RS é o lanterna do Brasil

O Rio Grande do Sul é o estado brasileiro que apresentou o menor crescimento na última década, entre 2002 e 2010.

Enquanto o crescimento do Brasil foi, em média, 4% anuais, o Estado cresceu apenas 2,8%, foi a afirmação do presidente da Federasul, Ricardo Russowsky com base na retrospectiva elaborada pelo economista da entidade, André Azevedo. Russowsky salientou ainda que, se apenas tivesse mantido a sua participação no PIB brasileiro (crescendo a mesma taxa do país), o Estado teria produzido R$ 22 bilhões a mais em 2010. O cenário fica ainda pior se forem considerados os últimos dois anos (2011-2012), já que o crescimento médio gaúcho foi de apenas 2,5% ao ano. “Estamos crescendo menos não só que o País, mas menos do que o mundo.

Nessa última década, a economia global expandiu-se 3,5% em média ao ano. Portanto, continuamos perdendo espaço no cenário nacional e internacional”.

A boa notícia vem do setor de serviços. Em 2012, enquanto a economia gaúcha deve encolher cerca de 2%, o setor de comércio deverá registrar uma expansão de 8%. O comércio gaúcho também apresenta evolução acima da média nacional, crescendo 8,1% no acumulado dos últimos 12 meses, até outubro. Nesse mesmo período, o volume de vendas do País aumentou 7,6%.

Affonso Ritter



Categorias:Economia Estadual

Tags:, , , ,

8 respostas

  1. Ah, não, assim a hiper-estima da gauchada não aguenta, chega de tanto catastrofismo! Vamos botar a bombacha e começar uma nova revolução, boicotar feijoada e samba, cantar “Não me perguntes onde fica o Alegrete” na frente da Federasul.

    Curtir

  2. Claro que é!!!
    Notícia pela metade é má fé.
    Em função da safra (da seca), ocorreu isto.
    Mas tb é o que mais gerou empregos em números absolutos e relativos em todo o país em novembro (página 24 ZH). E agora? Em outubro a nossa indústria registrou forte expansão (página 20 ZH), e olha que a fonte é a FIERGS que sempre é alarmista.
    E o próximo ano que vai crescer muito acima da média em função da quebre deste ano, qual será a interpretação???
    Não sou petista, nem voto no PT, mas chega de catastrofismo. Assim não há auto estima que aguente!!!

    Curtir

    • Blz, então continuamos dependendo do clima e os planos de irrigação do governo andam a passo de tartaruga. Bom plano.

      Curtir

    • Concordo com as tuas colocações, mas acho que estamos muito “agro-pastoris”. Precisamos diversificar muuuuito nossa economia para deixá-la mais resistente a variações. Não dá para colocar todos os ovos na mesma cesta, afinal metal-mecânica é afetada pelo preço do aço, agricultura pela seca, calçados pelos chineses… Só diversificando para que um setor possa apoiar o outro nas oscilações.

      Curtir

    • Não concordo que houve má fé.
      Foram comparados os dados gerais do crescimento da economia de todos os estados.
      Isso é média.
      Os dados estão aí e não tem como questioná-los.

      Curtir

      • os dados são relativos a 10 anos… 2000/2010

        ter gerados mais empregos em um mes de 2012 n muda isso

        Curtir

  3. Depois é pessimismo.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: