Pedro Ruas pede tombamento do Estádio Olímpico

Estádio Olímpico Monumental - Foto: Gilberto Simon - Porto Imagem

Estádio Olímpico Monumental – Foto: Gilberto Simon – Porto Imagem

Com sentimento semelhante ao pregado pelo escritor e jornalista Flávio Tavares (que defende o aspecto histórico-cultural do Olímpico e denuncia o horror que a implosão acarretará ao meio ambiente de toda região metropolitana), o vereador Pedro Ruas (PSol) quer que o Olímpico seja tombado e até entrou com projeto de lei nesta segunda-feira (17), na Câmara Municipal.

SUL 21

_________________________

Considero totalmente descabida e populista esta iniciativa do nobre vereador Pedro Ruas. O Estádio Olímpico, e sua área, entram como forma de pagamento do Grêmio à OAS pela construção da Arena. Não teria sentido pra OAS desistir da área e do estádio. Talvez se estivéssemos em Havana, a capital do país de Fidel, Cuba. 

E que história é essa de uma implosão prejudicar o meio ambiente de toda a RMPA ????  O mundo inteiro implode prédios a toda hora, tomando as necessárias precauções, evacuando a população da área atingida, não há maiores problemas. Em poucas horas é possível a população voltar pras suas casas com segurança.

Que cara doente !

__________________________

Recomendo a leitura deste post AQUI do Blog da Arena, sobre a mesma.

__________________________

ENTREVISTA COM O PEDRO RUAS NO JORNAL ZH:

Saiu uma entrevista com o Pedro Ruas na ZH, sobre este assunto. Na verdade ele fala, e tem razão, que o tombamento independe do proprietário. A prefeitura/câmara podem tombar qualquer coisa, desde que seja de interesse público. O proprietário mesmo que não goste tem que aceitar. Ou botar fogo na madrugada no imóvel… como sabemos que acontece de monte por aí…

Um detalhe, mesmo tombado, o Olímpico continuará a ser da OAS. O que ela vai fazer com o estádio só ela pode dizer, desde que preservado.

Isto não implicaria em custo para o poder público, nenhum.

Aqui um trecho da entrevista dele:

ZH – Mas como ficaria a negociação Grêmio/OAS, uma vez que o Olímpico foi dado como contrapartida à Arena?

Ruas – Essa questão é estranha ao tombamento. O tombamento pode ser do agrado ou não do proprietário, ele independe disso. Acho que há maneiras para compor. A propriedade não é absoluta no Brasil, nem pode ser. A preservação da história é indiscutível. A cidade pode ou não pode perder o Olímpico? Não, não pode.

Pra ler toda a entrevista: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/esportes/gremio/noticia/2012/12/pedro-ruas-votou-no-projeto-da-arena-mas-quer-preservar-o-olimpico-3984950.html



Categorias:Arquitetura | Urbanismo

Tags:, ,

64 respostas

  1. o Pedro Ruas ja está fazendo sua campanha, pagou badernerios pra encherem a cidade com suas pichações – Ruas 13.Ninguem parece notar….

  2. Eu fico pensando: o Tarso tentando trazer empresas para investir no RS, em Porto Alegre, etc. E aí me vem um M%%% desses (mesmo que o projeto dele NUNCA será aprovado) e me faz um papelão desses. Tem um pessoal tentando de tudo para colocar a imagem do RS la em cima e sempre me vem um indivíduo desses pra estragar tudo. O que me consola é que não é só no Brasil, politicos que nem esse tem em tudo que é lugar do mundo.

  3. Não se preocupem. Mesmo que passe na Câmara, o tombamento será vetado pelo Sr. Prefeito. Ele deve muito à OAS. Afinal, a campanha dele recebeu R$ 500 mil da empresa.

    (Não é chute. os dados oficiais estão aqui: http://inter01.tse.jus.br/spceweb.consulta.receitasdespesas2012/abrirTelaReceitaComite.action?

    CONSTRUTORA OAS LTDA 14.310.577/0030-49 27/08/12 C120588013RS000437 250.000,00 Transferência eletrônica Comitê Financeiro Único PDT –
    CONSTRUTORA OAS LTDA 14.310.577/0030-49 27/07/12 C120588013RS000055 250.000,00 Transferência eletrônica Comitê Financeiro Único PDT –

      • Legal, sim. Realmente está tudo dentro das regras eleitorais.

        Já quanto ao transparente, nem tanto: o prazo limite de prestação das contas das eleições de 2012 era dia 6/11/2012, ou seja, UM MÊS APÓS O PLEITO.

        Saber quem financia as campanhas, seja legalmente ou via “caixa 2”, revela muito mais sobre os reais compromissos dos candidatos do que a propaganda de rádio e TV. Por isso, transparente mesmo seria se eles fossem todos obrigados a fornecer tais informações ANTES do pleito, com ampla divulgação.

        Minha crítica não é especificamente ao Fortunati ou ao partido A, B ou C, até porque o dinheiro dos empreiteiros é distribuído entre todos os candidatos que têm alguma mínima possibilidade de vencer os eleições. Fortunati, Manuela e Villaverde, todos eles receberam tanto da OAS como da Toniolo Busnello, Sultepa, Cidade, Pelotense e outras figurinhas carimbadas das obras públicas (para os demais financiadores, vide as placas que estão na frente de cada uma das “obras da Copa”).

        Não sou contra obras que melhorem a qualidade de vida da população e qualifiquem a cidade. Pelo contrário, concordo que Porto Alegre está estagnada em muitos aspectos. Quero sim uma orla convidativa e agradável, mobilidade urbana multimodal e eficiente, atrações turísticas e desenvolvimento arquitetônico, urbanístico e social. Ou seja, não aceito o rótulo reducionista e infantil de que sou “mais um dos contra-tudo”.

        Mas aceitar sem maiores questionamentos uma estrutura que, ainda que legal, é flagrantemente corrupta me parece, com todo respeito, Gilberto, de uma ingenuidade incompatível com o nível das discussões deste blog.

  4. Sim, Mobus, eu vi isso, pois o comentário que estava antes do meu estava muito pesado e falando abertamento com incitação à violência, embora tenho quase certeza que a pessoa falou no calor da emoção e sem pensar muito! Eu apenas quis deixar claro o sentido que eu quis dar a palavra “tombar”, para nao gerar outras interpretações! Mas apoio essa tua medida e do blog em cortar pela raiz qquer indício de incitação a ódio, crime, etc, etc … Abraço

  5. Ta meio parecido com a expulsão da Ford do R.Grande do Sul,
    Puxa aonde o OAS foi se meter, numa cidade e num estado comunista de extrema esquerda.
    O vereador Pedro Ruas-Psol é contra a implosão porque ali vão construir prédios com 28 andares.
    Prédios com 28 andares em P.Alegre ?????
    Sim isso mesmo prédios de 28 andares no lugar do Olímpico.
    Isso será um pesadelo para o Psol filial do PT,
    O vereador está apavorado com a idéia de P.Alegre ter prédios com 28 andares…kkk

  6. Mesmo porque todos sabemos do notório comprometimento democrático e racional, da argumentação pelo melhor, que todos vcs do blog sempre demonstraram e continuam demonstrando, peço que esses alertas continuem sendo feitos, pois muitas vezes escrevendo rápido podemos, sem querer, nos utilizar de palavras que têm mais de um sentido e com várias interpratações contextuais. Essa msg nao sei pq ficou repetida ali em cima

  7. Mesmo porque todos sabemos do notório comprometimento democrático e racional, da argumentação pelo melhor, que todos vcs do blog sempre demonstraram e continuam demonstrando, peço que esses alertas continuem sendo feitos, pois muitas vezes escrevendo rápido podemos, sem querer, nos utilizar de palavras que têm mais de um sentido e com várias interpratações contextuais.

  8. Sabem uma das principais razões que o “Socialismo” acaba com a Economia de um país?

    R: Desonestidade comercial. O que esse sujeito quer fazer. A Arena existe e vai trazer um grande benefício à cidade, justamente pela troca desta área!

  9. ele só quer ferrar com a OAS, nem ele acredita que o olimpico devaria ser tombado.

  10. Não entendo tanta íra contra o vereador! E esse que disse derrubar a bala sujiro conter os impetos ou vai acabar conhecendo o hotel do governo, ai vai achar ruim!
    Tenho absoluta certeza que tudo isso é porque tem torcida no meio.
    Porque não reclamam da usina do gasometro, do velho predio da brahma e tantos outros! Porque não foram implodidos????
    Ai ninguem nem lembra, nem liga para quem mantem ou deixa de manter! Parem de ser hipocritas!!!
    Olimpico é sim parte da paisagem historica de nossa cidade, foi construido muito pela força voluntaria e doações de cidadãos dessa cidade e até do interior do estado!
    E é só pensar um pouquinho para ver que tem inumeras possibilidades de utilização para comunidade! Museu Historico, Centro multi-esportivo comunitario ou comercial, area de laser alimentação e etretenimento, prestação de serviço ~etc.. etc..

Faça seu comentário aqui: