Priorizar o pedestre, não o carro

Uma das coisas mais irritantes do centro de Porto Alegre é que a maioria das ruas -salvo o calçadão, que aliás está literalmente se esfarelando- privilegiam os carros em detrimento aos pedestres. As ruas são dramaticamente maiores que as calçadas que, quase todas, são estupidamente estreitas e não tem manutenção nenhuma. Junte a isso a enorme quantidade de pedestres que circulam pelo centro e a experiência de passear por ali é das piores. Eu já tinha levantado este assunto aqui em várias montagens, e me deparei hoje com um fantástico guia americano de diretivas de design de vias urbanas. Ele tem diretrizes minuciosas de tamanhos de calçadas e de ruas, soluções para amenizar a velocidade dos carros, a importância de ilhas para pedestres (uma coisa quase inexistente na cidade), escoamento de água e inúmeras normas e idéias bacanas. (três fotos do mesmo abaixo)

Não seria mal se o pessoal da prefeitura baixasse, mandasse traduzir esse PDF e o utilizasse como auxiliar.

Clique para ampliar

new-york

ny 2

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Aplicado a Porto Alegre, principalmente no centro: dobrar a largura das calçadas, colocar muito mais postes de iluminação, aumentar o número de policiais nas ruas, tornar mais ruas exclusivas para pedestres (como a Vigário José Inácio,por exemplo), tirar (aberração) as lotações da Andradas,  restringir a circulação de carros e colocar bondes circulando seria muito desejável.

vigario antes

vigario jose inacio depois

sr passos antes

sr passos depois

alberto bins 2 antes

alberto bins 2 depois

rua-dr-flores_antes

rua-dr-flores



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33 respostas

  1. A Estatística de pedestres feridos em acidentes em PoA tem se mantido constante nos últimos anos, o que demonstra a absoluta falta de políticas públicas para o trânsito de pedestres. Nessa administração do “melhorou e vai melhorar”, o pedestre é tratado como mero obstáculo a ser vencido pelo trânsito de automóveis.

  2. O fogo é que a prefeituda faz o contrário, inclusive pretendia alargar a rua do lado do tudo fácil! Esqueci o nome dela..

    Tirar vagas de estacionamento para alargar calçadas é uma opção.

  3. Nesse vídeo há uma informação interessante. A capacidade das ruas é medida pela quantidade de pessoas que trafegam por ela, e não pela quantidade de carros que trafegam por ela.

  4. Ricardo, não é o Fortunati, são todos os que tem o comando que erram e não fazem nada, muita gente não faz nada, não cuida nem da sua calçada nem da árvore que foi plantada nela. atualmente as pessoas só se preocupam em ter um carro e cerveja no fim de semana (isto quando não é diariamente, a cerveja) o resto que se exploda.
    Nós ficamos aqui discutindo o que é melhor ou pior e fica só na discussão porque não existe vontade.
    Ninguém quer trabalhar, todos colocam impecílios para que as coisas não fluam. Tem um comentário que diz, não temos quem faça calçadas trabalhadas e é verdade. Não possuimos mão de obra qualificada para isso, tudo fica torto ou se deteriora logo.
    Estou começando a pensar que não adianta nada reclamar….e olha que eu luto um monte para modificar certas coisas…..

    • Melhor do que reclamar é fazer. 🙂

    • Eu não entendo por quê os autores do blog não montam algum tipo de associação que cobre dos nossos vereadores as mudanças que queremos e as situações que são expostas aqui.Com a força que o blog tem e senso crítico dos usuários que postam aqui seria fabuloso.Eu faria parte.Só não crio algo do tipo porque não é característica minha tomar a dianteira.

      • Pq são os autores do blog que têm que montar uma associação, Ricardo? Por que TU não toma essa iniciativa? Por que o brasileiro tem essa mania de esperar que os outros tomem a iniciativa para fazer o que eles gostariam que fosse feito?

        • Acabei de falar que essa não é uma característica minha.Deixo para uma pessoa que seja líder natural fazer.Eu ajudaria no que fosse necessário.

  5. Aumentar a largura de uma calçada em detrimento de outra e do rolamento onde passam automóveis é interessante, mas os lojistas da calçada menor iriam ficar descontentes por não ter o mesmo privilégio de passantes. Ter um calçamento tipo fantasia com nossa mão de obra horrível à valores superfaturados…
    Não faz muito recebemos notificações de conserto das calçadas sob pena de multas, lembram, logo antes das eleições? Alguém foi multado?
    Houve conserto, mas muita coisa continua na mesma, e sem um padrão de calçamento! Ou seja, cada um se faz, faz como quer!

  6. boas ideias sempre tem que ser copiadas, mas aqui tem gente que prefere modelo cubano

  7. Esse tipo de coisa dificilmente acontecerá por aqui,uma vez que que o gestor da cidade é o Fortunati.Afinal de contas, ele não pode contrariar os interesses dos motoristas de POA,porque senão estes ficarão bravinhos por não poderem circular com suas máquinas e o prefeito não ganhará seus valiosos votinhos.The end.

  8. Copiar USAmericano?? Temos que desenvolver nossas próprias soluções, nem que tenhamos que errar 10x antes para no fim ficar igual a deles!

    • Fazendo ciclovias de garrafa pet e outras porcarias que nao duram nada?

      O mais inteligente, ja que “nao temos dinheiro”, é copiar o que da certo.

    • Bah, o anti americanismo chega a absurdos onde o cara prefere errar 10x. Te liga Adriel, os americanos estão muito em frente em educação e pesquisa, portanto fazem tudo melhor do que nós, exceto samba e carnaval.

      • Sarcasmo meu caro, sarcasmo… eu concordo contigo em tudo que disseste! Só fiz caricatura de uns frequentadores deste blog.

        • Eu nunca vi ninguém defendendo ignorar a experiência de outros países.

        • Vou deixar este post aqui. Quando isto acontecer denovo, volto aqui para lembrar.
          Eu vivo trazendo aqui ao forum experiências de outros países: calçada padronizada, calçada de concreto, meio fio em L, mesma árvore em toda a rua,… e sempre tem um aqui para dizer que minhas idéias são ruins por copiar dusamericanu.

    • Copiar idéias boas, não importa de onde venham, adaptando elas é claro para a realidade local.

  9. Sim isso que precisamos. Espaço tem.

  10. A/C Mauro Zacher
    SMOV

  11. Priorizar o pedestre e o carro. A prioridade é a mobilidade urbana. Quem pensa num ou noutro administra mal o problema. Um a cidade tem carros e pedestres…e AMBOS precisam circular.

    • Machado, este post é mais focalizado no Centro. Ali eu penso que os automóveis devem ser agressivamente desestimulados.

      • Neste ponto eu concordo, mas não vamos chegar a extremos. O centro de Amsterdan o pessoal caminha basicamente todo a pé ou bicicleta.

        O centro de POA não precisamos chegar neste nível, mas a eliminação dos estacionamentos nas ruas para pedestres/ciclistas é um bom começo. Quem quiser ir ao centro de carro ainda pode usar estacionamentos privados.

        • Pode tirar os estacionamentos para colocar mais uma faixa também… ao mesmo tempo que aumenta a capacidade da via, diminui a demanda.

    • Nas ruas do centro estão caminhando dezenas de pessoas. Em uma quadra deva haver umas 100 pessoas que devem abrir caminho para uma pessoa passar, que está dentro do carro.

      Isso é uma injustiça imensa!

      Acho que essa lógica é ainda o eco da nossa história, quando somente diplomatas ou alto escalão do governo possuíam transporte individual.

    • Machado, se tu prioriza tudo, tu não prioriza nada. Prioridade é colocar uma coisa em primeiro lugar, se tu coloca tudo no mesmo nível não existem prioridades.

      As prioridades tem que ser pedestre em primeiro lugar, depois ciclistas e transporte coletivo e o carro não deve ser priorizado.

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