Novo aeroporto no Rio Grande do Sul poderá ter recursos do governo federal

O novo aeroporto internacional do estado, (Aeroporto 20 de Setembro) que será construído entre os municípios de Portão, Nova Santa Rita e Capela de Santana está cada vez mais perto de se tornar realidade. O diretor do departamento Aeroportuário do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Roberto Carvalho Netto, informou esta semana que a Infraero poderá anunciar a inclusão do plano de construção do novo aeroporto no orçamento federal a qualquer momento e o Governo do Estado anunciou a instituição de um grupo de trabalho para determinar a viabilidade técnica do novo aeroporto.

O novo aeroporto deverá ter uma área seis vezes maior que o Aeroporto Internacional Salgado Filho, contendo 25 quilômetros quadrados. O Aeroporto Internacional 20 de Setembro irá possuir duas pistas, uma com 3,2 mil metros e outra com 2,7 mil metros e a expectativa é de que o aeroporto possa receber até 30 milhões de passageiros por ano.

local-sugerido-aeroporto-20-de-setembro

Blog POA ao Vivo – 13 de janeiro de 2013

_________________

Como se pode ver no mapa acima, a distância provável de Porto Alegre é similar a de São Leopoldo. Com uma boa estrada até ele, seriam cerca de 30 Km. 



Categorias:Aeroporto 20 de Setembro, Aviação

Tags:

31 respostas

  1. É obvio que precisamos de um aeroporto maior, com capacidade de PAX e carga elevados pois estamos no centro do mercosul. Porém terá de ter uma boa estrutura de acesso viário e férrea para deslocamentos até as cidades da área metropolitana. O comprimento da pista (3200mts) para um local quase ao nível do mar está ótimo para cumprir a performance de qualquer aeronáve no peso máximo de decolagem MTOW a não ser um Antonov225. Mas também precisamos melhorar os aeroportos do interior em que haja demanda de passajeiros como em Rio Grande, Pelotas, Passo Fundo e até Canela (muitos turistas naquela região). Um Grande aeroporto não dá para ser construido dentro de uma cidade, mas onde é construido logo se torna cercado de empresas e moradias.

    Curtir

  2. Vai custar caro, vai ser mal localizado, vai ser mal dimensionado, vai demorar. Espero que não fique feio.

    Curtir

  3. vai nascer precisando ser ampliado..hahahahaa

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: