Aeroporto de Porto Alegre instala nova iluminação no pátio de aeronaves

O Aeroporto Internacional de Porto Alegre/Salgado Filho (RS) instalou, no mês de dezembro, uma nova iluminação para o pátio de aeronaves. A ação consiste na implantação de luminárias LED em uma das torres de iluminação do pátio. O novo equipamento, um investimento de R$ 22 mil, faz parte de um projeto piloto nos aeroportos da Regional Sul, que busca testar o funcionamento da tecnologia de iluminação LED em alturas e estabelecer parâmetros para a instalação do modelo em outros terminais da Infraero no Sul.

Neste primeiro momento, a torre de iluminação, de 30 metros de altura, recebeu dez luminárias LED bivolt, de potência de 97 Watts e com 42 LEDs cada, sem necessidade de reator para o funcionamento. A ligação dos equipamentos é imediata, dispensando o pré-aquecimento para entrar em operação. Além disso, as luminárias têm vida útil média de 50 mil horas, mais de duas vezes maior que a durabilidade das lâmpadas antigas.

patio-noturno-salgado-filho-poa

O objetivo principal do projeto é a utilização de equipamentos com maior eficiência energética, enfatizando a sustentabilidade nas operações de pista e pátio. “A estimativa inicial da Infraero é economizar, somente com a redução do consumo de energia, um montante da ordem de R$ 24 mil por ano com os novos equipamentos. Com o projeto, buscamos tanto garantir um consumo cada vez mais racional de energia quanto reduzir impactos ambientais das operações”, pontuou Douglas Ricardo Hypolito de Souza, coordenador de Meio Ambiente da Regional Sul.

Fonte: INFRAERO – Quarta-Feira 26 de Dezembro de 2012

Assessoria de Imprensa – Infraero
imprensa@infraero.gov.br

_____________________

Aproveito o ensejo para comentar que na página da Infraero consta que haverá ampliação do Terminal 1 até 2014. Afinal, o que será feito? Até agora não há qualquer obra. Apenas o novo TECA continua em obras, normalmente pra inaugurar em maio/2014 – veja fotos abaixo. 

E parece que as informações do site estão corretas e atualizadas, já que consta que a ampliação da pista ficará pronta somente em novembro de 2014 (após a Copa).

Vejam o conteúdo da página sobre o Salgado Filho no site:

aeroporto-salgado-filho-poa-infraeroFonte: Salgado Filho – Infraero

__________________________

Fotos das obras do novo TECA do Aeroporto Internacional Salgado Filho

Data: Novembro/2012

teca-salgado-filho-nov-2012-01

teca-salgado-filho-nov-2012-02

teca-salgado-filho-nov-2012-03

Mais fotos aqui, no Flickr da Infraero

Nota: reparem que no meio das fotos do TECA no Flickr há uma foto das obras do Estádio Beira-Rio….



Categorias:Aeroporto Internacional Salgado Filho, COPA 2014, Obras da Copa 2014

Tags:, , , ,

6 respostas

  1. o que significa a a sigla “TECA”?

    O terminal 2 continuará após estas reformas?

    Usei o aeroporto ontem, dia 7, vindo do Galeão. o Aeroporto carioca está sobre reforma, mas mesmo assim aparenta ser bem mais receptivo que o gaúcho.. Infelizmente…

    Abraços

    Curtir

    • Creio que o TPS2 segue pois além de estar apenas uma companhia lá (TripAzul hehe), ele ajuda a desafogar o TPS1. É uma daquelas soluções que ficam permanentes graças à capacidade da “Infrazero”. Mas muito melhor seria aproveitar o TECA atual e juntar tudo com o TPS2 e fazer uma coisa só. Só não sei como isso implicaria no sentido de pátio para as aeronaves (se bem que há espaço no outro lado da pista para mais pátio).
      E claro a ótima ideia de utilizar a BACO… mas daí já é outra história.

      Curtir

      • Ron, eu mesmo ja comentei aqui no blog sobre juntar o TPS1 e o TPS2 ali pelo terminar de cargas antigo, ficaria um terminal de passageiros grande e moderno, ou também pode ser feito a ampliação do salgado filho pelo outro lado onde hj fica o modulo operacional, e como ja comentei aqui também, vendo pelas fotos aereas do salgado filho da pra modernizar e muito ainda e ainda fica sobrando espaço.

        Curtir

  2. Utilizei o aeroporto no último domingo e não reparei muita diferença nas luzes… entretanto reparei que o letreiro que diz PORTO ALEGRE, saudando os visitantes, está com algumas letras apagadas, ficando apenas O ALEGRE.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: