tão f.da que tão te negativando a mil hehe

      • pior… fico pensando que se negativaram é porque pensam que partidarismo é bom, o certo é defender custe o que custar, mesmo que tome decisões erradas, mesmo que roube… Como posso esperar que esse estado ou município melhore?

        • E’ que vcs mascaram o LUDDISMO de vcs com a mesma estoria de sempre, se dizem a favor do desenvolvimento mas cheios de “PORENS”. Tipo: “Queremos desenvolvimento, porem nao queremos predios muito altos, nenhuma obra der infraestrutura viaria, e, que nada mude muito” hehehehehe. Garanto que ate’ hoje sao cheios de raiva que privatizaram as telefonicas apesar dos beneficios que trouxe a populacao.

        • É sempre a mesma coisa… é um “comunismo disfarçado” é um “lulismo mascarado” e assim por diante.

  3. Tá bom tarso genro, tá bom então, “estamos acreditando, pois vc é uma pessoa de palavra”!!! O cara não fez um parafuso em dois anos de mandato, o cara passa 1/4 do tempo de governo fora do governo, ou seja viajando, e agora me vem com essa aí que já me cheira campanha para 2014, vai mentir na put. q. l. par.!!!
    Espero que a gauchada nao seja mais tão burra em 2014 como foi em 2010 votando nesse comunista retrógrado que está ali apenas pra mamar nas tetas do poder!!!

  4. Bla bla bla….so acredito vendo!!
    Nao caio mais nessas estorias!

  5. Só depois de inaugurada para eu acreditar!!

  6. Não vai adiantar nada, carros eletricos são absurdamente caros no Brasil, não tem como comprar.

    E pra piorar existe o roubo das montadoras…. carros hibridos que no mundo custam pouca coisa mais cara que um modelo a gasolina mais potente, aqui custam algumas dezenas a mais.

    • A gasolina no Brasil é super cara e não há perspectiva nenhuma de diminuir, apesar de sermos auto-suficientes. Por outro lado há uma bela pressão para baixar a energia elétrica.

      Nesse exato momento comprar um carro elétrico é um absurdo, mas isso está mudando. Veja o caso do Prius que ninguém levava muita fé e hoje é um sucesso absoluto. Por outro lado o Hummer beberrão saiu de linha.

  7. Imagina um selvicula como Tarso que passou a vida inteira lutando CONTRA o progresso e a prosperidade do trabalhador negociando!!! hahahahaha. Se vier e’ prq os franceses querem se desfazer deste elefante branco que sao os carros eletricos (vender pra quem?). E que parque tecnologico ele ira trazer????? Os franceses estao fazendo caridade agora? Entregando tecnologia assim pra qualquer um???? As coisas nao funcionam assim!!!! Mas vamos ver se este arigo’ ira trazer algo com valor para o RS, viajar ele adora agora vamos ver se trara beneficios.

    • Bah, não gosto do Tarso, nem do PT, mas isso que tu disse é uma tremenda asneira. Carros elétricos tem evoluído muito na Europa. Já há várias cidades com tomadas nas ruas pra deixar o carro recarregando enquanto está parado. Não são carrinhos de energia solar de competição de engenharia de universidades. É coisa séria. Pesquise antes de falar.

      SE (e eu duvido) vier essa fábrica pra cá, vamos ter um diferencial enorme! Vamos aguardar até o 2º semestre de 2013 pra ver no que dá… afinal, estamos acostumados a ficar esperando o progresso chegar.

      • Ai no brasil tem infraestrutura para isto??? Nao! nao tem nem para carros com combustao interna, vai ter pra carro electrico!! PUFFF. E outra quanto ira custar um carro destes??? Carro normal ja custa uma fortuna imagina isto. E as baterias que viciam rapido e depois de 3 anos de uso tem que trocalas?? Custando quase um carro novo!! E se for tanta vantagem competitiva como diz, prq os franceses iriam mandar uma fabrica destas para ai???? Porq nao criar emprego na franca que precisa e muito!!!! Alem do que nao creio que Tarso tenha capacidade mental para organizar um negocio que involva uma fabrica de carros. Sem falar da desgraca que e’ o abastecimento electrico no brasil! hahahahahaha imagina. Terao que construir geradoras novos. Coisa que todos sabem QUE NAO IRAO FAZER!!!!

        • Se servir pra exportação, já vale alguma coisa.

        • Phil, a solução para questão elétrica no RS sabe qual será a curto prazo, CORTES DE ENERGIA PARA EVITAR A APAGÃO, pois o governo do estado não investiu nada em linhas de transmissão em dois anos, e nao tem perspectiva de investimentos a curto prazo, ou seja, teremos apagões programados em Poa e no RS nesse verão, isto já está previsto tecnicamente!

        • O Phil toca o samba de uma nota só: não podemos evoluir em nada por que nada aqui funciona e nunca vai funcionar. Ainda bem que tem gente que é idealista por aí, quem sabe um dia as coisas mudam.

        • É que o Phil tem problema de identidade, ele não se sente brasileiro mas é visto como estrangeiro. Daí fica projetando esse desconforto em tudo que é feito aqui, por melhor que seja.

        • Entao o problema do atrazo do brasil sou EU???HAHAHAHAHAHAH………Ad hominen nao resolve o problema, e vcs nao estao vivendo “no outro mundo possivel” a mais de 10 anos?????? Prq investiram em petroleo e nao em carros a pilha??? …desenvolvimento so’ vem com TRABALHO, COMPETENCIA. PERSEVERANCA e acima de tudo VISAO. O Tarso lutou a vida inteira pelo comunismo, portanto DESQUALIFICADO para opinar em qualquer coisa que tenha a ver com DESENVOLVIMENTO!!!! Mas vao la! comprem um entao!!! hehehehe

  8. Isso sim que é notícia boa! Tomara que aconteça. Para quem ainda duvida dos carros elétricos, veja que o Toyota Prius (híbrido elétrico) é um sucesso.

  9. Viiiish…. o Tarso negociando?

Faça seu comentário aqui: