O Rio Grande do Sul é o estado brasileiro que apresentou o menor crescimento na última década, entre 2002 e 2010.
Enquanto o crescimento do Brasil foi, em média, 4% anuais, o Estado cresceu apenas 2,8%, foi a afirmação do presidente da Federasul, Ricardo Russowsky com base na retrospectiva elaborada pelo economista da entidade, André Azevedo. Russowsky salientou ainda que, se apenas tivesse mantido a sua participação no PIB brasileiro (crescendo a mesma taxa do país), o Estado teria produzido R$ 22 bilhões a mais em 2010. O cenário fica ainda pior se forem considerados os últimos dois anos (2011-2012), já que o crescimento médio gaúcho foi de apenas 2,5% ao ano. “Estamos crescendo menos não só que o País, mas menos do que o mundo.
Nessa última década, a economia global expandiu-se 3,5% em média ao ano. Portanto, continuamos perdendo espaço no cenário nacional e internacional”.
A boa notícia vem do setor de serviços. Em 2012, enquanto a economia gaúcha deve encolher cerca de 2%, o setor de comércio deverá registrar uma expansão de 8%. O comércio gaúcho também apresenta evolução acima da média nacional, crescendo 8,1% no acumulado dos últimos 12 meses, até outubro. Nesse mesmo período, o volume de vendas do País aumentou 7,6%.
Categorias:Economia Estadual
Ah, não, assim a hiper-estima da gauchada não aguenta, chega de tanto catastrofismo! Vamos botar a bombacha e começar uma nova revolução, boicotar feijoada e samba, cantar “Não me perguntes onde fica o Alegrete” na frente da Federasul.
CurtirCurtir
Claro que é!!!
Notícia pela metade é má fé.
Em função da safra (da seca), ocorreu isto.
Mas tb é o que mais gerou empregos em números absolutos e relativos em todo o país em novembro (página 24 ZH). E agora? Em outubro a nossa indústria registrou forte expansão (página 20 ZH), e olha que a fonte é a FIERGS que sempre é alarmista.
E o próximo ano que vai crescer muito acima da média em função da quebre deste ano, qual será a interpretação???
Não sou petista, nem voto no PT, mas chega de catastrofismo. Assim não há auto estima que aguente!!!
CurtirCurtir
Blz, então continuamos dependendo do clima e os planos de irrigação do governo andam a passo de tartaruga. Bom plano.
CurtirCurtir
Concordo com as tuas colocações, mas acho que estamos muito “agro-pastoris”. Precisamos diversificar muuuuito nossa economia para deixá-la mais resistente a variações. Não dá para colocar todos os ovos na mesma cesta, afinal metal-mecânica é afetada pelo preço do aço, agricultura pela seca, calçados pelos chineses… Só diversificando para que um setor possa apoiar o outro nas oscilações.
CurtirCurtir
Tb acho, quero um estado mais tecnológico possível
CurtirCurtir
Não concordo que houve má fé.
Foram comparados os dados gerais do crescimento da economia de todos os estados.
Isso é média.
Os dados estão aí e não tem como questioná-los.
CurtirCurtir
os dados são relativos a 10 anos… 2000/2010
ter gerados mais empregos em um mes de 2012 n muda isso
CurtirCurtir
Depois é pessimismo.
CurtirCurtir