Natal apático

Faltando 14 dias para o Natal, o centro de Porto Alegre – e a cidade inteira, em geral- está apática. Escrevi um post um ano atrás, sobre o mesmo assunto, e nada mudou. O centro de Curitiba está todo enfeitado , a Avenida Paulista tem árvores de LED, e a Rua da Praia está como na foto abaixo, tirada uma hora atrás:

2012-1

Colocaram fitas simples, bregas, de plástico, no Mercado Público, como no ano passado, que tive vergonha até de fotografar. A única coisa fantasticamente natalina do centro da cidade  é a Galeria Chaves, que está digna de Nova York. (Realmente, parece uma miragem estranhamente encravada em Porto Alegre). Contudo, é eclipsada pelo lixo. (abaixo)

2012-2Será que em 2013 estarei repetindo a mesma coisa: que essa apatia das pessoas, do comércio, do Centro Histórico, das associações, dos empresários, da prefeitura, de deixar passar o Natal batido, somente afasta mais as pessoas do centro e empurra os turistas para Gramado? Onde está nossa árvore de Natal? Onde estão as luzes no Mercado Público? Onde estão as luzinhas na Prefeitura velha? Porque o Chalé e as árvores da Praça XV estão desprovidos de luzinhas? Porque a Rua da Praia não está resplandescente?



Categorias:Arquitetura | Urbanismo

Tags:

34 respostas

  1. Observem o calçamento da Rua dos Andradas feito com paralelepípedos coloridos, ela era toda assim, sempre tem gente para estragar o que é bonito….

    Curtir

  2. Essa merece ser postada duas vezes!

    Para quem acha que gaúcho é do contra… hahaha

    http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/12/121207_natal_ateu_as_lg.shtml

    Curtir

    • Os ateus estão ficando tão chatos quanto os religiosos.

      Curtir

    • Concordo com o Fernando, mas qualquer movimentação que fortaleça o estado Laico (coisa muito rara, na prática) é válida. Existem mais religiões que o cristianismo e existem pessoas sem religião. É esse o teor da maior parte das manifestações de grupos ateístas.

      Curtir

  3. É o retrato da apatia que vive o povo de Porto Alegre…

    Curtir

  4. Talvez porque o povo esteja vendo que a luz do natal não está em lâmpadas.

    Curtir

    • Ah Eduardo, momento meditação agora, poxa? De novo, o mundo inteiro errado e os portoalegrenses certos?

      Curtir

      • sim, ahahaha, eu acredito que o mundo esteja errado (não tô sendo irônico). Mas, beleza, compreendo a reação dos contrários. Aqui eu pareço radical mesmo.

        Curtir

  5. A verdade é que Porto Alegre é uma cidade depressiva.Eu já viajei para várias capitais deste Brasil e digo que esta cidade é a que menos tem calor humano de todas que eu conheci.

    Curtir

    • Interessante, conheço gente de outros estados e de outros países que chegam aqui esperando esses estereotipo mas são surpreendidos com o calor humano do gaúcho. Dizem que o gaúcho, inicialmente, parece frio, mas depois que se aproxima se interessa muito por conhecer a cultura do visitante e apresentar a cultura local a ele.

      Curtir

      • Que miguelaço, hein! rsss

        Curtir

        • hahaha tá bom… óbvio que de todas essas observações, algumas não foram vividas por mim, mas comentadas por amigos. E tiveram pontos em comum – esses que citei acima, além de outros. Isso é comentário de um blog, não um relatório.

          Curtir

  6. Esse situação de natal passando em branco, projetos gigantescos que não acontecem e um prefeito que vende a ideia que tudo está melhorando me passa a ideia de uma cidade decadente.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: