Fortunati promete veto a projeto de tombamento do Olímpico

“Como prefeito e conselheiro do Grêmio, vou manter minha palavra”, ressaltou

Iniciativa do vereador Pedro Ruas foi criticada por Fortunati   Crédito: Arthur Puls

Iniciativa do vereador Pedro Ruas foi criticada por Fortunati Crédito: Arthur Puls

O prefeito de Porto Alegre José Fortunati criticou o vereador Pedro Ruas (PSol), na noite desta terça-feira. Pela manhã, Ruas protocolou o projeto que pede o tombamento do estádio Olímpico, na Câmara de Vereadores. O prefeito adiantou que não vai sancionar o projeto, caso o texto seja aprovado pela Câmara.

Fortunati questionou a palavra do parlamentar, que – assim como o prefeito – era conselheiro do Grêmio em 2008, época na qual o projeto da Arena foi aprovado no clube. “Ele participou das mesmas discussões que eu. Fizemos uma ampla discussão. O que foi acordado e contou com aprovação do conselheiro Pedro Ruas e do conselheiro José Fortunati prevê a entrega do Olímpico à OAS. Como prefeito e conselheiro do Grêmio, vou manter minha palavra. Para mim não há polêmica sobre isso”, declarou.

Se a proposta de Ruas for aprovada, a OAS Construtora ficaria proibida de destruir o prédio e retirar o gramado. Conforme o projeto do parlamentar, somente os campos suplementares e o ginásio teriam viabilidade para ser utilizados com fins comerciais. De outro lado, se a demolição ocorrer antes da sanção do projeto, não há como o legislador intervir.

Procurada pela reportagem da Rádio Guaíba, a OAS informou que não pretende se pronunciar sobre o assunto. O projeto da construtora é construir torres de prédios residenciais no local. Conforme Eduardo Antonini, presidente da Grêmio Empreendimentos, empresa responsável por fazer a ligação entre o clube e a empreiteira, contratualmente o Grêmio recebe a Arena e repassa o Olímpico à OAS. Questionado, ele disse que as indagações referentes a possíveis prejuízos causados pela aprovação do projeto devem ser encaminhados direto à construtora.

Correio do Povo



Categorias:Outros assuntos

Tags:, , ,

19 respostas

  1. A proposta do vereador mais votado da cidade é de um absurdo que os seus eleitores deveriam repensar seu voto.
    Adeli Sell

  2. Esse vereador está com uma ideia muito equivocada da função do tombamento, e com atitudes como essa desmerece um instrumento tão importante de justiça social. Mas me parece que alguns de vocês também possuem noções equivocadas sobre o fato. Tombamento é o reconhecimento que uma edificação tem um valor para cultura de uma comunidade, ou seja, é democrático ao defender o interesse coletivo de possuir história sobre o lucro individual. O papel do estado é reconhecer e proteger este interesse coletivo, não é papel do estado pensar no lucro de determinado grupo, o mercado e os seus investidores já fazem este papel. O real motivo para o tombamento não acontecer é que não se encontra justificativas históricas e culturais para o tal, e não porque o OAS vai ter prejuízo financeiro.

    • A motivação dele é certamente atacar a OAS, empresa que não morro de amores, mas temos que ser confiáveis. Uma quebra de contratos destas nos colocam fora da rota de investimentos por 50 anos. Talvez seja exatamente isto que ele quer. Esta gente cretina quer que o catador de lixo ganhe mais, eu quero que deixe de existir catador de lixo, que eles possam fazer mais.
      E mais, será que Wembley não tinha um interesse histórico afetivo cultural muito maior que o Olímpico? E que bom que foi demolido, cidades devem preservar o que é realmente significativo, mas não podem ficar engessadas. Ninguém pensa em demolir Westminster, mas Wembley, claro que pode! E ficou fantástico o novo Wembley.
      Outro fato, porque ele não preservou o Eucaliptos? Ah, talvez porque a construtora fosse daqui.

  3. Não foi ele também que fez denúncias contra a ex-governadora Yeda, que dizia que tinha filmagens de alta qualidade comprovando as denúncias, e quando foi chamado para mostrar, disse que não tinha nada?

  4. esse vereador se queimou legal, só isso a dizer

  5. Por onde anda o mestre Rogério Maestri ?

  6. como faço pra doar uma “obra” em homenagem a cidade e ao distinto vereador… pensei em algo como um muro de concreto no estaleiro só com o nome de tds os ecoterro…. os dinstintos cavalheiros q se opõem a td nesta cidade

  7. Vejam o que os proóprios portoalegrenses arranjaram.
    Votaram num político que:
    – quer fazer novo movimento para PROIBIR o PONTAL do Estaleiro
    – inventou de querer mudar o nome da avenida Castelo Branco
    – e agora essa do Grêmio (e com o chapéu alheio dos cofres públicos para assumirem)

  8. E porque esse vereador está aí, eleito ?
    Porque os portoalegrenses o botaram lá.

  9. E esse vereadorzinho cretino ainda faz a prefeitura e a camara perderem seu tempo com esses descabimentos.

Faça seu comentário aqui: