Porto Alegre vai inaugurar Pinacoteca Ruben Berta em 2013

Construção do século XIX está sendo restaurada

 Prédio abrigará coleção de Assis Chateaubriand  Crédito: Ricardo Giusti

Prédio abrigará coleção de Assis Chateaubriand Crédito: Ricardo Giusti

Em outubro deste ano, será inaugurada a Pinacoteca Ruben Berta, localizada em uma construção do século XIX na rua Duque de Caxias, 973, no Centro Histórico de Porto Alegre. Depois de um longo período, a coleção criada por Assis Chateaubriand e doada à Prefeitura da Capital ganha uma espaço específico e exclusivo.

A edificação ainda está em processo intenso de restauração e ainda falta concluir ornamentos da fachada, terminar a escada, colocar elevador e esquadrias. Segundo a coordenadora do projeto Monumenta, Briane Bicca, o orçamento total da recuperação deve chegar aos R$ 2 milhões. Ela diz que o prédio foi adaptado para abrigar um museu, com áreas de exposição e acondicionamento de acervo, para documentação e ação cultural, além de uma cafeteria.

 As obras são viabilizadas por meio do Programa Monumenta, do Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional (Iphan), do Ministério da Cultura, e da Prefeitura de Porto Alegre. A antiga morada residencial possui um estilo eclético, e seus ornamentos prometem chamar atenção do público, pois estão sendo reproduzidos em detalhes por técnicos especializados.

O nome da coleção homenageia o lendário presidente da Varig, que auxiliou Chateaubriand no transporte aéreo de obras de arte. São 125 obras, algumas de artistas em evidência na década de 60, mas também de artistas nascidos e atuantes no século XIX, tais como Almeida Júnior e Eliseu Visconti. Também contempla os modernistas brasileiros das primeiras gerações, projetados pela Bienal de São Paulo, constituindo, assim, um acervo heterogêneo, composto de brasileiros e estrangeiros, com destaque para os britânicos.

Originalmente, a Pinacoteca funcionava no Morro Santa Teresa, sob a direção de Angelo Guido. Com as mortes de Chateaubriand e Guido, a coleção foi doada à prefeitura e, atualmente, está no Paço dos Açorianos.

Correio do Povo

__________________________

O casarão, antes de começar a reforma:

Foto: SMC/PMPA

Foto: SMC/PMPA



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Patrimônio Histórico, Restaurações | Reformas

Tags:, , , , ,

8 respostas

  1. Sobre isso, tem um prédio, acho que de 3 ou 4 andares, relativamente grande, fica na benjamin, parece que ta indo pro chão, será que vai sair coisa nova?

    Se não for isso, vão fazer uma mega reforma nele….

    E algumas casas antigas, tambem na Benjamin, passando por alterações grandes, mudando completamente, não curti muito, são casas antigas bem bonitas.

    Curtir

  2. Meio que mudando de assunto… Na Duque de Caxias tem um prédio comercial abandonado, relativamente novo, que sempre me intrigou. Alguem tem noticias a respeito do local, o que aconteceu? O que era para ter acontecido? Aqui a visão do Google Street View: http://goo.gl/maps/uuXCP

    Curtir

  3. otima noticia.

    Curtir

  4. Esse sim que deveria ser o tipo de prédio a ser tombado.

    Curtir

  5. Mais um local que consolida o centro de Porto Alegre como o principal pólo cultural da cidade.

    Curtir

  6. Esse prédio vai ficar fwntastico.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: