Passarela Shopping Iguatemi – Bourbon Country

Acho um absurdo a maneira como é feita a travessia entre estes dois importantes centros de compras da cidade. É praticamente certo que, quem vai ao Iguatemi, atravessa até o Bourbon e vice e versa.

Estive vendo, em um jornal, leitores criticando a postura dos motoristas de automóveis, que não facilitam a sua travessia neste ponto.

Creio já ter ultrapassado a alçada dos pedestres e dos motoristas em relação a esta movimentada travessia.

Sempre que passo neste local, fico imaginando uma passarela entre os dois shoppings ou, ainda, uma passagem subterrânea entre eles.

Por que os dois shoppings não se unem e não constroem esta passagem ?

Será preciso algum acidente de maior gravidade pra que isto seja feito ?

Esta passagem entre eles seria extremamente benéfica para os dois complexos, podendo ter lojas na própria passarela, praticamente unindo os dois empreendimentos, potencializando-os.  

Iguatemi e Buorbon. Por que não uma passarela entre eles?

Iguatemi e Bourbon. Por que não uma passarela entre eles?  Imagem: Google Maps

Fica a sugestão.

_________________________

Este post é uma reedição – o original é de outubro/2010. 

 



Categorias:Arquitetura | Urbanismo

Tags:, , , ,

69 respostas

  1. Sempre que atravesso de um para outro penso nisso. Acho que não haveria prejuízo para nenhum dos lados, pelo contrário. E os motoristas até respeitam, na verdade quando acumula muita gente nas calçadas o pessoal começa a atravessar mesmo com o sinal fechado.

    Curtir

  2. Sinceramente, nao gosto muito de passarelas. Claro que nem sempre há outras alternativas, mas neste caso sim: por que nao simplesmente fechar a rua para o transito? Que usem a área para atividades de lazer e entretenimento, seria uma maneira muito legal de interligar os shoppings.

    Curtir

    • Honestamente eu acho que fechar a rua é o ideal, ainda podiam fazer uma praça com brinquedos e tal. Mas acho que muita gente por aí ia considerar isso a falência do Iguatemi eheh

      Curtir

      • O problema não é só a rua, é também a saída do estacionamento do Iguatemi! Fechar a rua não resolve!

        Curtir

        • Coloca a saída do Iguatemi direto na João Wallig. Qualquer estagiário de engenharia resolve isso em quinze minutos.

          Curtir

        • Enrico, acho que tu não entendeste. O problema é que o edifício garagem tem saída (e entrada) na frente da Renner. Onde os prédios acessam a rua é irrelevante. O problema é que há uma concorrência entre carros e pedestres neste ponto DENTRO do shopping.

          Se for para resolver isso, será necessário criar um túnel ou algo do gênero para os carros passarem. Aí estamos falando de um túnel, mais o fechamento da rua. Até poderia apoiar, mas acho que há uma falha de premissa nesta discussão.

          O que acho que está errado nesta discussão é achar que uma passagem subterrânea é ruim para os pedestres. Há caso em que ter acesso a rua é melhor, há casos em que não. este é um deles. As pessoas vão para shopping centers, entre outros motivos, pelo ambiente climatizado (temperatura, chuva, etc). Logo, colocar um túnel climatizado é uma solução – no que tange os usuários dos shoppings – superior para o pedestre.
          Para os demais pedestres, aí sim o túnel/passarela não é uma solução, mas este volume de pessoas é muito inferior. Aí pode-se deixar a sinaleira ali como está hoje ou deslocar os pedestres para as duas sinaleiras das esquinas (que é onde eles provavelmente atravessariam mesmo).

          Curtir

  3. Mania chata esta de ficar pedindo “fontes” de tudo que se fala, escrever no blog ao que eu saiba não é um trabalho acadêmico.

    Curtir

    • Ué, se tu diz que “poa é a cidade que menos faz tal coisa” e não consegue ao menos apontar um jornal indicando isso tu tá chutando e não tenho pq acreditar no teu argumento.

      Curtir

  4. Excelente idéia, caindo de madura!

    Curtir

  5. Acho que está bonito da maneira como está. O que falta é educação. Educação dos pedestres e dos motoristas. Como alguém disse: “ta ligado que estamos falando de atravessar uma rua né?”, e realmente estamos faltando em atravessar apenas uma rua. uma simples rua. E acho que uma passarela ia ficar feio, sem falar que uma passarela que ligasse diretamente os dois shoppings é inviável devido aos interesses dos dois grupos. Contudo, não sou contra a que façam um túnel (acho que porto alegre deveria ter mais túneis que sejam funcionais e que fiquem escondidos) e que quem queira o túnel vai no túnel, do contrário use a rua…. No meu governo Porto Alegre vai ser interligada através de túneis e deixe a superfície para que as pessoas possam aproveitar para o lazer e não com poluição visual que são viadutos e passarelas 😛

    Curtir

    • Tenho uma ideia bastante agradável! Fazer uma passagem de nível e colocar os carros em um pequeno túnel para a passagem dos carros (incluindo acessos subterrâneos aos estacionamentos de ambos) e unindo, assim, os dois shoppings com uma grande esplanada aproveitando a arborização existente e colocando fontes, bancos, quiosques, flores, bicicletário e uma pavimentação com excelente acabamento.

      Curtir

      • errata: repeti “carros” acidentalmente

        Curtir

      • Gostei da ideia… Além disso com os carros no subterrâneo deixaria os dois shoppings bem mais bonitos. Edifício garagem é sempre meio feio.

        Curtir

      • Perfeito.

        Curtir

      • ótima idéia Fernando e iria dar um charme todo especial.

        Curtir

      • A idéia é ótima, digna de primeiro mundo. Eu gosto muito da idéia de “enterrar” os carros, como foi feito em Boston pois libera a superfície para as pessoas sem abrir mão dos benefícios da via para os automóveis. Deveriam fazer o mesmo com a BR116 em Canoas, enterrar ela e os trilhos do metrô, a cidade ganharia outra cara, sendo talvez mais agradável de se morar que na própria Porto Alegre. Se cada prefeito fizesse 1 km a cada 4 anos em uns 15 a cidade mudaria totalmente de forma.

        Curtir

      • O Prefeito de Cachoeirinha tava querendo fazer isso lá na frente do Shopping do Vale, entre o Shopping e o BIG.

        Isso sim seria show!

        Curtir

      • Desde que3 controlem a velocidade tudo bem. Fazer um túnel é pedir pro pessoal acelerar e sair a toda na outra ponta.

        Curtir

    • A solução é simples: motoristas sejam educados e respeitem as faixas de pedestres… Acabam-se os problemas. Simples assim… Custo ZERO.

      Curtir

%d blogueiros gostam disto: