Rua Andrade Neves começa a ser alargada hoje

A Prefeitura de Porto Alegre demonstra toda a sua insanidade e desconexão com a realidade ao retomar nessa segunda-feira as obras de alargamento da Rua Andrade Neves, no centro de Porto Alegre e ainda por cima chama isso de “revitalização”.

Na Rua Andrade Neves o trânsito de pedestres é mais intenso que o de automóveis, como em quase todas as vias do centro.

Na Rua Andrade Neves o trânsito de pedestres é mais intenso que o de automóveis, como em quase todas as vias do centro.

Esta via é uma das únicas vias do centro da capital gaúcha com as calçadas dimensionadas adequadamente para um fluxo de pedestres que é muito mais intenso que o fluxo de veículos. Isso vai mudar, o passeio público será reduzido, para que a via tenha a sua largura aumentada, pois afinal, parece que em Porto Alegre é inadmissível que os pedestres tenham mais espaço que os carros.

Num século onde toda grande cidade investe na circulação de pedestres, ciclistas e transporte público, a prefeitura de Porto Alegre faz justamente o contrário, prioriza o transporte motorizado individual, investindo pesadamente na construção de viadutos, alargamento de ruas e criação de vagas de estacionamento. Isso tudo só contribuirá para o aumento da frota de automóveis da cidade, aumentando com isso todas as mazelas causadas por ele: congestionamentos, poluição sonora e atmosférica, atropelamentos, degradação de grandes partes da cidade, pioria na mobilidade de pedestres e ciclistas, entre outros.

Em ruas como a Mal. Floriano, com calçadas inadequadas e estreitas, os pedestres se arriscam pela rua, mas prefeitura nem cogita alargar calçadas.

Em ruas como a Mal. Floriano, com calçadas inadequadas e estreitas, os pedestres se arriscam pela rua, mas prefeitura nem cogita alargar calçadas.

 

Blog Vá de Bici



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Revitalização do centro

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35 respostas

  1. Há pouco mais de um ano, a galera se organizou e fez este evento:

    https://www.facebook.com/events/263187243738453

    Quem sabe não é a hora de repetir a dose?

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  2. Mandei esse email. É mais um desabafo mesmo. Sou parceiro para manifestações

    Caros representantes da atual gestão municipal

    Fiquei sabendo hoje que a rua Andrade Neves, em pleno coração da cidade, vai ter sua calçada diminuída de forma substancial para dar lugar ao famoso “fluxo de automóveis”. Confesso que estou absolutamente perplexo, pois não entendo como podem tem tido uma ideia tão infeliz e atrasado como essa. O que a prefeitura acha que vai conseguir abrindo ruas para carros em uma região em que a grande maioria anda a pé e de transporte público? Revitalizar a área? Vocês irão degradar a área e provavelmente irão aumentar ainda mais a disputa entre pedestres e carros naquela região. A calçada da Andrade Neves é uma das poucas que possui um tamanho adequado para o trânsito de pedestre em alguns pontos. O que deveria ser feito, a exemplo de outras grandes cidades na Europa e na América Latina (e até Nova Iorque agora) é AUMENTAR AS CALÇADAS E RESTRINGIR O USO DO AUTOMÓVEL. Repito, vocês não conseguirão revitalizar o centro enchendo ele de carros. Abrir ruas e estacionamentos em largos só estimula que as pessoas vão de carro até o centro. Não há espaço para carros em ruas que já são pequenas e a prefeitura ,até hoje, permite estacionamento nos dois lados da via. Se querem revitalizar o centro então ofereçam melhor serviço de transporte público circular no centro, mais ciclovias, mais calçadas (com mesas, bancos e árvores) e RESTRIÇÃO AOS AUTOMÓVEIS.

    Revitalizem o centro para as PESSOAS E NÃO PARA OS CARROS!!

    Diego Canto Macedo

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  3. O prefeito foi eleito com mais de 65% dos votos no 1° turno!!! Vendeu o parque da redençao a Pepsi, o mercado publico a Coca e o centro aos carros!!!! Vai ter que fazer melhor nas proximas eleiçoes queridos porto-alegrenses!!!

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    • Por favor né. A Redenção foi qualificada pela Pepsi e salvou a prefeitura de gastar dinheiro público. Idem pro Glênio Peres (que é separado do Mercado Público, por sinal), que a Coca fez o chafariz e refez o piso. Tudo em troca de publicidade mínima, discreta e acompanhada de benefícios para a cidade. Deviam fazer isso mais vezes, na verdade.

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    • Jacky Cavallari, não vamos misturar as coisas…
      Acho importantíssima a parceria entre setor público e privado.
      Só assim é possível conservar os espaços públicos de maneira eficiente. Em qualquer lugar do mundo é assim, só aqui, terra de comunistas pró-Cuba, é que são contra este tipo de parceria.

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  4. Eu nao entendi uma coisa, eles levaram 6 meses ajeitando a calcada pra agora destruir tudo e alargar a rua?

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  5. Vamos manifestar todo o nosso sentimento de desprezo por essa obra entupindo eles com e-mails de repúdio:

    Fala Porto Alegre: 156@falaportoalegre.com.br

    Secretário Municipal de Obras e Viação
    Adriano Borges Gularte
    (51) 3289-8831/3289-8832
    adrianog@smov.prefpoa.com.br

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  6. Absurdo total. E ainda tive a impressão de que a nova calçada dá total favorecimento para os veículos que saem dos edifícios garagens, tenho quebras e desníveis nas saídas desses edifícios para “facilitar” para os carros. Me espanto que o pessoal da bicicleta e ecologia não está fazendo muita coisa sobre isso, não como deveria.

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