Estabelecimentos comerciais podem instalar bicicletários

Em sessão extraordinária na manhã desta quarta-feira (12/12) os vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre aprovaram o projeto de lei que autoriza proprietários de estabelecimentos comerciais a instalarem bicicletários para seus clientes. A proposta, de autoria dos vereadores Fernanda Melchionna e Pedro Ruas, ambos do PSOL, visa incentivar o uso da bicicleta, propiciando ao ciclista maior facilidade e comodidade para o exercício das suas funções.

“É necessário que sejam disponibilizadas ao cidadão condições básicas que lhe garantam segurança e conforto para a utilização da bicicleta como meio de locomoção alternativo”, diz o texto. “Queremos que os estabelecimentos comerciais se tornem aliados da sustentabilidade urbana”, acrescentou a vereadora Fernanda. Ainda de acordo com a proposta, apesar da construção do bicicletário, deve-se resguardar o local destinado à circulação de pedestres.

Texto: Ester Scotti  /  Edição: Marco Aurélio Marocco

Câmara Municipal



Categorias:Bicicleta, paraciclos

Tags:,

35 respostas

  1. Acho que não precisava de autorização específica pra bicicletários antes. Deve ter algo a ver com obstrução de calçada. Aqui na frente, por exemplo, estamos há anos tentando botar uma lixeira mas a prefeitura não permite porque “deficientes visuais podem bater ou se machucar”. O mesmo com os canteiros do Bom Fim.

    Curtir

  2. Mas se não me engano tinha alguma coisa por causa disso, acho que por atrapalhar os pedestres, não sei bem.

    Por que NÃO EXIIISTE bicicletario (sei la qual o nome correto) em Porto Alegre, acho que por isso.

    Ja comentei aqui o que fizeram com a lixeira que meu pai instalou para a chuva não levar o lixo de uma empresa do lado da loja dele né?
    Deve ser o mesmo motivo.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: