Esquina Democrática precisa de um banho de urbanismo

Há um ano da Copa do Mundo de Futebol,  a nossa “Esquina Democrática” está assim: completamente descaracterizada, suja, com piso irregular, com esse monstrengo de concreto bem no meio ….um descaso total.

A prefeitura irá justificar a situação com o fato de que está desenvolvendo projeto para a repaginação da Rua dos Andradas. Mas eu não aceito que, enquanto se desenvolve um projeto que não tem data pra sair do papel as coisas fiquem desta maneira, totalmente atiradas. A população de Porto Alegre não se sente mal passando por ali ? Onde está a nossa auto-estima? Não existe?

Nem preciso descrever mais. Olhem as fotos, tiradas na segunda-feira, dia 7 de janeiro de 2013.

esquina-democratica-poa-janeiro-2013 (6)

 

Lembram da área central de Recife?

marcozero



Categorias:Abandono, Arquitetura | Urbanismo, Descaso, Paisagismo, Reurbanização, Revitalização do centro

Tags:, , , , , , ,

24 respostas

  1. E MAIS: ALGUÉM JÁ VIU O PROJETO PRA REMODELAÇÃO DA RUA DA PRAIA!? QUEM FEZ ESSE PROJETO? NOVAMENTE, VAMOS VER UM PROJETO CAINDO DO CÉU, SEM AUTORIA, SEM RESPONSÁVEIS… QUEM É O AUTOR DO PROJETO DA FONTE DO LARGO GLÊNIO PERES? ONDE ESTÁ O IAB NESSAS HORAS? O IAB SÓ SE MANIFESTA DE FORMA EQUIVOCADA E PRA PODAR AS VONTADES DA POPULAÇÃO…

  2. “melhorou…..vai melhorarrrrrr….”
    hahahahaaaaaaa…….vou rir pra nao chorar!

  3. Triste, muito triste isto.
    Criticamos, aqui no blog, há anos este tipo de descaso com o centro da cidade. Alguns já enviaram e-mail para secretários, jornais já publicaram nossas reclamações e as mídias sociais já comentaram este descaso. Porém, até hoje, há menos de 1 ano e meio da Copa as coisas não andam.. Não temos um centro melhor urbanizado e nem Cais reformado.
    Vamos passar vergonha!

  4. Ontem estavam “reformando” o piso da esquina democrática, com o padrão de qualidade SMOV, trocando por lajotas de outro tipo de pedra, algumas inclusive quebradas, intercaladas com cimentão. Isso no coração de Porto Alegre, nas duas ruas mais importantes da cidade. E a reforma TOTAL da Rua da Praia? Já esqueceram? Como disse o Gerson, não tenho esperança nenhuma de ver o centro preparado para turismo até a Copa. Pelo menos tem Gramado pra apontar como rota de fuga para os estrangeiros que vão se assustar com Porto Alegre.

  5. Porto Alegre inteira precisa desse banho de urbanismo.

    Mas como não se prestam a fazer uma lei contra os cartazes com multa para isso, nem tirar os mendigos das ruas, punir os marginais…. que fique no sonho mesmo.

    • Falou tudo. Multa pesada pra cartazes, pra pichadores, e tirar os mendigos da rua na marra. Deviam voltar com aquela lei antiga que prendia gente por “vadiagem”.

      • Como mendigo seria retirado da rua, se a rua já é “o lado de fora”?Como retirar alguém que já está do lado de fora??E como provar que alguem está cometendo o crime de vadiagem???Por acaso todos nos trabalhamos nos mesmo dias e nos mesmo horários??Antes de me negativar, explica um pouco para mim seu pensamento, fiquei curioso

  6. Calma, os problemas acabaram … Agora temos a “Secretaria de Urbanismo ” ….

  7. Passaram 3 anos pra fazerem aquela “matacao” na Pca da Alfandega e quase 6 meses enrolando num trabalhinho meia-boca na Andrade Neves.
    E alguem ainda acredita que, em pouco mais de um ano, eles vao conseguir deixar em bom estado todo o calcadao da Rua da Praia, parte da Borges, Otavio Rocha, Salgado Filho e ………orla?(sem falar no “esqueleto”)
    Preparem-se.
    P.Alegre vai ter a funfest mais mediocre do pais!!

  8. Eu acho muito pouco a gente se contentar com “banho de limpeza”, até porque quem suja são as pessoas. Eu trabalho no centro e vejo seguido gente jogando papel no chão, mesmo perto das poucas lixeiras que temos na cidade.
    Tem é que criar um totem, algo simbólico bem no meio das esquinas e padronizar todo o calçamento do local criando uma esplanada demarcado o local, quem olharia a esplanada e o totem ou qualquer outro simbolismo iria olha e “há, isso aqui deve ser a famosa esquina democrática”…

  9. Inexplicavelmente o trajeto do metrô comeca na Esquina Democrática, em vez de comecar no Largo Glenio Peres. Aí colocam uma estacao ali e outra no Mercado Público, mas se recusam a colocar na esq. da 3a. Perimetral. Vai entender.
    Por sinal, espero que as obras do metro comecem pela FIERGS, senao teremos um centro esburacado para apresentar aos turistas.

    A Esq Democratica merece algum tipo de cuidado especial pelo local de importancia historica recente, assim como a Boca Maldita, em Curitiba. Para mim, tanto a Esq. Democratica, como a Andradas são exemplos do desinteresse da Prefeitura em promover uma cidade de qualidade, interessando-se apenas pelo numero de amigos nas secretarias.

  10. Porto Alegre é que tem um jeito legal…

    (ah, e o início do texto deveria ser A UM ANO e não HÁ UM ANO – o “a” indica futuro e o “há” indica passado)

  11. E a festa da copa vai ser ali do lado!

    Concordo com o post, mas um simples banho mesmo (limpeza) já melhoraria o local heheh. Esses cartazes colados por tudo são fogo.

  12. Como falei dias atrás, estive em Porto Alegre no Natal e fui ao Centro. Essa esquina aí está uma vergonha. Cheiro ruim, sujeira, asfalto e calçadas horrorosos. Porque não arborização e floreiras? Não é possível que seja tão caro assim! Será que a Prefeitura não consegue patrocinadores? Será que na Copa estará deste jeito? Vergonha…

    • A palavra patrocinadores da “coceira” em certos individuos, exemplo quando a Vonpar/Coca-Cola passou a patrocinar o Largo Glenio Peres. Se Chaves estivesse aqui, falaria Yankee, Go Home! E com isso, se puserem patrocinador, estampando o logo de uma empresa, vão dizer que a prefeitura foi vendida, de uma forma ou de outra, sempre vai ter alguem pra reclamar, Fico pensando no assunto Copa, será que vão fazer algo até lá? Por bem ou por mal, aí é ponto turístico.

      • E o Largo Glenio peres ficou uma bela porcaria, concreto de escadaria de favela, chafariz quebrado, piso paver = de posto de gasolina. Não tem nenhum canteiro com florzinhas lá tb (que eu particularmente acho cafona).

  13. Aquela caixa com cara de casinha de cachorro no meio do caminho que não me conformo.

Faça seu comentário aqui: