Porto Alégre é o 7º no PIB

Porto Alegre é a 7ª no PIB. Foto: Gilberto Simon

Porto Alegre é a 7ª no PIB. Foto: Gilberto Simon

Apenas seis capitais do país concentravam 25% do PIB em 2010, uma a mais do que em 2009. Em 2010, a lista era composta por São Paulo (participação de 11,8% no PIB), Rio de Janeiro (5%), Brasília (4%), Curitiba (1,4%), Belo Horizonte (1,4%) e Manaus (1,3%), esta última estava ausente no ranking de 2009 e empurrou Porto Alegre para o sétimo lugar. Os dados são do PIB dos Municípios e foram divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira (12). Desde 2006, não há alternação nas primeiras posições. Juntas, essas cinco capitais possuíam um peso menor na população (13,7%) do que na economia. A pesquisa do IBGE mostra ainda que metade da economia brasileira se concentra em um grupo de 54 municípios. Na outra extremidade, 1.325 cidades representavam apenas 1% do PIB do país. Nesta faixa, estavam ! 75% das cidades do Piauí, 61,4% das da Paraíba e 50,9% das do Rio Grande do Norte, segundo o IBGE.

PIB das cidades gaúchas

A Fundação de Economia e Estatística destacou com base nos dados do IBGE o PIB das cidades gaúchas referentes a 2010. Então, o PIB estadual cresceu 6,7% e 223 municípios registraram crescimento superior e 40 taxas inferiores. Os maiores crescimentos foram do interior. Mas os PIBs de maior volume continuaram em cidades grandes: Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Rio Grande e Gravataí. O PIB per capita mais alto permanece em Triunfo por conta do polo petroquímico: R$ 223 mil por habitante.

O atraso das estatísticas

As estatísticas brasileiras continuam sendo divulgadas com muito atraso. E no caso dos PIBs dos municípios em 2010 criam uma distorção evidente, porque há dois anos em 2010 as economias brasileira e gaúcha registraram recordes de crescimento. O PIB nacional cresceu 7,5% e o estadual 6,7%. Depois disso, eles caíram e neste final de ano estamos falando em 1% positivo para o Brasil e 2% negativos para o Rio Grande do Sul. Isso por certo alterou o quadro, tendo se em conta principalmente o fato de que a agropecuária registrou este ano uma queda de 40%, como ainda revelou nesta quarta (12) a Farsul. Mas os cinco maiores municípios devem ter mantido suas posições. Provavelmente, sim: Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Rio Grande e Gravataí. Porém, a diferença entre um e outro pode ter! diminuído. É o caso de Rio Grande, cuja economia vem sendo sacudida pelo polo naval. Aliás, a riqueza gaúcha está bastante bem distribuída geograficamente, porque os maiores municípios contribuíram em 2010 com 46% do PIB e 33% da população estadual.

Affonso Ritter



Categorias:Economia, Economia da cidade

Tags:, ,

18 respostas

  1. Alguém já viu uma cidade com 1,4 milhão de habitantes sem aeroporto?
    Ou alguém já viu uma cidade com 1,4 milhão de habitantes sem shopping center?
    Ainda alguém já viu uma cidade com mais de 1,4 milhão de habitantes sem um estádio (arena) de futebol?
    Alguém já viu uma cidade com mais de 1,4 milhão de habitantes sem modal de transportes?
    Alguém já viu uma cidade com mais de 1,4 milhão de habitantes sem arranha-céus?
    Resposta: Sim, Porto Alegre a capital do R.G. do Sul.
    P.Alegre tem 1,4 milhão de habitantes e apenas 1 prédio com mais de 30 andares.
    Taí o nosso PIB é fraco,
    Nossa cidade não tem uma proposta de valor,
    Arranha-céu atributo de cidade grande.

    Curtir

  2. Imaginem se a nossa economia bem distribuída fosse interconectada por uma bela malha ferroviária?

    Curtir

  3. É o que sempre digo, POA só vai crescer quando romper sua fronteira imaginária a partir de SC com o resto do país! O Gaúcho tradicional pensa a partir dele e termina nele mesmo. Quando pensarmos em uma nação que não se concentre em si própria que crie vínculos com SP, RJ, DF e o brasil, aí sim estaremos livres de nosso próprio egocentrismo destrutivo!

    Curtir

    • Legal o comentário! É bem isso mesmo… Mas basta alguém falar das praças de Curitiba ou do incentivo à bicicleta no Rio que é linchado aqui.

      Curtir

    • Bah, acho que viajou na maionese! Mas, opinião é opinião.

      Curtir

      • Se você se refere a mim; tenha certeza de que optei por esse tipo de expressão mais poética talvez, não por acaso, foi para sintetizar o assunto. Não falar sobre questões empiricistas, mas mais filosóficas levando todo mundo ao Cerne do problema! Não funcionou, eu sei. Mas funcionaria se as pessoas entendessem o que quis dizer. Tenho quase certeza que você não entendeu. Só não me peça para explicar. (Tenho certeza de que alguns entenderam)

        Curtir

  4. Porto Alegre não está bem do ranking porque a nossa RM é bem equilibrada, ao contrário das de Manais, Curitiba e Brasília, por exemplo. Aqui as indústrias são bem distribuídas per essa região e da serra. Não fico espantado com o resultado.

    Curtir

  5. a RM esta em 5º

    ja Poa fica em 4º no percapta nas capitais, atras de Vitória, Barasília e SP, nessa ordem

    Curtir

  6. Bem clara e completa a notícia. PoA e RS continuam como m. na enchente, só seguindo a correnteza.

    Continuo achando que o Tarso, Fortunati e demais prefeitos devem ser mais radicais, no bom sentido da palavra, e fazer algo realmente ousado para impulsionar o desenvolvimento econômico.

    Curtir

  7. E a mentalidade é pior do que as ultimas colocadas.
    hahaha

    Curtir

  8. íhhhhh curitiba na frente, vai ter gente pirando heheh

    Curtir

    • Curitiba tem uma população bem maior do que Porto Alegre, é óbvio que o pib é maior senão seria uma cidade paupérrima. Mas o que importa é a região metropolitana, não uma fronteira administrativa. E ai, Porto Alegre tem um pib muito maior do que Curitiba. Também porque a população é muito maior. Tem que saber ler os números!!!

      Curtir

    • Interessante é Porto Alegre ainda estar em 7º no PIB mesmo com a desindustrialização maciça dos ultimos 30 anos. Se fossem contabilizados os dados de Região metropolitana ( que na minha opinião é mais relevante) A RMPA provavelmente seria a terceira ou quarta em participação no Brasil…

      Curtir

    • Nosso PIB per capita é maior, logo, se tivéssemos a mesma população nosso PIB seria maior, isso que Curitiba concentra quase todas as indústrias do Paraná enquanto POA não tem quase nada, ficou tudo na RM e na Serra.

      Curtir

    • Porto Alegre está mais para cidade de serviços do que industrial.
      Já Curitiba…

      Curtir

%d blogueiros gostam disto: