Smam planta mais de 500 árvores na Baltazar de Oliveira Garcia

As mudas nativas são oriundas do Viveiro Municipal  Foto: Sérgio Louruz/Divulgação PMPA

As mudas nativas são oriundas do Viveiro Municipal Foto: Sérgio Louruz/Divulgação PMPA

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) conclui nesta semana o plantio de 523 mudas de árvores ao longo da avenida Baltazar de Oliveira Garcia.

As mudas nativas são oriundas do Viveiro Municipal. Foram plantadas as seguintes espécies: caroba, capororoca, canafístula, pau-ferro, angico-vermelho, guabijú, sibipiruna, ipê-roxo, araçazeiro, açoita-cavalo, pitangueira e guabiroba.

A previsão do tempo para os meses de verão em Porto Alegre no ano de 2013 é de período com bom volume de chuvas, o que aumenta as chances das mudas sobreviverem. Além disso, a Smam prevê a utilização de caminhão pipa para a rega das árvores nos períodos de calor intenso.

Os plantios na Avenida Baltazar de Oliveira Garcia são resultado de parceria entre a Smam e a Metroplan. A previsão é de chegar a 900 mudas na via.

Prefeitura de Porto Alegre

______________________

O leitor Jonathas Costa nos envia estas fotos, mostrando a avenida com as novas árvores, no dia 24/12/2012.

2012-12-23 19.05.28

2012-12-23 19.06.47

2012-12-23 19.06.19Fotos: Jonathas Costa 

 



Categorias:Meio Ambiente, Meios de Transporte / Trânsito

Tags:, , ,

29 respostas

  1. a manuel elias ta loteada de jerivas, vai virar a avenida mais quente de poa em breve, pois não tem sombra.

  2. Quantas sobreviverão na Baltazar, porque só plantam e nunca mais voltam para fazer manutenção….se entortar fica torta, se o tutor cair leva a árvore junto fora os vândalos que as quebram no meio…..

  3. Só não gostei da salada de frutas (digo, de árvores). Poderiam ter escolhido uma só pra essa avenida.

    • Querem saber o porque dessa “salada de frutas”? Pq se plantassem só caroba, iam dizer que era melhor capororoca; se plantassem capororoca, era melhor canafístula; se plantassem canafístula, para essa área era melhor pau-ferro; e, claro, se plantassem pau-ferro, as folhas seriam muito verdes, aí era melhor angico-vermelho; mas digamos que foram plantadas somente angico-vermelho, então ia ficar ruim pq ela consome muito CO2 (sim, CO2 como desculpa); mas se plantassem só guabijú, as reclamações seriam porque as frutas iam manchar a avenida… e chega, cansei de gente que só reclama… não vou perder mais meu tempo.. É difícil agradar a todos, então tem mais é que fazer “salada” mesmo…

  4. A avenida Teresopolis eh linda por causa da densa sequencia de Guapuruvus ! (Linda por causa deles)
    E eh uma delicia e uma coisa diferente andar de carro debaixo de sombra!!! A sombra delas eh enorme.

    Tomara que nao saia do papel o projeto de fazer corredor de onibus portoalegrense naquela avenida e na av Nonoai, pois o projeto preve derrubada dos guapuruvus.

  5. Fantástico este é o tipo de notícia que gostaríamos de ler sempre.

    Espero que tenham furado o asfalto para que as raízes penetrem no solo assim como foi feito na 3ª perimetral. Será que não tem como descobriremos isto?

    Com tanta água no Guaíba é só encostar o caminhão pipa e abastecer.

    Vamos acompanhar e ver daqui a alguns anos como ficou.

    Parabéns a quem teve está ideia e a implementou!

  6. Pode plantar quantas arvores quiser,mas a Baltazar de Oliveira Garcia vai continuar sendo uma das avenidas mais feias da cidade,junto com a Farrapos e Bento Gonçalves e Ipiranga.

    Plantem flores para dar um pouco de vida à cidade,seus imcompetentes.

    • A Bento continua feia, mas o crescimento das árvores no canteiro central melhorou consideravelmente o aspecto. A Teresópolis é outra que sem os guapuruvus seria muito mais feia.

    • Não quero brigar com ninguém, mas a Baltazar deixou de ser uma avenida feia depois que ganhou o corredor e foi duplicada. As calçadas estão bonitas, os postes estão mais altos (apesar dos fios estarem expostos) e o comércio deu uma boa melhorada em alguns pontos. Sinceramente, não dá pra comparar a Bento e a Farrapos com a Baltazar. Inclusive eu acho que ela está muito mais bonita que a Assis Brasil e que a Protásio.

    • Ricardo, a Av Ipiranga não é feia, é uma Av. muito bonita…..

  7. A 3a perimetral tem diversidade de espécies de árvores e está bonita assim. Não vejo problema.

    Vivo falando aqui que plantar árvores em canteiros é muito pouco para a Sec. do Meio Ambiente de uma cidade do porte de POA, mas não dá pra negar que a arborização é um elemento importante para a revitalização visual de qualquer via.

  8. Concordo com as críticas, mas ao menos tem ipê e a região, que é horrível, vai ficar mais bonitinha.

    • Querem ver como vai ficar… é só dá uma voltinha na Bento depois da Antônio de Carvalho… Carnaval de espécies, cada prefeito que passou pela prefeitura resolveu plantar uma espécie diferente, daí onde não nasce (já que não cuidam), o prefeito seguinte planta outra…

      Lindo!! Só que não…

  9. Será que a SMAM não sabe que é de praxe no mundo todo pllantar UMA SÓ ESPÉCIE de árvore em fileiras assim???????????????
    Vide os principais bulevares do mundo! Quantas “éspecies” você vê aqui:
    http://goo.gl/maps/UYE4C
    http://goo.gl/maps/QjTpb
    http://goo.gl/maps/sn8Vn
    http://goo.gl/maps/x4YfA

    Sim, UMA SÓ, para dar harmonia ao conjunto!

    • Também acho impressionante a falta de planejamento e bom gosto da prefeitura no urbanismo da cidade, que já vem de longa data.

      É provável que nestas cidades quem cuida deste setor deva ser um PROFISSIONAL que entende do assunto, e não mais um CC, que tanto inflam nossos orgãos públicos.

    • Desde quando o secretário Da smam é ambientalista?
      Desde quando o secretario da saúde é médico?
      Desde quando o secretário de obras é engenheiro?

      Assim deveria ser, e nao so políticos sorteados. “Melhorou vai melhorar”?

      • Realmente, e eles distribuem cargos para conseguir aliados na aprovação de projetos/orçamentos e etc, e mesmo assim a cidade fica toda travada. Lógico que o aumento do próprio salário e benefícios são aprovados rapidinho… E o pior é que pode mudar o prefeito/partido, mas o jogo sempre continua.

        • A oposicao, leia-se o vereador Pedro Ruas, deveria encaminhas uma lei para que assim fosse, ter diploma superior para cada secretaria.

          Mas nao, essa turma fica na masturbação de tombar o Olímpico e mudar nome de ruas. Uma piada.

        • Triste quando temos um governo de centro-esquerda e a oposição é de extrema-esquerda, e não de direita.

        • Adriel, concordo que em geral não é bom, mas. para o assunto em questão, qual é a relevância da orientação política da oposição? Não é um tema ideológico este…

    • Desculpe-me gente, mas a monocultura não é a melhor forma de cultivo, mesmo para o paisagismo urbano. A diversidade apresentada é adequada, além de utilizar espécies nativas. Por que temos que criticar tudo sem termos o real conhecimento do assunto? Essa não é uma questão ideológica, mas trata-se da necessidade de arborizarmos a selva de concreto. Uma espécie de Ligustrum proibida por lei federal é a mais plantada nas nossas cidades e não lembro de ter visto objeções a ela. Precisamos arborizar ainda mais as nossas cidades. Somente criticar sem ações efetivas não é solução. Por onde passo procuro plantar alguma árvore nativa. Sugiro que uma atitude prática venha antes da crítica infrutífera. Abraços e Feliz Ano Novo!

      • Monocultura em uma avenida ????? Não acho que seja o caso de considerar uma monocultura.
        Então sugira, nos ajude. Vc também está apenas nos criticando. Sugira, proponha soluções, junte-se a nós, colabore. E não somos não leigos nos assuntos. Somos todos profissionais de nível superior de várias áreas. Se veio aqui só pra criticar, dispensamos sua presença.

    • não tem álamos!!!! aehuaehuaehuaehuae

  10. Carnaval de espécies 😦 Novamente tratando arborização urbana como reserva biológica. Padronização NÃO EXISTE pra nenhum órgão de planejamento, arquitetura e urbanismo nessa cidade.

Faça seu comentário aqui: