Começa série de desvios em Porto Alegre para obras da Copa

Avenida Bento Gonçalves foi bloqueada na área em que ocorre o cruzamento com a Terceira Perimetral

Começa série de desvios em Porto Alegre para obras da Copa  Crédito: Tarsila Pereira

Começa série de desvios em Porto Alegre para obras da Copa Crédito: Tarsila Pereira

Uma série de desvios nas ruas de Porto Alegre, com vistas a construções para a Copa do Mundo de 2014, começou na manhã deste sábado. A primeira via a ser bloqueada pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) foi a da avenida Bento Gonçalves, na área em que ocorre o cruzamento com a 3ª Perimetral. Neste lugar está sendo construído um viaduto, no cruzamento das avenidas Bento Gonçalves com Aparício Borges. De acordo com o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Capellari, o desvio será mantido até os primeiros meses de 2014, quando a obra deve estar concluída.

As alterações no trânsito tiveram início às 9h. A 3ª Perimetral ficou interditada em ambos os sentidos no trecho entre as avenidas Veiga e Ipiranga. Os motoristas tiveram que ficar atentos a sinalização, pois oito vias da região tiveram mudanças de sentido. Vias que antes eram em sentido único passaram para mão dupla e em outras ruas ocorreu o contrário. De acordo com a EPTC, o mês de janeiro foi escolhido para estas modificações por ser uma época de trânsito reduzido. Grande parte dos moradores de Porto Alegre estão no litoral.

No total, estão previstas sete obras. Depois da Bento Gonçalves, serão feitos desvios, na próxima segunda-feira, na rua Voluntários da Pátria. Esta será totalmente fechada entre a Estação Rodoviária e a rua Ramiro Barcelos, visando a duplicação da Voluntários.

No dia próximo dia 8, os bloqueios serão na rua Anita Garibaldi. A Prefeitura tem distribuído fôlderes na região, para esclarecer os moradores, alguns dos quais se manifestaram contrários às obras no local.

A EPTC, em conjunto com a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), promoveu as seguintes alterações no trânsito da região afetada pelas obras:

 Desvio sentido Sul/Norte:

  • Av. Cel. Aparício Borges, Av. Veiga, Rua Guedes da Luz, Av. Bento Gonçalves, Rua Guilherme Alves, Rua Felizardo, Av. Dr. Salvador França.

Desvio sentido Norte/Sul:

  • Av. Dr. Salvador França, Rua Valparaiso, Rua Barão do Amazonas, Av. Bento Gonçalves, Rua Doze de Outubro, Rua Mário de Artagão. Av. Cel. Aparício Borges.

Vias com alteração de sentido de circulação:

  • Rua Guedes da Luz: passará a ter sentido único no trecho entre a rua Cel. José Rodrigues Sobral e a Av. Bento Gonçalves, em direção à Av. Bento Gonçalves;
  • Rua Cel. José Rodrigues Sobral: passará a ter sentido único no trecho entre a Rua Guedes da Luz e a Rua Silvado, em direção à Rua Silvado.
  • Rua Cel. José Rodrigues Sobral: passará a ter sentido duplo no trecho entre a Rua Guedes da Luz e a Av. Bento Gonçalves;
  • Rua La Plata: passará a ter sentido duplo no trecho entre a Rua Guilherme Alves e a Rua Chile:
  • Rua Felizardo: passará a ter sentido único no trecho entre a Rua Guilherme Alves e a Av. Salvador França, em direção à Av. Salvador França;
  • Rua Valparaíso: passará a ter sentido único no trecho entre Av. Salvador França e a Rua Chile, em direção à Rua Chile.
  • Rua Doze de Outubro: passará a ter sentido único no trecho entre a Av. Bento Gonçalves e a Rua Mário de Artagão;
  • Rua Mário de Artagão; passará a ter sentido único no trecho entre a Rua Doze de Outubro e a Av. Cel. Aparício Borges.

Alterações nas sinaleiras:

Sinaleiras novas:

  • Rua Doze de Outubro x Rua Mário de Artagão;
  • Rua Mário de Artagão x Rua Manoel Vitorino;
  • Rua Mário de Artagão x Av. Cel. Aparício Borges.

Sinaleiras reformuladas:

  • Av. Bento Gonçalves x Rua Guedes da Luz;
  • Av. Dr. Salvador França x Rua Valparaíso;
  • Av. Dr. Salvador França x Rua Felizardo;
  • Rua Guilherme Alves x Rua Felizardo;
  • Rua Guilherme Alves x Rua Valparaíso;
  • Rua Barão do Amazonas x Valparaíso;
  • Rua Barão do Amazonas x La Plata;
  • Av. Bento Gonçalves x Av. Cel. Aparício Borges

Desvios do transporte:

Ônibus:

  • 257 Paulino Azurenha / Azenha / Cascatinha C/B: … João do Rio, Manoel Vitorino, Alcindo Guanabara, 12 de Outubro, Mário de Artagão.
  • T2A SN . João do Rio, Manoel Vitorino, Alcindo Guanabara…
  • 340 Jardim Botânico C/B. La Plata, Guilherme Alves, Felizardo, Salvador França, Valparaíso, Guilherme Alves, Ferreira Viana.
  • 347 Alameda B/C.Silvado, Veiga, Guedes da Luz.
  • 349 São Caetano B/C. Silvado, Veiga, Guedes da Luz.

Lotação:

  • 03.3 Jardim Botânico CB …Rua Valparaíso, Rua Guilherme Alves.

Pontos de Táxi:

  • Rua Valparaíso com Rua Barão do Amazonas: ficará no mesmo local, porém com sentido invertido.
  • Av. Aparício Borges com Av. Bento Gonçalves: será transferido para a Av. Bento Gonçalves com Av. Aparício Borges, no mesmo local de seu anexo, porém será ampliado o número de vagas de estacionamento, de dois para sete, e horário permitido, das 21h às 6h para 20h às 17h.

Correio do Povo



Categorias:COPA 2014, Obras da Copa 2014

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13 respostas

  1. Ainda bem que saí daí, aqui não teremos jogos da Copa, quanta confusão!

    Nesta época do ano bastam-nos os turistas!

    Estas obras significam melhoria do trânsito para a cidade independentemente dela?

    Se for, tudo bem! Se não, cinco ou mais jogos para toda esta incomodação valem a pena?

    Imaginem quando o período escolar e quem estiver de férias voltar.

    Pelo que tenho visto nas notícias, quem sai de férias fica estressado de qualquer jeito!

    Ah! Que saudades dos anos 60!

    A população era menor, tínhamos transportes variados em Porto Alegre, bondes, balsas ligavam a capital à Guaiba, e trens ligavam-na ao interior do estado.Tudo isto desativado, e dizem que foi para progredir, que baita progresso!

    Hoje há a opção, mais utilizada que mencionam nesta região é o trênsito rodoviário!

    Fico admirado que, com um cartão postal ao lado do estádio, o Lago Guaiba não é sequer mencionado como alternativa de transportes para dias de jogos!

    Agora estão reativando a lacustre com os catamarãs, mas não é nem sequer mencionada como opção para pessoas em dias de jogos, ela serve para outros trechos.

    Enquanto isto gostaria de saber se os que administram a capital, estão desde quando no poder. Os mesmos ou filhos de trinta anos atrás? Não quizeram ter uma visão futurística.

    Bonde histórico nada! Trensurb sem ar-condicionado e aeromóvel só na aeroporto.

    Ônibus, lotações, automóveis , motocicletas, para o resto da cidade, um horror!

    Mas ainda há tempo, basta que os que pagam e votam, exerçam seus direitos e não fiquem só nas reclamações, reclamar e não fazer nada adianta alguma coisa?

    Agora todos os porto-alegrenses estão pagando pelas administrações incompetentes, o trânsito será pior, já esta um caos agora, imaginem de março até 2014!

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  2. É bom lembrar que tudo isso só ocorreu porque a administração que executou a terceira perimetral não a fez conforme deveria. A construção levou anos, brindando a cidade com mobiliários urbanos desqualificados e a ausência de viadutos, incompreensível para o porte pretendido para a 3a. perimetral. Ao final, também por má administração, deixou a prefeitura enfividada que mal tinha dinheiro para o pagamento do funcionalismo.

    A atual administração está apenas tentando corrigir este equívoco básico, dotando a via dos elementos necessários para sua função plena. Não espero que ninguém venha com o papo de que está se privilegiando o carro e que tais obras são inúteis: neste caso peço que estude um pouco e veja como grandes cidades são estruturadas, sim, com vias expressas. Se Porto Alegre, como outras cidades brasileiras, não teve a capacidade de ter, nos últimos 50 anos, um planejamento urbano eficiente que fosse capaz de preparar e amenizar o impacto para uma via deste porte é outra história.

    Ademais, o sr. Adeli Sell poderia parar de escrever estes textos prolixos e generalistas e ter alguma objetividade, partindo da premissa que a administração da qual fez parte colaborou, de fato, para a perda da “sacada”, para a perda do encanto de Porto Alegre. Foi durante os 16 anos de administração petista, que se aprovou um plano diretor com limite de altura de 52m (17 andares) para edifícios. De fato, no 17º andar não há como estabelecer nenhum contato com a vida da rua.

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  3. Moro no bairro. A obra é necessária e já era sem tempo. Mas algumas cabeças “técnicas”
    teimam em ter um ego maior que o cérebro, querem chamar a atenção para suas mudanças. Porque bloquear a conversão à esquerda de quem vem pela ipiranga bairro/centro, para a Barão do Amazonas? Não tem sentido lógico e nem eficiência, já que o animal manda seguir até a Vicente para o retorno, aí sim pega o transito de quem vem do norte, engarrafado, junto tudo e a Barão lá, deserta. Se tiver uma boa explicação…

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  4. Quando construiram a III Perimetral desviaram o trânsito de veículos para a Guilherme Alves, metade dos motoristas continuam usando a Guilherme apesar de terem que fazer uma volta chata pela Rua Saicã.
    Agora a Felizardo vai virar um inferno, tudo vai passar por ali.
    O ônibus Jardim Botânico vai passar em frente ao seu fim da linha (que é na Felizardo Furtado que é contra a mão) mas antes terá que voltar pela Salvador França subir a Guilherme e pegar a Ferreira Viana e então a Felizardo Furtado para lá chegar.
    Meu Deus é abusar da paciência.
    Quem inventa estas coisas. O caos não é só aqui…
    Que mundo habito….

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    • Portoalegrense tem uma memória de trânsito muito engessada. Jà liberaram a pista bem da esquerda para seguir reto há mais de ano ali na rótula onde estão fazendo o viaduto da Padre Cacique. Até começarem as obras a pista bem da e4squerda continuava a mais vazia hehe

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  5. Também : “Nos velhos tempos em que a Rural nos levava a Ipanema”
    http://mariomarcos.wordpress.com/2013/01/05/24550/

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  6. Quando eu li que começa os desvios, achei que fosse desvios de dinheiro.

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  7. Eu já cansei de criticar as obras então nem vou falar mais nada sobre isso 😛

    E adriel, acho difícil achar alguém que aposte. hehehe

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  8. “De acordo com o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Capellari, o desvio será mantido até os primeiros meses de 2014…”

    Alguém disposto a fazer uma aposta qt a este prazo?

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