Revitalização da orla terá investimento de R$ 40 milhões

orla2

orla

orla3

 

Jornal Metro – Porto Alegre

 



Categorias:ORLA, Projeto de Revitalização da Orla

Tags:,

24 respostas

  1. Sao Tome, me belisca!!!

  2. Tomara que fique pronto até a Copa, para melhorar a imagem da cidade e valorizar, de fato, o Guaíba.

  3. Pessoalmente, acho esse projeto fraco. Quero dizer, é melhor do que deixar capenga como está, mas poderia se ter mirado um pouquinho mais acima. Poxa, vão manter a faixa de grama e barro entre a avenida e o Guaíba? Porque não podemos ter estruturas ali? Coisas pequenas de um andar mesmo, bem abertas, com restaurantes, bares, centros culturais, etc.

    Um exemplo de como fazer isso sem virar um monstro é olhar como era Capão Novo quando o grupo Capão Novo ainda estava por lá: vários comércios, vários barzinhos, parques, um clube e sempre um baita movimento. Era efetivamente o fervo da cidade.

    • Será q manterão o barro? Porque grama e árvores, se bem pensadas e cuidadas pode ficar bem legal. Em Santiago, à beira do rio Mapocho, tem o Parque de Las Esculturas, que é simples, mas é tão bem cuidado que se torna um lugar extremamente agradável: http://goo.gl/maps/LS5x0

      Claro que, manutenção é uma coisa que não se pode esperar muito aqui a não ser que a Vonpar ou outra empresa adote a área. Deixar a grama é quase certeza de que vai virar mato. Fora as pessoas educadas pisoteando e transformando num areião com tufos esparsos de grama.

      • Grama já ficaria bom, mas teria que manter, como falaste, e parar de liberar andar de carro ali.

        Eu achei o projeto “ok”, concordo com o Mobus.

        • Ah, mas não tem que liberar carro nada ali mesmo. Se quiserem carros ali, que façam um estacionamento em alguma área próxima, como na Harmonia, por exemplo.

      • Boa menção ao parque esse de Santiago. É uma coisa simples, pequena e bem mantida. Tem um movimento por perto, pois está num contexto mais misto, com pessoas morando em volta e comércio.

        Aliás, notaram que a avenida passa por baixo desse parque? Isso poderia ser aplicado também na região do Gasômetro, inclusive já rolou uma proposta pra isso.

        • Seria perfeito. É uma avenida importante, não foi construída há mto tempo, e tu praticamente não ouve o barulho do trânsito nela. O parque é todo em cima dela.

          Aqui pretendem rebaixar a Av. João Goulart, próximo ao fim do Cais Mauá, pra fazer aquele shopping integrado com a praça… a rua ali podia continuar rebaixada até a rótula das cuias, integrando o parque da Harmonia com a orla, facilitando o trânsito de pedestres.

          Bah, aliás, nosso parque da Harmonia visto pelo maps é de dar tristeza se comparar com os de Santiago. Paisagismo zero! Grama rala com vários areiões e umas árvores espalhadas. Tem mta coisa pra melhorar ali em volta além da orla. =/

  4. Este projeto tem a assinatura de um profissional competente e de fora do RS, felizmente, Jaime Lerner, e o prefeito de Porto Alegre mostra que tem consciência e mente aberta para escolher entre os melhores para elaborar tal projeto, então estas porqueras como o novo pier de Ipanema que os “profissionais” locais fazem não tem a menor chance de sair na revitalização da orla central. Benza Deus!

  5. Eba!!!!! Mais um factoide diretamente do Gabinete do Prefeito. Será que vai ter um píer igual ao de Ipanema?

  6. Finalmente vão fazer uma doca decente? É bom demais para ser verdade. Estou curioso sobre a ciclovia também, hoje temos um asfalto que é compartilhado por corredores, carrinhos de nenê, etc.

    E o estacionamento, alguém sabe onde é? Medo de um edifício-garagem…

    • O mínimo que se espera é uma ciclovia de duas mãos e um calçadão largo pras pessoas. E com algum paisagismo, e não umas lajes bagaceiras padrão POA.

      • Façam de concreto como o de Venice Beach, CA:


        • Concreto fica bem legal… Mas tem que ser bem feito, sobre uma base boa e com juntas de expansão, se não racha tudo. Na última imagem as juntas estão cobertas por piche ou asfalto.

        • O problema do concreto é que ele fica bonito em lugares onde ele não chama atenção. Aqui a orla vai ser sem graça, se fizerem de concreto, vai ficar mais uma vez com cara de obra “nas coxas”. Vide o concreto dos chafarizes do mercado. Pior que o chão dos corredores de ônibus da Assis Brasil. Eu sou mais uma calçada bem feita, com algum tipo de mosaico. Pode até ser daqueles blocos de concreto que fizeram no mercado, que não teria ficado ruim, se tivessem trocado tudo. Tipo isso aqui: http://thumbs.dreamstime.com/thumblarge_657/1325740832YN6hc8.jpg

          São só exemplos, dá pra fazer mais bonito. Esse tipo de calçada é resistente, fácil de repor se quebrar, e com cores diferentes pode ficar bem legal.

        • Nem precisa ir até a CA pra pegar uma ciclovia decente na orla. O Rio de Janeiro tem, Vitória-ES também.

  7. É pequeno se pensar no monte de viadutos que estão fazendo e no preço de cada um.

Faça seu comentário aqui: