Um passado glorioso, um futuro degradado – BAIRRO FLORESTA OU BAIRRO DO SEXO?
Recebemos este artigo de um representante da comunidade do Bairro Floresta, que nos solicitou a gentileza de publicá-lo.
Aqui está:
Venho por meio deste relatar o descaso que o charmoso, elegante e acolhedor bairro Floresta, zona central da cidade de Porto Alegre, está sofrendo durante as últimas duas décadas.
As nossas ruas arborizadas e com casarios antigos, que remetem à colonização alemã, italiana e açoriana, tem que dividir espaço com a sujeira, problemas de drenagem pluvial, mendigos, moradores de rua e o principal: a PROSTITUIÇÃO.
O bairro dos melhores restaurantes da cidade como Lubnnan, Baalbeck, Galeteria Nono Avelino, Churrascaria Na Brasa, dentre outros. O bairro da Antiga Fábrica Brahma ou Shopping Total, da Pracinha Florida, da Igreja São Pedro, do Zaffari da Cristóvão, mas, principalmente, o bairro da PROSTITUIÇÃO.
Moradores de ruas e avenidas como Farrapos, Garibaldi, Santo Antônio, Gaspar Martins, Ramiro Barcelos, Pelotas, Comendador Azevedo, Hoffmann, 7 de Abril, Câncio Gomes, Almirante Barroso, São Carlos, Santos Dumont, Paraíba, Álvaro Chaves, dentre outras, enfrentam problemas relacionados à prostituição diariamente. Profissionais do sexo fazem algazarras e ponto em portas de edifícios e residências particulares, sem serem intimidados. Além do afronto e usarem roupas curtas demais, quando as usam, pois nos dias de calor, muitos ficam sem a parte de cima de biquínis e sutiãs, com partes íntimas à mostra. Nossas ruas e portas amanhecem cheias de garrafas de bebidas, preservativos, o forte cheiro de urina e quando saímos para trabalhar, nos deparamos com fezes. Até que ponto a prostituição atrapalha um bairro ou ruas residenciais? Não seria mais interessante criar uma zona para a prostituição? Com um dos IPTUS mais caros da cidade, o bairro Floresta sofre com problemas de inundações quando chove durante 5 minutos. Ruas como São Carlos e Emancipação ficam com suas calçadas debaixo d’água. Para aonde vai o nosso dinheiro?
Precisamos e queremos mudanças, a comunidade está unida e pronta para lutar contra a prostituição na porta de nossas residências.
Algumas reuniões de moradores estão acontecendo para salientar à prefeitura e à Brigada Militar os diversos problemas que enfrentamos diariamente. Durante anos, esperamos mudanças relacionadas a este descaso, mas o que nos faz continuar vivendo neste bairro é a proximidade com o centro, saídas da cidade, os bairros mais charmosos e tradicionais como Higienópolis, Moinhos de Vento, Auxiliadora e Centro, nossas ruas charmosas com residências do início do século passado, a simpatia e o acolhimento dos mais antigos e novos moradores.
Algumas iniciativas particulares trouxeram alegrias e fizeram moradores a pensar novamente que é possível minimizar ou acabar com alguns problemas que afrontam nossos moradores como a implantação do Hostel Boutique de Porto Alegre, o Brechó da Rua São Carlos e o Novo Centro Cultural do Bairro Floresta, Casarão da Hoffmann e São Carlos.
Porque não criar uma via gastronômica na mesma, que possui casas de diversos estilos arquitetônicos da arquitetura de Porto Alegre?
Com iluminação, calçadas bem arborizadas, casas antigas restauradas e pintadas, não seria um local agradável?
COMUNIDADE DO BAIRRO FLORESTA E ENTORNO
_______________________
O BAIRRO FLORESTA
LOCALIZAÇÃO:

Em amarelo, os limites do Bairro Floresta, segundo o mapa oficial da prefeitura. Clique para ampliar.
IMAGENS DO BAIRRO:

Vista parcial do Bairro Floresta, em Porto Alegre. Foto: Gilberto Simon / Porto Imagem. Clique para ampliar.
Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Outros assuntos
Morei na Comendador Azevedo. Vi sexo explícito na calçada oposta ao meu prédio, na pracinha Florida o pessoal fumando crack descaradamente, adolescentes seminuas fazendo ponto na São Carlos próximo ao novo Hostel… Atrás da antiga revenda Ford é impossível passar caminhando à noite sem ouvir piadinhas e sem ser assediado… E no prédio ao lado do prédio que eu morava, alguns travestis que ali residiam e faziam ponto nas redondezas promoviam festinhas e churrascos, regados à marijuana, álcool e musica euro-dance até altas horas. Segundas, Terças, quartas… Não tinha dia nem hora. O bairro seria sensacional se não houvesse isso tudo. O problema mesmo é a falta de limites. Não há limites. É uma terra onde não há leis.
Na boa, não tenho absolutamente nada contra prostíbulos, mas essa coisa de rua que tem aos baldes ali na redondeza da Floresta é fogo. Entre quatro paredes e sem jogar camisinha ou dejetos nas ruas cada um sabe o que faz 😀
Meu marido e eu moramos na Farrapos, entre a Cairu e a Arabutan e “desse lado da via” não vejo prostituição nas ruas como para os lados do centro. Estamos com o nosso imóvel à venda e mesmo assim não tivemos muita procura.
Aqui, nós estamos próximos ao Terminal Cairú e demais paradas de ônibus, temos fácil acesso ao centro, zona norte, FreeWay, BR 116 e Aeroporto. Estamos distante 5 minutos da Arena do Grêmio,10 minutos do Parcão e do Shopping Total, 15 da Redenção, 20 do Iguatemi, mas a galera só consegue pensar na prostituição!
Minha mãe mora na Conde de Porto Alegre, bairro Floresta, e se não fosse a prostituta que fica na esquina com a Travessa Azevedo, seria assaltada enquanto voltava do trabalho.
Um peso, duas medidas.
Acredito que localização é um dos principais fatores que nos mantêm neste bairro, a proximidade com a saída da cidade, dos principais parques, colégios, shoppings, restaurantes, avenidas, etc. Mas como tu falaste, não existe procura para o teu imóvel que está a venda. Quando a prostituição interfere diretamente a vida dos moradores não existem duas medidas. Brigas, assaltos, algazarras, camisinhas, noites sem dormir, vergonha, exposição. Os imóveis desta região estão cada vez mais desvalorizados. Temos que pedir licença para podermos entrar em nossos imóveis, pois os profissionais na porta dos mesmos.
Participem do movimento que existe há alguns bons meses no Bairro, chamado REFLORESTA.
Movimento propondo revitalização da região, melhorias, mais segurança, mais limpeza. Cobrando também do poder público.
Tem também a feirinha de sábado na própria São Carlos.
Adeli Sell
Cobrando ? O senhor fala em seu perfil em trégua de 100 dias para quem já está 8 anos no poder …
Trégua para conseguir apoio para a reeleição do governador. Isso é troca de favores e deveria ser crime. Esses políticos não tem a mínima vergonha na cara
Trocar comportamento na Câmara por apoio ao governador é se vender sim senhor.
Um político sério, se isso existe, age sempre de acordo com os ideais seus e do partido e com sua plataforma de campanha. Barganhar em troca de apoio para outros projetos é imoral.
Calma, Marcelo, ninguém está a venda. Ninguém aqui é criminoso. Vamos continuar acompanhando a gestão municipal. Sim, cobrando. Mas também apresentando propostas. Por exemplo, queremos LOTAÇÕES TRANSVERSAIS. Queremos as ciclovias de fato, não estes trechinhos de nada por aí. Aberto ao sadio debate. adeli13601@gmail.com – 99335309 – para contatos diretos. E quem for do PT venha às atividades que estou marcando para o início do mês. Acompanhe o site do partido.
Trocar comportamento na Câmara por apoio ao governador é se vender sim senhor.
Um político sério, se isso existe, age sempre de acordo com os ideais seus e do partido e com sua plataforma de campanha. Barganhar em troca de apoio para outros projetos é imoral.
Se houvesse interesse do poder publico muito já se teria resolvido. Basta vistoriar e revisar o porque do fornecimento de alvarás de funcionamento para motéis em locais fora de estrada e muitos deles junto à bares dançantes. Ou seja a Prefeitura tem sua parcela de culpa pela constituição indevida de uma infraestrutura que se alimenta da prostituição. Nada contra a vida noturna na cidade, ela realmente humaniza e afasta a violência. Mas o local para motéis é junto da auto estrada!
Lembrando novamente que comentários anônimos e ou com e-mails falsos SERÃO DELETADOS. Falo isso agora pois acabei de deletar um….
Nao sabia que o Floresta tinha um dos IPTUs mais caros da cidade.
O bairro esta assim porque nao dao atenca a ele, especialmente na Av. farrapos.
Ninguém quer morar numa rua cagada onde passam 30mil onibus suburbanos, barulhenta. Como fica abandonada, da margem a putaria.
Tem solucao? Tem. NYC sofria do mesmo na decada passada. Especialmente na 42nd st. Isso mesmo, na Times Square em direção ao Hells Kitchen. Hoje esta livre disso.
Como fazer? Perguntando ao prefeito de la, que botou em pratica o “melhorou vai melhorar”.
Outra porcaria é tombar toda a voluntarios ao inves de apenas alguns predios para o orgasmo de meia duzia de arquitetos. Assim, a rua fica as moscas, ninguem tem interesse de investir por la. Mas isso ja foi discutido e é desgastante.
Tem também a do Cechin fazendo mimimi e não assumindo a secret. Urbanismo : http://www.sul21.com.br/jornal/2012/12/idenir-cecchim-recusa-convite-para-assumir-pasta-de-urbanismo-em-porto-alegre/
Se a Av. Farrapos passasse por algum tipo de revitalização com paisagismo,construção de novas paradas de ònibus,ciclovias,iria dar uma “cara” nova para o bairro,torná-lo mais charmoso e atrair gente mais civilizada e de bem.Mas não,aquilo é uma via encardida.com comércio desqualificado,muita poluição(inclusive sonora) e sem nenhum atrativo cultural,e de acordo com Broken Window Theory, isso atrai toda sorte de gente que o autor do artigo reclama.Logo,como sempre,a Prefeitura tem uma parcela enorme de culpa pelo estado que o bairro se encontra.
A prostituição está escancarada em Porto Alegre. Em Ipanema antigos moradores estão vendendo suas casas “morrendo de AVC, infarto e outras doenças derivadas da depressão”.
Será que as pessoas da prefeitura não sabem? É claro que sabem. O que está havendo com os políticos e falsos administradores?
Não vejo problema na prostituição em si, mas a Farrapos tá expondo demais isso.
Eu sou cliente de duas casas ali da região. Prefiro esses locais do que a prostituição escancarada nas vias de circulação devido à exposição.
Sinceramente, não sei como o poder público pode combater a prostituição da Avenida Farrapos e das ruas adjacentes, mas sou a favor de uma fiscalização sim.
Nada mais desagradável do que caminhar pelas ruas desviando de preservativos e fezes humanas…
Já morei na rua Cel. Vicente, no centro de Porto Alegre, que possuía diversos prostíbulos “Tropicalhente”, “Labareda’s” e pelo menos mais um que não me lembro o nome. Não tenho nada a reclamar da prostituição naquela rua, pelo contrário, era o pouco movimento que tinha na rua à noite, fazendo com que eu me sentisse mais seguro.
O bairro que possui as 3 ruas mais arborizadas da cidade, Marques do Pombal, Gonçalo de Carvalho e que poucos conhecem rua Paraíba. Deveriam construir um espaço onde a prostituição pudesse acontecer sem interferir os moradores. Será que os profissionais do sexo moram no bairro floresta ou nas ruas que trabalham?
Aliás, o casario projetado por Joseph Lutzenberger (pai de José) na esquina da Hoffmann com São Carlos é fantástico, só lhe falta um belo investidor…
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2012/07/conjunto-de-casas-pode-virar-centro-de-cultura-em-porto-alegre-3834241.html
Até onde pude acompanhar (eu morava na região até pouco tempo atrás) o casarão está sendo reformado.
Está tendo uma mobilização de alguns artistas, mas não reformando. Inclusive grafitaram o prédio para “ocupar”, pelo que me falaram. Não sei até onde vai isso, se vai ser bom ou ruim para o conjunto, mas espero que uma reforma de verdade aconteça em breve.