Tabela das 100 Maiores Cidades Brasileiras em Crescimento Bruto Populacional
Estimativa Populacional do IBGE para Julho de 2012, comparado com o Censo de 2010 (intervalo de dois anos).
100 Maiores Cidades da Região Sul do Brasil
Estimativa Populacional do IBGE para Julho de 2012.
Colaboração com o post: Gerson Ibias
Categorias:Demografia
Bem, alguém conhece políticos? ficar debatendo pontos de vista “sempre” sem levantar o assunto a autoridades não adianta… que tal reveindicar, fazer passeatas, cobrar indústrias, infra-estrutura?
Morei em Caxias do Sul durante 5 anos… vi a cidade crescer muito neste tempo. Os caras estão fazendo distritos industriais em qualquer matinho, enxameando gente em novos bairros e querem saber? a saúde pública não é uma maravilha, porém já é a melhor do estado… não aguento mais ouvir de gringo que a Capital não é mais a mesma, que aqui o povo não é trabalhador, que aqui é sujo. Pô, se precisarem de ajuda me avisa… vamos pras ruas, vamos formar um grupo.
Porto Alegre precisa de ajuda.
CurtirCurtir
Muita gente tá saindo. Eu vejo isto aqui no Rio, onde vim morar em novembro.
Motivos: povo provinciano, poucos atrativos culturais, isolamento geográfico, cidade pacata, pouca vida noturna e cultural comparada aos gds centros. Sem falar no inverno e na falta de praias. Gosto de Poa, mas venho no Rio há 10 anos muitas vezes ao ano. E sem dúvidas, aqui é bemmmmmm melhor. poa parou no tempo e a gauchada vive de passado.
CurtirCurtir
Concordo! Mas discordo também: o inverno ainda é uma das poucas coisas BOAS daqui!
CurtirCurtir
É Marcelo, o inverno é o diferencial de Poa, nem todo mundo gosta de praia e coqueiro! Porto Alegre tá longe de ser uma cidade tão ruim, o crescimento populacional estagnou? que bom, quanto menos gente melhor! Não estou sendo bairrista, é claro que ela precisa melhorar em muitas coisas, principalmente na mentalidade de “uma parte” da população que é muito atrasada.
CurtirCurtir
“poucos atrativos culturais” pode ser, mas não a nível nacional. Estamos empatados em 3º lugar com BH, com vantagem em alguns fatores e desvantagem em outros. “isolamento geográfico” sempre ouvi o contrário, que a localização da cidade no centro do mercosul, entre Montevidéu, Buenos Aires, SP e Rio traz muitos benefícios pra cá. “cidade pacata, pouca vida noturna e cultural comparada aos gds centro” repito o que eu disse antes: não a nível nacional. Nem Curitiba, nem Recife, nem Manaus, nem Salvador (pra citar as de mesmo porte) são mais agitadas culturalmente que POA. Só ver o número de shows internacionais e casas noturnas que temos aqui.
CurtirCurtir
Acho números brutos muito insatisfatórios/inconclusivos. Teria que tambem ver o nivel economico de cada novo habitante: classe A? classe B? classe C? favelado? Do êxodo rural? É desejavel o aumento de gente produtiva, de consumidores, de pessoas com bom nivel educacional, mas é indesejável o aumento de favelados, de moradores sem nenhum nivel cutltural e econômico, que não irão agregar nada às cidades.
CurtirCurtir
Sempre gostei de Porto Alegre, e sempre me senti um bairrista convicto, achando que estava morando na melhor cidade do mundo. Sempre amamos os lugares onde nascemos, ou vivemos. Achamos que nosso bairro é melhor que todos os outros e assim por diante. Hoje, falando em crescimento populacional e a cidade de Porto Alegre, percebo o seguinte: A cidade não consegue abrir ruas e nem perimetrais, e parece que é politicamente incorreto fazê-lo. Só vemos implantação de sinaleiras sem qualquer sincronismo, ou mini rotatórias, que mal cabem um carro, corredores de ônibus que não funcionam (Sertório e 3ª perimetral). Não se abrem parques que encham os olhos como o Parque Marinha , por exemplo. Só praças que se não forem adotadas pela iniciativa privada, ficam abandonadas. Ciclovias que nunca saem do papel. Todo o empreendimento novo tem de oferecer compensações. O Bourbon Wallig gastou R$ 8 milhões com a abertura da Av. Grécia. O futuro Shopping Alto Norte, se quiser aprovação, terá que concluir a terceira pista da Assis Brasil e abrir mais 3 ruas no seu entorno. Se o shopping não sair, as melhorias também nunca sairão. As ações mitigatórias podem ser pesadas demais, e afastam empreendimentos e todo o ciclo produtivo e comercial que a ele se agrega. Onde havia favelas, criaram-se vilas-favelas, em zonas nobres, com deposito de lixos que transbordam de seus pátios, tornando a cidade menos bela. Não precisava ser assim. As calçadas de Porto Alegre são uma desgraça, remendos, buracos, capinas por fazer. A frágil laje de grés foi banida pela SMOV, mas todo dia vemos novas calçadas com esta pedra. Os proprietários nada fazem ou não podem e a prefeitura não cobra. A cidade parou no tempo, estruturalmente nada foi feito nos últimos 30, 40 anos. Para mudar ou atualizar a cara da cidade, só capina e pintar meio-fio não adianta. O crescimento populacional quase zero, pode ser um indicio de desaquecimento econômico gradativo da cidade, gerando migrações negativas e menor riqueza, que pode ser um fator da decadência da cidade tanto em beleza como em atração econômica, embora a vila-favela , como a dos papeleiros, por exemplo, são originários de problemas sociais, mas que dão o tom para o visual de hoje. Talvez muito em breve seremos uma cidade dormitório.
CurtirCurtir
Eu acho que seremos uma cidade mictório. kkkk
CurtirCurtir
Ei: a populacao de Poa nao ta diminuindo ! Onde eh que leram isso?
CurtirCurtir
Sabem o que me irrita? Que algumas pessoas leiam uma coisa e interpretem outra.
Está muito claro que Poa está perdendo habitantes, devido a QUEDA na qualidade de vida. É assim que as cidades perdem habitantes. Quando ela entra em decadência (que é, inegavelmente, o caso de Poa), a primeira começa por não atrair mais gente e a segunda fase é o êxodo, a diáspora. O residentes começam a se mandar, procurando mais oportunidades e melhores condições de vida. Está aí a pesquisa…estampada, límpida e cristalina. Porto Alegre está expuragando seus moradores. Eu mesmo que nasci aqui, não aguento mais esa vila suja e atrasada. Uma cidade favelizada, emburtecida e emporcalhada. Aí, incrivelmente, alguns fazem uma leitura escatológica desses dados oficiais…tentando justificar seus argumentos estapafúrdios, inverídicos e afetados de bairrismo. Deixem de ser babacas!
Porto Alegre é uma cidade moribunda, esse é o termo correto. Despencou radicalmente no aspecto qualidade de vida nos últimos 20 anos…todo mundo sabe disso..basta circular pelas ruas, praças, centro e bairros. Cada vez mais abandonada e atirada.
O êxodo de Porto Alegre está plenamente justificado e a pesquisa estampa e espelha isso. Quando uma cidade começa a se tornar desagradável, ela PERDE moradores. Lógica insofismável.
Vocês já foram a Caxias do Sul? Quem foi sabe exatamente a abissal diferença de qualidade de vida entre lá e cá. Então, bairristas de plantão, não fiquem inventando interpretações nauseabundas sobre essa pesquisa. Porto Alegre virou um arremedo de cidade. Ponto final.
CurtirCurtir
Concordo que POA está uma droga, mas Caxias está indo por um caminho perigoso, crescendo a índices alarmantes, vindo gente de fora pra indústria metal-mecânica, fazendo a cidade crescer desordenadamente. Prova disso são os índices de violência de lá. O número de assassinatos está crescendo na mesma taxa que a população. Assim como aumentar pouco pode não ser positivo, dependendo das causas, com certeza aumentar demais e muito rápido é ainda pior, pois a infra-estrutura nunca acompanha o ritmo.
CurtirCurtir
Realmente, cgasparetto, Caxias do Sul está em processo de “favelização”!
Tem favelas enormes crescendo a beira das estradas.
Crescer por crescer não significa desenvolvimento.
CurtirCurtir
Em parte está certo. Essa ideia de que pouco crescimento é melhor pra cidade, meio ambiente a blábláblá já foi desmentida há muito tempo. Uma cidade não se sustenta sem crescimento, vai a falência. Tivemos vários exemplos no século XX. Mas, convenhamos, não é por êxodo e baixa qualidade de vida que POA não cresce. A cidade não cresce simplesmente porque a população envelheceu e os jovens não querem mais ter tantos filhos. Daí vêm outros fatores (não atrai um número suficiente de imigrantes entre outros.), mas o grosso é por questões locais, internas e específicas (tudo isso em termos populacionais, que ainda não abalam a economia). Tem gente que diz que esse baixo crescimento é irreversível, mas eu tenho esperança. Quase todo mundo de outros estados que vem a cidade diz que gostou, superou expectativas, e vários falam que adorariam morar por aqui (perdi a conta de quantas vezes eu já ouvi isso, e convivo bastante com turistas). Isso com o estado deplorável que todos nós sabemos que a cidade está! Com um pouco de esforço da prefeitura e da população pra deixar Porto Alegre mais aprazível, explorando o seu enorme potencial, não vejo motivos pra não recuperarmos a Porto Alegre progressista de muitas décadas atrás.
CurtirCurtir
A cidade tem que ter algo pra atrair possíveis moradores. Mas o que acontece é que a economia da cidade, em especial a indústria, decresce a cada ano. É totalmente arcaico o modelo em que as pessoas moram em uma cidade e trabalham em outra. Pode ter indústrias (não poluentes) no mesmo bairro do trabalhador. Porto Alegre precisa desenvolver a sua indústria e não espantar as empresas daqui. Seja que tipo for.
CurtirCurtir
Exatamente. Infelizmente nem o governo do estado nem o municipal estão preocupados em atrair empresar e, consequentemente, pessoas. Aliás, sobre o assunto: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/rbs-noticias/videos/t/edicoes/v/serie-migracao-mostra-porque-algumas-cidades-crescem-e-outras-diminuem-a-populacao/2314029/
CurtirCurtir
empresas e indústrias*
CurtirCurtir
Se continuar assim a serra vai mandar no RS em menos de 50 anos !!!
CurtirCurtir
Otima notícia!
CurtirCurtir
Esses dados se referem tanto ao número de filhos que ficam na cidade quanto aos que decidem viver aqui.
O que me preocupa é que por alguma razão as pessoas ou estão deixando Porto Alegre, ou não estão vindo, prova disso é que enquanto no RS o crescimento é 1,23% em PoA é 0,52%.
CurtirCurtir
ou tão deixando de fazer tantos filhos.
CurtirCurtir
quem???????? a classe media e alta tem 1,5 filhos, a classe pobre 2,3,4,5…
CurtirCurtir
Isso não é o suficiente, tem que ao mesmo tempo ter poucos filhos e ninguém vir para cá.
CurtirCurtir
Melhor que tenha menos gente mesmo, não vejo vantagem em morar e viver. em lugares que explode gente de todos os lugares, é bom pra economia, mas na pratica é bem ruim
CurtirCurtir
Bom para economia não quer dizer que seja melhor para as pessoas. Dá para ter PIB grande apenas cavando e tapando buracos em seguida… tem que a qualidade de como o dinheiro está sendo aplicado.
CurtirCurtir
Isso aí é crescimento absoluto! É horrível comparar assim…
CurtirCurtir
O que diabos está acontecendo em Jacareacanga/PA??
CurtirCurtir
Muito sexo!
CurtirCurtir
Huehauheuaheuhaue! Boa!
CurtirCurtir
CurtirCurtir
Se fosse assim, Boston seria uma bosta.
CurtirCurtir
Claro que todos querem crescimento. Mas lembrem-se: uma coisa eh crecimento. Outra eh desenvolvimento. Nos, elitorres do blog, gostariamos de ver a cidade “acontecer” mais. Mas nao confundamos isso com achar que a cidade esta decadente. Nos nao nos encaixamos na maioria dos criterios de decadencia.
Agora venho com outro dado: lembrem que somos a metropole com o menor desemprego do pais!
E nossos indices sociais ainda sao dos melhores, e devem melhorar com a mega obra de saneamento do Pisa. Alias, as capitais que tao crecendo adoidado estao fazendo o que no seu saneamento?
Em tempo: eu sou um dos que mais quer que Porto Alegre exploda em investimentos, novidades, que fique com jeito de metropole de verdade. Mas a verdade tem que ser dita: nao se iludam com os espigoes que anscem freneticamente em outras cidades: ver somente isso eh ter um pensamento atrasado e miope.
CurtirCurtir
…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Havana ops, quero dizer P.Alegre em 77º lugar !!!
eta herança maldita dos 16 anos do PT.
Georgeano deixa de ser bobinho e bairrista,
Nos teus argumentos faltou você incluir o tal IDH, idh que piada.
Há você também não incluiu “temos a cesta básica mais cara do país”…kkk
P.Alegre a única capital do mundo sem arranha-céus.
CurtirCurtir
IDH é piada? Piada é tu com esse discurso tosco repetindo a mesma coisa em todos os posts.
CurtirCurtir
Falou tudo cgasparetto.
CurtirCurtir
Caramba!!! Brasília ficou em 2º!
Quando o governo vai parar de contratar mais e mais gente? Já não deu o que tinha que dar?
CurtirCurtir
Suspeito que a violência de POA possa estar correndo muita gente também. Saiu na ZH de ontem os índices da criminalidade… TODOS os indicadores pioraram:
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/policia/noticia/2012/12/novembro-teve-aumento-de-roubo-de-veiculos-e-queda-de-homicidios-no-estado-3993177.html
CurtirCurtir