Novo aeroporto no Rio Grande do Sul poderá ter recursos do governo federal

O novo aeroporto internacional do estado, (Aeroporto 20 de Setembro) que será construído entre os municípios de Portão, Nova Santa Rita e Capela de Santana está cada vez mais perto de se tornar realidade. O diretor do departamento Aeroportuário do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Roberto Carvalho Netto, informou esta semana que a Infraero poderá anunciar a inclusão do plano de construção do novo aeroporto no orçamento federal a qualquer momento e o Governo do Estado anunciou a instituição de um grupo de trabalho para determinar a viabilidade técnica do novo aeroporto.

O novo aeroporto deverá ter uma área seis vezes maior que o Aeroporto Internacional Salgado Filho, contendo 25 quilômetros quadrados. O Aeroporto Internacional 20 de Setembro irá possuir duas pistas, uma com 3,2 mil metros e outra com 2,7 mil metros e a expectativa é de que o aeroporto possa receber até 30 milhões de passageiros por ano.

local-sugerido-aeroporto-20-de-setembro

Blog POA ao Vivo – 13 de janeiro de 2013

_________________

Como se pode ver no mapa acima, a distância provável de Porto Alegre é similar a de São Leopoldo. Com uma boa estrada até ele, seriam cerca de 30 Km. 



Categorias:Aeroporto 20 de Setembro, Aviação

Tags:

31 respostas

  1. É obvio que precisamos de um aeroporto maior, com capacidade de PAX e carga elevados pois estamos no centro do mercosul. Porém terá de ter uma boa estrutura de acesso viário e férrea para deslocamentos até as cidades da área metropolitana. O comprimento da pista (3200mts) para um local quase ao nível do mar está ótimo para cumprir a performance de qualquer aeronáve no peso máximo de decolagem MTOW a não ser um Antonov225. Mas também precisamos melhorar os aeroportos do interior em que haja demanda de passajeiros como em Rio Grande, Pelotas, Passo Fundo e até Canela (muitos turistas naquela região). Um Grande aeroporto não dá para ser construido dentro de uma cidade, mas onde é construido logo se torna cercado de empresas e moradias.

    Curtir

  2. Vai custar caro, vai ser mal localizado, vai ser mal dimensionado, vai demorar. Espero que não fique feio.

    Curtir

  3. vai nascer precisando ser ampliado..hahahahaa

    Curtir

  4. Beto40 garantindo o leitinho das futuras gerações .

    Curtir

  5. contra ou a favor não interessa só uma pergunta que me deixa p.. da vida: Essa pista vai ter somente os 3,2km mesmo???? WHY??? que coisa mais chata isso, fazer sempre tudo mal feito. Isso cansa!! Ninguém pode dizer pra esses senhores que daqui um tempo vai ser toda a mesma novela sem fim do SF??? Por favor né, basta de amadorismo

    Curtir

  6. E vão fazer um novo aeromóvel?

    Curtir

  7. Um detalhe importante. Toda vez que vemos o valor dessa aeroporto, devemos somar todo o custa de construção de transporte público para alimenta-lo.

    Curtir

  8. Ótima noticia só falta marcar que século ira se iniciar e que século ira terminar , se este disgoverno dos PETRALHAS já cancelaram a execução do prolongamento da pista do Salgado Filho…..E só discurso e mais discurso. Provavelmente vão chamar o Lula para “”Inaugurar mais este projeto”””

    Curtir

  9. Essa obra tá na lista das obras que acho um desperdício de dinheiro e já enjoeei de escrever e ler mal a respeito.

    Curtir

  10. Imagina quanto vai dar de táxi pro pessoal da zona sul…

    Curtir

  11. Para modernizar o salgado Filho não se tem dinheiro. Decisões em gabinetes de políticos são sempre assim: gasto, gasto e mais gasto, semo visar o bem público. O que visam é comissões disso e daquilo, visibilidade na mídia e provavelmente algum interese econõmico, para não pegar pesado.

    Curtir

  12. Pra ampliar a pista do Salgado Filho não há dinheiro. Para se construir um novo aeroporto tem ????

    Curtir

    • Isso é coisa daquelezinho Betinho Alburquerque, menino que quer se destacar as custas de mentiras e dificultando a vida dos gaúchos!!!
      Esse aparecido do Beto Albquerque já mostrou a que veio, e o motivo a que veio vemos que não é o interesse público, mas sim se promover prejudicando a coletividade!

      Curtir

    • tu falou tudo agora, ta ai a realização desse governo do pt, enquanto que o salgado filho da pra modernizar e bem ainda, os taxisistas que vão ficar feliz agora
      mais uma coisa, com o tempo vai ter o povo dessa região quer vão fazer o aeroporto reclamando….so escutem o que eu to dizendo

      Curtir

    • São os “intéresses”! De quem será esse terrenão?

      Curtir

  13. Cada vez mais perto de entrar no seleto grupo de capitais com aeroporto no quinto-dos-infernos sem acesso adequado por transporte público.

    Curtir

    • Ainda acho que seria mais interessante decentralizar os aeroportos de longa distância de POA.
      Quem mora na zona sul ou oeste do estado tem de viajar por 6 ou mais horas para chegar a POA para poder pegar vôo.

      Curtir

    • Exatamente! Tem que ter transporte público até lá!
      E outra, o aeroporto tem que ser próximo a uma bela rodoviária, e as pessoas que não moram na região? Tem que vir até PoA para pegar um ônibus intermunicipal?

      Curtir

    • Um aeromóvel e/ou linha circular de ônibus do Aeroporto até Trensurb já ajudaria para abastecer a Região Metropolitana.

      Curtir

      • Aeromóvel creio que será um suplício, tendo em vista o baixo número de pessoas que transporta, alám da baixíssima velocidade!!!
        Eu creio que teriam que fazer como se fez em Xangai, instalar um trem bala Mag Lev, que faz em poucos minutos esta ligação!!!
        Temos que pensar grande!!! Aeroporto ali onde querem, longe de Poa apenas com uma ligação de um Mag Lev, do contrário será um lixo tudo isso!!!

        Curtir

      • Mas tua idéia na essência é boa, um bom transporte público para driblar o trânsito e facilitar o acesso! Abraço

        Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: