Embaixada dos EUA oficializa consulado em Porto Alegre

Previsão é que sejam emitidos entre 500 e 1.000 vistos por dia  Foto: Ivo Gonçalves/PMPA

Previsão é que sejam emitidos entre 500 e 1.000 vistos por dia Foto: Ivo Gonçalves/PMPA

O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, oficializou nesta terça, 22, a reabertura do Consulado dos EUA em Porto Alegre. A escolha da Capital foi confirmada com a assinatura do contrato de locação do prédio onde vai funcionar o escritório, que fica na avenida Assis Brasil, próximo ao Viaduto Obirici. O documento foi assinado pelo embaixador dos EUA e pelos representantes do Grupo Feijó, proprietários do edifício.

Thomas Shannon considera a data simbólica, pois este dia 22 foi o primeiro dia de trabalho do segundo mandato do presidente Barack Obama. “Há nove meses o presidente Obama anunciou à presidente Dilma Rousseff a intenção de abrir dois novos consulados no Brasil. Hoje isso se torna concreto. O Consulado em Porto Alegre vai facilitar as relações entre a Capital e Rio Grande do Sul, e vai abrir um novo canal de negociações, intercâmbios e investimentos”, disse o embaixador.

O prefeito em exercício, Sebastião Melo, participou da solenidade e destacou a importância do Consulado na capital gaúcha. “Porto Alegre tem características muito atrativas. É a capital da participação popular que hoje inspira ações em algumas cidades norte-americanas. É uma cidade que preserva as diferenças, que investe na qualidade de vida e tem um projeto de se tornar referência na prestação de serviços. Então, esse escritório diplomático em Porto Alegre só agrega e é muito importante para estreitar relações comerciais, políticas e culturais com os Estados Unidos”, disse Sebastião Melo.

A previsão da Embaixada dos EUA é de que sejam emitidos entre 500 e 1.000 vistos por dia no Consulado de Porto Alegre. A sede deve começar a funcionar em 2014. Antes o prédio será adaptado para cumprir as exigências de segurança e funcionalidade da diplomacia norte-americana. O Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre funcionou de 1918 a 1996 e foi fechado durante o governo de Bill Clinton.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Outros assuntos

Tags:,

%d blogueiros gostam disto: