Crescimento populacional no Brasil – Porto Alegre em 77º lugar

Tabela das 100 Maiores Cidades Brasileiras em Crescimento Bruto Populacional

Estimativa Populacional do IBGE para Julho de 2012, comparado com o Censo de 2010 (intervalo de dois anos).

100_maiores_crescimento_municipios_brasil_populacao_2012_estimativa_ibge1

 

100 Maiores Cidades da Região Sul do Brasil

Estimativa Populacional do IBGE para Julho de 2012.

100_maiores_municipios_su_brasil_populacao_2012_estimativa_ibgeColaboração com o post: Gerson Ibias

 



Categorias:Demografia

Tags:, , ,

36 respostas

  1. Bem, alguém conhece políticos? ficar debatendo pontos de vista “sempre” sem levantar o assunto a autoridades não adianta… que tal reveindicar, fazer passeatas, cobrar indústrias, infra-estrutura?
    Morei em Caxias do Sul durante 5 anos… vi a cidade crescer muito neste tempo. Os caras estão fazendo distritos industriais em qualquer matinho, enxameando gente em novos bairros e querem saber? a saúde pública não é uma maravilha, porém já é a melhor do estado… não aguento mais ouvir de gringo que a Capital não é mais a mesma, que aqui o povo não é trabalhador, que aqui é sujo. Pô, se precisarem de ajuda me avisa… vamos pras ruas, vamos formar um grupo.
    Porto Alegre precisa de ajuda.

    Curtir

  2. Muita gente tá saindo. Eu vejo isto aqui no Rio, onde vim morar em novembro.
    Motivos: povo provinciano, poucos atrativos culturais, isolamento geográfico, cidade pacata, pouca vida noturna e cultural comparada aos gds centros. Sem falar no inverno e na falta de praias. Gosto de Poa, mas venho no Rio há 10 anos muitas vezes ao ano. E sem dúvidas, aqui é bemmmmmm melhor. poa parou no tempo e a gauchada vive de passado.

    Curtir

    • Concordo! Mas discordo também: o inverno ainda é uma das poucas coisas BOAS daqui!

      Curtir

      • É Marcelo, o inverno é o diferencial de Poa, nem todo mundo gosta de praia e coqueiro! Porto Alegre tá longe de ser uma cidade tão ruim, o crescimento populacional estagnou? que bom, quanto menos gente melhor! Não estou sendo bairrista, é claro que ela precisa melhorar em muitas coisas, principalmente na mentalidade de “uma parte” da população que é muito atrasada.

        Curtir

    • “poucos atrativos culturais” pode ser, mas não a nível nacional. Estamos empatados em 3º lugar com BH, com vantagem em alguns fatores e desvantagem em outros. “isolamento geográfico” sempre ouvi o contrário, que a localização da cidade no centro do mercosul, entre Montevidéu, Buenos Aires, SP e Rio traz muitos benefícios pra cá. “cidade pacata, pouca vida noturna e cultural comparada aos gds centro” repito o que eu disse antes: não a nível nacional. Nem Curitiba, nem Recife, nem Manaus, nem Salvador (pra citar as de mesmo porte) são mais agitadas culturalmente que POA. Só ver o número de shows internacionais e casas noturnas que temos aqui.

      Curtir

  3. Acho números brutos muito insatisfatórios/inconclusivos. Teria que tambem ver o nivel economico de cada novo habitante: classe A? classe B? classe C? favelado? Do êxodo rural? É desejavel o aumento de gente produtiva, de consumidores, de pessoas com bom nivel educacional, mas é indesejável o aumento de favelados, de moradores sem nenhum nivel cutltural e econômico, que não irão agregar nada às cidades.

    Curtir

    • Sempre gostei de Porto Alegre, e sempre me senti um bairrista convicto, achando que estava morando na melhor cidade do mundo. Sempre amamos os lugares onde nascemos, ou vivemos. Achamos que nosso bairro é melhor que todos os outros e assim por diante. Hoje, falando em crescimento populacional e a cidade de Porto Alegre, percebo o seguinte: A cidade não consegue abrir ruas e nem perimetrais, e parece que é politicamente incorreto fazê-lo. Só vemos implantação de sinaleiras sem qualquer sincronismo, ou mini rotatórias, que mal cabem um carro, corredores de ônibus que não funcionam (Sertório e 3ª perimetral). Não se abrem parques que encham os olhos como o Parque Marinha , por exemplo. Só praças que se não forem adotadas pela iniciativa privada, ficam abandonadas. Ciclovias que nunca saem do papel. Todo o empreendimento novo tem de oferecer compensações. O Bourbon Wallig gastou R$ 8 milhões com a abertura da Av. Grécia. O futuro Shopping Alto Norte, se quiser aprovação, terá que concluir a terceira pista da Assis Brasil e abrir mais 3 ruas no seu entorno. Se o shopping não sair, as melhorias também nunca sairão. As ações mitigatórias podem ser pesadas demais, e afastam empreendimentos e todo o ciclo produtivo e comercial que a ele se agrega. Onde havia favelas, criaram-se vilas-favelas, em zonas nobres, com deposito de lixos que transbordam de seus pátios, tornando a cidade menos bela. Não precisava ser assim. As calçadas de Porto Alegre são uma desgraça, remendos, buracos, capinas por fazer. A frágil laje de grés foi banida pela SMOV, mas todo dia vemos novas calçadas com esta pedra. Os proprietários nada fazem ou não podem e a prefeitura não cobra. A cidade parou no tempo, estruturalmente nada foi feito nos últimos 30, 40 anos. Para mudar ou atualizar a cara da cidade, só capina e pintar meio-fio não adianta. O crescimento populacional quase zero, pode ser um indicio de desaquecimento econômico gradativo da cidade, gerando migrações negativas e menor riqueza, que pode ser um fator da decadência da cidade tanto em beleza como em atração econômica, embora a vila-favela , como a dos papeleiros, por exemplo, são originários de problemas sociais, mas que dão o tom para o visual de hoje. Talvez muito em breve seremos uma cidade dormitório.

      Curtir

  4. Ei: a populacao de Poa nao ta diminuindo ! Onde eh que leram isso?

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: