Jogo da Pobreza expõe problemas da cidade a jornalistas do mundo inteiro

O Jornal Zero Hora publicou hoje uma reportagem muito interessante.

Vale a pena ler: http://bit.ly/WvfMnd

A matéria trata do fato de que alguns jornalistas disseram sobre a cidade, na coletiva ocorrida no Sheraton Hotel ontem a tarde com os jogadores.

Veja um exemplo:

Para a chinesa Yang Jingjing, da CCTV, era primeira tarefa na Capital, depois de chegar pela manhã. Não se impressionou com o aeroporto Salgado Filho, primeiro contato da jornalista com Porto Alegre: achou o terminal demorado e pouco eficiente. Além disso, Yang sentiu falta de mais informações sobre a cidade e seus atrativos.



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Infraestrutura

Tags:, ,

25 respostas

  1. Porque não se constroi logo uma LINHA DO AEROMOVEL DA ESTAÇAO ANCHIETA a Arena? Não existe estádio no mundo desenvolvido que não seja ligada a metrô ou trem.

    Curtir

    • É uma boa ideia, mas do jeito que tá a estação é pequena e a falta de trens gerou filas enormes, o aeromóvel só ia fazer mais gente querer pegar o trem e superlotar mais!

      Antes de criar mais demanda pro trem precisam acomodar a que já teve nos jogos.

      Curtir

      • Acho que os novos trens já foram encomendados, ou pelo menos licitados. Se iniciar a reforma da estação e já iniciar o projeto da linha do aeromóvel logo, quando os trens chegarem já vai te bastante coisa adiantada.

        Curtir

  2. ” Por que esta será uma cidade da Copa? Não me parece muito turística ”
    Esta é para a secretaria de “turismo” de POA.

    Curtir

  3. Tão fazendo um monte de obras pra gringo ver e que vai transformar a vida de quem mora aqui um inferno e ainda vão passar vergonha. Que Mer%$!

    Curtir

  4. Por isso a Arena não foi pra Copa, a prefeitura ficaria forçada a fazer as obras de mobilidade que precisa na região, sem Arena na Copa pode ir enrolando e fazendo uma coisa de cada vez.

    Só que isso vai custar público pro Grêmio, inibindo as pessoas de ir pros jogos.

    Curtir

    • Isso, claro, como o Beira-Rio já tem todo um sistema de acesso, que se não é bom pelo menos todo mundo já se adaptou e foi achando seu jeito de se virar, fica mais fácil pra prefeitura não fazer nada.

      Curtir

  5. Enquanto existir a turma do contra e uma população que não luta pelos seus direitos, porto alegre continuará sendo a cidade que tem tudo para ser, mas nunca será. É uma pena, mas é a realidade de Porto Alegre e do nosso estado como um todo. Culpa do povo.

    Curtir

    • Camile, não é só a realidade de Porto Alegre, mas a realidade do país como um todo. Esta história de povo politizado, diferenciado é conversa para boi dormir. Aqui sempre se quer dar um jeitinho e se reclamar do trabalho, como o taxista da reportagem de ZH, igualzinho ao que acontece no resto do país. Porto Alegre e o RS são como o Brasil: eternamente esperando por um futuro glorioso que não chega. E pelo andar da carroça, não chegará tão cedo.

      Curtir

  6. Não entendi direito a chinesa, mas as críticas da inglesa foram muito pertinentes. Especialmente a da disposição das pessoas. Policiais, taxistas, guardas, parece que todo mundo está com raiva de viver. Taxistas, pra piorar, correm feito loucos e tem honestidade duvidosa. Enquanto isso, em São Paulo, liberaram gratuitamente a entrada de funcionários públicos “de rua” em museus para eles saberem melhor na hora de ajudar turistas que vem até eles pra tirar dúvidas. Pra quem quiser ver mais opiniões de estrangeiros, tem um blog chamado “vivendo Porto Alegre” se eu não me engano, tem de tudo, de crítica a elogio.

    Curtir

  7. Ah, não, gauchada vai ficar enfezada, vai romper relações diplomáticas com a China, vai apedrejar o Cheung Lung, vai cantar ‘Não me perguntes onde fica o Alegrete” na frente de lojinha de quinquilharia. Onde já se viu falar essas coisas de Bovinópolis.

    Curtir

  8. Muito bom ouvir a opinião de estrangeiros… sem críticas não há melhorias.

    É preciso que alguém de fora esfregue na nossa cara que não somos os “melhores do país” e muito menos do mundo.

    Dessa forma a gente sai da zona de conforto em que nos encontramos há mais de uma década só por que uma vez disseram que tínhamos a melhor qualidade de vida do país.

    Recebi a visita de um casal do Nordeste há cerca de um mês. Eles gostaram da cidade. Disseram que a cidade tem potencial turístico (ou seja, tem potencial, mas não é turística).

    Ou seja, Porto Alegre tem tudo para ser uma cidade melhor, desde que se renove, se transforme, se modernize. E para isso temos que ser militantes e exigir dos governantes que melhorias sejam realizadas na orla, no morro Santa Tereza, no Cais, na mobilidade urbana, nos acessos à cidade (nova ponte do guaíba, RS 010) e na utilização mais intensiva do lago guaíba para transporte urbano e turístico (transatlânticos).

    Curtir

    • O problema é que somos orgulhosos demais, e críticas assim são vista apenas como críticas.

      Primeira coisa que as autoridades farão é responder que “não é bem assim, a cidade tá melhorando” (se é que vão responder algo)

      Curtir

      • Aindignaçao vem do fato de se poder fazer muito pouco, e quem pode fazer nao faz. Nosso aeroporto pra quem vem de fora chega a ser hilario, nossas ruas sao sujas, nosso centro que deveria estar cheio de cafes, bares e restaurantes de qualidade quando tem sao uma chinelagem só, portanto atraindo o publico que merece. O entorno do mercado é podre! Nao da pra ser bonzinho. O calçamento da principal rua é uma M. Nosso sistema de transporte é miseravel, os onibus sao desconfortaveis, os cobradores nao sabem lidar com o publico e horarios nao sao respeitados. Nossa velha mania de fazer tudo nas coxas, deixar tudo pra ultima hora, dar um jeitinho e tirar uma vantagem. É isso, este é o fato! Cada povo tem o governo que merece. Eu acho que vou começar a negar que sou de Porto Alegre, hoje em dia tenho vergonha dessa cidade.

        Curtir

  9. Estrangeiros, ou mesmo nós, ao passarmos muito tempo no exterior, percebem o trânsito muito ruim, e não serão viadutos que melhorarão.

    Curtir

  10. Por falar em Zero Hora, lá tem a seguinte notícia:
    “Redenção só terá cerca virtual no final de 2013”
    “Sem dinheiro para o projeto, prefeitura de Porto Alegre atrasa instalação”

    Alô CCzada!

    Curtir

  11. A Arena é bonita, sim , mas, e a mobilidade???? A pé, de carro, de busão, de metrô…..Muito mal localizada, e o Beira-Rio idem….

    Curtir

  12. Nossos taxistas são engraçados.

    Curtir

  13. 1- O diário da Camorra dos Sirotsky escondeu os fatos descritos na inauguração da Arena .
    2- De combate ‘a pobreza o jogo teve muito pouco. O Grêmio alugou a ARENA, a Rede Baita Sol ganhou a $ua verba de mídia e os boleiros gordos ganharam cachê : dos pobres o $$$ foi para as putas da tia, gruta … sobrando muito pouco $ ao final.

    Curtir

  14. Nossa!!!!! Que vergonha!!!!! “IMAGINA NA COPA!”

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: