Artigo: Compromissos com o futuro, por José Fortunati

O nascer de um novo ano é um tempo de reflexões, de revisões e de assumir compromissos futuros. No caso do gestor público, as reflexões são importantes para avaliarmos se os nossos caminhos e os objetivos que perseguimos atendem aos interesses da sociedade. A prestação de contas do que fizemos nos remete à revisão do que precisa mudar para oferecer mais e melhor a todos os porto-alegrenses.

Temos consciência de que a gestão que se encerra produziu grandes avanços para a cidade. Tanto é assim que teve o referendo inconteste da população nas urnas, com uma vitória em primeiro turno no pleito de 2012, além dos reconhecimentos recebidos de instituições nacionais e internacionais, que nos orgulham e nos estimulam mais ainda. Vale recordar o Prêmio Prefeito Amigo da Criança, o Conceito A em Gestão Fiscal da Federação das Indústrias do RJ, a escolha de Porto Alegre como Cidade Inteligente pela IBM e tantos outros que expressam os esforços por nós empreendidos para melhorar a vida das pessoas.

Esse foi também um período de semeadura, com o começo da execução ou o planejamento final de importantes obras e a implantação de novos serviços. Vem agora um tempo de colheita. Junto com o vice-prefeito, Sebastião Melo, a equipe de secretários e auxiliares diretos e mais o comprometimento do quadro funcional, abriremos portas para novas mudanças, alavancando Porto Alegre a um novo patamar, onde o governo coopera e dialoga com a cidade.

O cenário de futuro promissor se constrói com grandes intervenções urbanas, como o Metrô, o sistema de ônibus rápidos (BRTs), o projeto Orla associado ao do Cais Mauá, as melhorias no saneamento, as obras viárias para facilitar a mobilidade e a expansão das ciclovias. Tudo isso irá marcar as nossas vidas, a dos nossos filhos e a da nossa cidade por muito tempo.

Olhar para o futuro é, principalmente, garantir prioridade para o atendimento em saúde, qualificar ainda mais a educação, ampliar a atenção à criança e ao adolescente, dar tranquilidade às mães trabalhadoras, oferecer mais oportunidade de trabalho para os jovens, promover parcerias pela segurança urbana, fomentar iniciativas que gerem emprego e renda, buscar a excelência na prestação dos serviços municipais, ou seja, investir na melhoria da qualidade de vida da população, o grande desafio posto aos administradores públicos. Esses são o nosso desafio e os nossos compromissos para os próximos quatro anos.

Trabalharemos para que a esperança dos porto-alegrenses em uma vida melhor não seja uma palavra perdida ao vento, para que a esperança dos que mais precisam se materialize em oportunidade de uma vida melhor. Ninguém nos tira a certeza de um futuro melhor. Já demos muitos passos e vamos dar muito mais.

Com isso, desejo a todos um abençoado 2013.

* José Fortunati é prefeito de Porto Alegre, reeleito em 2012.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Artigos

Tags:, , , , ,

25 respostas

  1. Nao adianta o atual prefeito prometar mundos e fundos para nossa cidade,e o basico que é a limpeza e capina da cidade estar abandonados ,é o minimo que um prefeito tem que oferecer para nós cidadãos ,e não vem com essa que esta recem assumindo , essa administraçao ja esta ai a 8 anos.cidade limpa urgenteeee!!!!!

    Curtir

  2. Só no Brasil mesmo para pessoas como Dilma e Fortunatti serem eleitos e o pior bem avaliados. Vejamos o caso da nossa presidenta passado 2 anos ainda não mostrou a que venho mais é aprovada por quase 80% da população.

    E no dia-dia vemos que Porto Alegre e o Brasil como um todo não temos saúde, educação,saneamento, infra-estrutura urbana no geral. Se esses 2 poste ou seus sucessores fizeram algo foi unicamente pensando em ganhar a eleição no qual concorriam.

    Por fim como diz no Hino Rio-Grandense “Povo que não tem virtude acaba por ser escravo.”

    Curtir

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: